mowbray
Olá,
Na hora de escolher uma câmera analógica, acabei optando pela Fuji GW 690, pois quero fotografar diapositivos o maior possível com a maior flexibilidade possível.
Agora a pergunta: onde consigo as peças?
Encontrei uma loja de fotografia online nos Estados Unidos: KEH.com — alguém conhece, dá para confiar neles?
Como tenho um amigo nos EUA e outro no Japão que poderiam trazer a câmera para mim, ficaria muito grato por dicas sobre essas lojas. Assim, economizo na alfândega, no IVA e no frete...
Se mais alguém tiver experiência com a 690, por favor, compartilhe. Existem motivos (além da falta de lentes intercambiáveis) que falem contra essa câmera? Alguma experiência ruim?
Atenciosamente,
Martin
Wolf_XL
Olá, Martin,
Comprei minha Fuji do vendedor “unveiledsuperstar” do eBay, do Japão. Antes disso, já havia comprado uma câmera Tachihara 4x5 com base móvel do mesmo vendedor, sem nenhum problema. O vendedor passa uma impressão simpática e séria. No momento, ele não está oferecendo nenhuma GW 690, mas eu recomendaria entrar em contato com ele por e-mail.
zensusa
Olá, Martin,
No que diz respeito à robustez, qualidade de acabamento, confiabilidade e qualidade óptica e mecânica, não há absolutamente nenhum motivo para descartar uma Fuji GW 690. Isso se aplica tanto à GW 690 III quanto à GSW 690 III. Eu mesmo trabalho na área de médio formato com uma Pentax 6x7 e uma Fuji GW 690 III. Ambas as câmeras são companheiras absolutamente confiáveis; — tanto no calor quanto no frio. Uso a Pentax 6x7 há 25 anos. No ano passado, ela passou por uma revisão na Pentax, onde recebeu novas vedações e um reajuste no obturador e no prisma AE.
A Fuji funciona para mim há mais de dez anos sem reclamar. Nesse período, ela foi levada à Fuji apenas uma vez para a manutenção de rotina.
Posso recomendar ambas as câmeras sem reservas — e eu as uso quase diariamente, ou seja, não apenas de vez em quando como equipamento de lazer.
Quanto às desvantagens da Fuji, elas estariam, se é que existem, na área do visor. Em cenas escuras e com pouco contraste, ele fica um pouco escuro. Isso prejudica um pouco a focagem para quem usa óculos (por exemplo, eu) ou para pessoas com deficiência visual. Mas esse problema existe em quase todas as câmeras com visor.
A propósito, eu ofereci minha Fuji à venda aqui no fórum, por um preço realista e adequado. Provavelmente, porém, era cara demais para a maioria. Mas aqui chegamos ao ponto decisivo, provavelmente também para você:
Uma boa Fuji GW690 III usada (lente padrão Fujinon 105 mm) ainda custa hoje entre 850 e 1.050 euros, dependendo do uso e da idade! Para uma GSW 690 III (versão grande angular), você precisa contar com um acréscimo de 100 a 200 euros.
As Fujis 690 mais antigas são bem mais baratas (a série III foi a última atualização do modelo 690), mas aí você deve incluir logo de cara até 300 euros a mais para uma manutenção completa! Isso não é necessariamente obrigatório, mas pode ser. Especialmente as vedações devem ser trocadas após mais de 20 anos e, dependendo do uso da câmera, com certeza. Mas isso também se aplica a todas as outras câmeras.
Fora isso, se você encontrar uma boa Fuji GW 690 III ou GWS 690 III, não hesite, pois dificilmente você vai se arrepender. Ah, sim, quanto ao preço, lembre-se de que você também precisa de um bom exposímetro. Pois de que adianta a robusta Fuji mecânica em condições de frio intenso, calor ou umidade, se o seu exposímetro não funcionar nessas condições?
Até lá, boa sorte na compra
Lothar
zensusa
Olá, Martin, olá a todos,
uma pequena correção em relação às informações que dei sobre a Fuji. É claro que a Fuji GW 690 III tem uma Fujinon 3.5/90 e não, como eu escrevi, uma 105. Na minha Pentax, uso uma 105 como padrão. As Fujis 6x9 bem antigas, se bem me lembro, também tinham lentes padrão de 100/105 mm.
Desculpem, peço desculpas. Talvez seja melhor reler bem o que se escreve antes de publicar :-)
Atenciosamente,
Lothar
UlfSpuhl
Olá,
Você optou por uma câmera com visor direto; isso é algo bem diferente de uma SLR com todos os acessórios a serem acoplados. É, por assim dizer, uma câmera compacta de formato médio. É, sem dúvida, adequada para fotografar slides de formato médio, mas eu sentiria falta de poder ajustar a imagem no visor de tela fosca usando um visor de poço de luz ou de prisma. Tudo depende do tipo de uso; é claro que dá para tirar fotos instantâneas em formato médio, mas isso funciona muito melhor no formato pequeno.
Por que você quer fotografar slides em formato médio, mas não quer usar a técnica de SLR de formato médio, que é pesada, grande, lenta e exige atenção em cada foto individualmente?
Atenciosamente
mowbray
Oi, fluuu,
Gostaria de usar o maior formato médio possível e, pelo que sei, esse é o 6x9. Se a Rollei, a Mamiya, a Praktika, a Kiev, a Hasselblad ou qualquer outra marca tivesse isso na linha, eu com certeza consideraria comprar uma câmera dessas. Porque um visor de tela fosca com poço de luz é realmente algo incrível, você tem razão. Eu também preferiria isso.
Em vez disso, com a Fuji, recebo uma câmera prática, que dá para usar mesmo sem tripé. Para mim, isso não é uma desvantagem, mas sim uma vantagem, já que dá para trabalhar no estilo reportagem, se quiser. E a flexibilidade da Fuji não significa composição de imagem descuidada.
Posso — mas não preciso — trabalhar rapidamente com ela e tenho o meu formato favorito, o 6x9...
Para os meus propósitos, a 690 parece ser a mais adequada.
Abraços,
m
orwograph
Se eu puder contribuir com alguma coisa — há algum tempo comprei uma Fuji GS645W, pelos mesmos motivos que você descreveu. No geral, não estou decepcionado com a câmera. MAS: Embora eu não conheça a GW690. Com uma luminosidade de 3,5, a lente é, afinal, um stop mais clara do que a da minha GS645W (1:5,6). No entanto, para poder usar a câmera em reportagens, faltam duas coisas no meu modelo: 1. justamente a luminosidade e 2. sobretudo a possibilidade de focar de forma adequada. As distâncias precisam ser estimadas e, em seguida, ajustadas numericamente no anel da lente. A nitidez (ou falta dela) com a abertura total (algo extremamente necessário com uma lente de baixa luminosidade) é, portanto, uma questão de sorte. Para fotografia de arquitetura, isso ainda dá certo (f=infinito), mas focar em objetos na faixa de 1 a 5 m não é exatamente o máximo. Por isso, para fotografia de reportagem, eu apostaria mais na Hasselblad, Kiev-88 e similares.
Peter.
Wolf_XL
...h?!?!?!?!? Estamos falando de uma câmera com visor, não é? O que a luminosidade da lente tem a ver com o telêmetro??? Ou será que eu entendi algo errado??
psychoborg
Você entendeu errado.
^^
As SLRs permitem que você ajuste a abertura “ao vivo” e avalie a profundidade de campo antes de tirar a foto.
Com uma câmera rangefinder, você deve ter pelo menos uma noção geral da tabela de profundidade de campo para distâncias e aberturas padrão.
Wolf_XL
… hmmmm — vou fazer sessenta anos este ano — para talvez chegarmos a um consenso, talvez fosse melhor você diminuir um pouco o “tempo de resposta” na sua próxima resposta… ;-)