HGR
Olá,
Mais uma vez cometi um erro: aceitei uma oferta especial de
papel fotográfico antigo (NUNCA MAIS!).
Após o revelamento, o papel apresenta uma forte névoa cinza exatamente onde deveria estar a
borda branca.
Alguém já experimentou o seguinte produto da loja online do nosso anfitrião:
Moersch Restrainer Neutral Antischleiermittel …
Ou há outras dicas para salvar o que for possível?
É claro que não quero jogar bom dinheiro fora...
Atenciosamente,
Hans-Gerd
MirkoBoeddecker
Olá, Hans-Gerd,
?
Qual é o grau de cinza e por quanto tempo você revelou?
O Restrainer funciona de maneira semelhante a quando você simplesmente realiza uma exposição mais intensa e revela por menos tempo.
Em muitos motivos, um leve véu é até vantajoso, mas aí você teria que abrir mão da borda “branca”.
?
Mas ele também não faz milagres. Se o papel já estiver visivelmente cinza após 30 segundos no revelador (fresco), ele não adianta mais muita coisa.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
grommi
"O papel fica com uma forte névoa cinza após o revelamento..."
?
É possível usar truques como o Restrainer da Moersch, o brometo de potássio ou o benzotriazol, ou clarear as luzes com o atenuador de Farmer ou com o alvejante C-41 diluído, mas, na minha opinião, tudo isso são apenas soluções provisórias. Eu pouparia esse trabalho.
?
Em filmes negativos, a névoa não é tão crítica; em papel, na minha opinião, é um critério de desqualificação. O papel fotográfico nunca é fresco o suficiente, especialmente porque o estabilizador altamente eficaz cádmio (por bons motivos) já não pode ser utilizado há muito tempo. Por isso, eu nunca guardaria um estoque grande, apenas o suficiente para consumir em 1 ou, no máximo, 2 anos.
michael-kielgmxnet
Até agora, sempre usei o Moersch Finisher Blue como aditivo em papéis Orwo antigos para reduzir o véu cinza. Na verdade, ele foi concebido como um aditivo de tom frio para determinados reveladores, mas também funciona como um agente antivéu.
De modo geral, não se deve esperar milagres desses aditivos, mas vale a pena tentar, especialmente porque o custo é bastante baixo.
Se nada mais funcionar, talvez você ainda possa usar o papel para impressões lith. No processo de revelação em lith, a névoa de fundo é suprimida pela dinâmica específica do revelador.
HGR
Muito obrigado pelas dicas e sugestões, vou experimentar tudo, especialmente a
impressão por litografia, que seria algo totalmente novo para mim — afinal, é só um hobby!
€
Atenciosamente
€
Hans-Gerd
highscore
Oi, pessoal
Olá!
Parece que tive sorte dessa vez.
Na última segunda-feira, recebi 36 pacotes de ORWO pelo correio. Comprei-os por uma pechincha no eBay.
E devo dizer que (até agora) nada ficou amarelado. Mas também só abri um pacote qualquer.
Ainda não sei se os outros 35 pacotes também estão em bom estado.
Afinal, o papel tem mais de 35 anos.
Trata-se principalmente de BN1 (2200x) e BN111 (900x), mas apenas nos tamanhos 7,4 x 10,5 cm.
O tempo de exposição do papel é superior a 30 segundos e ele também precisa de cerca de 3 minutos no revelador.
O tempo de exposição também é bastante longo >60 seg.
Parece que parte da sensibilidade foi perdida no processo.
Mas é perfeito para praticar e brincar com minha filhinha.
Se ela fizer umas fotos bem ruins com esse papel, vai ter custado só alguns centavos.
Atenciosamente, Highscore
HGR
Na minha trajetória na câmara escura, tive uma pausa de cerca de 20 anos, entre meados dos anos 70 e o final dos anos 90.
No início, continuei usando o papel que tinha e não notei nenhuma mancha cinza, só que o papel tinha ficado mais macio.
Com essa experiência em mente, acabei comprando esse estoque antigo. Será que naquela época ainda havia cádmio
na composição, como o Grommi mencionou acima?
Aliás, experimentei agora uma exposição mais longa e um tempo de revelação mais curto, como recomendado pelo Mirko acima, e
de fato consegui uma tonalidade cinza mais suave. Mas não dá para fazer a revelação completa.
highscore
Talvez você consiga algum resultado com brometo de potássio?
Eu, pelo menos, tentaria imediatamente, já que tenho bastante disso em casa.
Mas quem entende melhor de fotoquímica certamente poderá dar mais informações sobre isso.
?
Atenciosamente
Highscore
Rolf-Werner
Ainda tenho um pouco de Ilford 2 e 3 dos anos 80; eles ainda servem, mas um pacote ficou exposto à luz, com uma pequena mancha na borda, e o papel ficou mais amarelado. Fora isso, eles ainda funcionam, apesar de terem ficado no sótão, onde faz bastante calor no verão.
€
Um pacote de Foma com um ano de idade apresentava agora uma faixa cinza nas duas últimas folhas. Ainda preciso verificar se foi um efeito de embaçamento do meu laboratório, mas as três folhas anteriores não apresentavam isso, então de onde teria vindo esse embaçamento de repente?
€
Como amador, a gente tem seus problemas :)
€
Atenciosamente,
Rolf
Bonderer
Quanto ao papel usado, só compro se o preço for bom. Até agora, na maioria das vezes tive sorte. O AGFA MCP e o Ilford MG IV RC são surpreendentemente estáveis; o Kodak, nem tanto; e, se ele estiver um pouco acinzentado, eu o uso para contatos. Já tentei usar um restaurador, mas não adiantou nada. Quando compro papel antigo, encaro isso com naturalidade: fico feliz se estiver bom, mas não fico chateado se não estiver, para quê? Quase todo mundo que vende papel e filmes em diversos portais afirma que o produto foi armazenado em local fresco e escuro, sim, até mesmo no congelador; mas já faz tempo que não acredito mais nessas afirmações. Recentemente tive sorte: 400 folhas de AGFA em caixas Maco e 100 folhas de Kodak 24x30 por uns bons 60 € e o papel está bom — o que mais se pode querer?
Se eu precisar de algum e não encontrar nada, bem, então eu compro novo. Essa é, de qualquer forma, a maneira mais segura; papel antigo é mais como jogar na loteria.
Às vezes se ganha, mas na maioria das vezes se perde.
HenningH
É realmente como uma loteria. No meu último lote, o Polymax não funcionou nada (quase todo em tom antracite), o Polymax II funcionou muito bem e o MG IV mais ou menos (imagem suave e levemente embaçada).
As gradações fixas antigas quase sempre ainda funcionam bem.
tomsand
O problema é conhecido e incômodo. Até agora, obtive os melhores resultados com:
1. Revelador forte (preparação caseira com álcali forte)
2. Eventualmente, adicionar mais KBr e benzotriazol
3. Superexposição e revelação logo em seguida
4. Boa fixação e lavagem
5. Viragem ao selênio para obter mais densidade.
RalfMichael
Olá a todos,
No final dos anos 70, recebi várias centenas de folhas de papel Argenta, com espessura de cartolina, no formato de cartão postal e em diferentes graus de qualidade. Um pacote de 500 folhas já estava um pouco acinzentado na época (o papel já era antigo). Até hoje, uso esses papéis de vez em quando, e a grande maioria está em perfeitas condições. É realmente como uma loteria, pura questão de sorte. Uma leve tonalidade acinzentada dá um efeito semelhante aos papéis tingidos de camurça (que existiam antigamente) e, às vezes, é bastante útil em negativos com alto contraste.
Atenciosamente, Ralf