OberstOster
Olá a todos!
Sou iniciante e, até agora, tenho revelado o CHS25 (Efke) com Adox APH09 e trabalho com Tetenal Hütter em Adox Adofix, o banho de parada Tetenal sem cheiro e Adox ADOSTAB. Quase não sente-se cheiro. Depois, revelo as fotos em papel Fomaspeed N311 e trabalho com Paterson Acugrade, novamente ADOX Adofix e o banho de parada Tetenal.
Consegui revelar as fotos apenas uma vez, pois depois o cheiro no banheiro ficou muito forte e desagradável e só desapareceu completamente depois de quase 3 semanas.
Agora gostaria de perguntar se algum de vocês sabe o que pode estar causando isso. Como moro em um apartamento compartilhado, só poderei tirar fotos novamente quando tiver certeza de que posso trabalhar de forma praticamente inodora. Caso seja por causa do fixador: vale a pena usar um fixador sem cheiro (acho que só existe um na FOTOIMPEX)?
Admito que também não arejei o quarto durante a noite. Mas acho que o cheiro teria aparecido mesmo assim, embora não tão forte.
Muito obrigado desde já pela ajuda!
Atenciosamente,
"Oberst Oster"
Gerd
No meu caso, o uso do fixador sem cheiro ajudou. Continuo fixando os negativos com o fixador que cheira mal, mas, para o processamento em banhos durante o revelamento do positivo, uso apenas o sem cheiro.
O fixador sem cheiro é um pouco mais caro e rende menos. Mas não dá para ter tudo.
Gerd