OlafE
Olá, hoje revelei as primeiras folhas de papel IMAGO Positve. Usei a Ilford Obscura e a exposição foi de 3,5 minutos sob luz solar. O resultado é um pouco decepcionante, pois as bordas ficaram apenas cinzas. Teoricamente, as bordas estão cobertas e deveriam apresentar um preto intenso. Vocês têm experiência com isso? O revelamento foi feito em NEUTOL Eco (que já não estava mais tão fresco) por 5 minutos. Qual revelador é recomendado? Devo alterar o tempo de revelação? OBRIGADO!
Florek
Olá, Olaf,
Há um ano, consegui experimentar o papel IMAGO Pos. para 4x5 com apenas algumas folhas. As primeiras tentativas deram completamente errado, até que desliguei totalmente a iluminação da DuKa (inclusive ao colocar o papel na cassete). Revelei com o revelador de papel Eco da Moersch.
Por favor, me avise se você tiver sucesso; talvez eu tente novamente.
Atenciosamente, Florian
OlafE
Finalmente consegui fazer algumas experiências.
?
Para determinar o tempo de revelação, cortei uma folha não exposta (que deveria ficar preta) e a revelei de forma constante em Adotol fresco por 30, 60 e 90 segundos.
Aos 90 segundos, a densidade já estava intensa, mas revelei uma folha exposta na Obscura (60 segundos sob sol forte) por 2 minutos. Consideraria a revelação perfeita,
mas o tempo de exposição poderia ter sido um pouquinho mais longo. Realizei todo o processamento do papel IMAGO, desde a colocação na câmera até a fixação, em escuridão total.
O papel parece reagir de forma muito sensível à luz vermelha. Coloquei as primeiras folhas no saco de troca sob luz solar intensa. Provavelmente, a luz na faixa do vermelho ou do infravermelho
penetra através do tecido, pois as imagens ficaram muito sem brilho. Portanto, é melhor carregar a câmera na escuridão total ou em um local sombreado, como o Florian já observou.
?
Fora isso, é um material ótimo visualmente, mas, infelizmente, devido à baixa sensibilidade, é apenas parcialmente adequado para a câmera pinhole (tempos de exposição, em alguns casos, superiores a 1 hora).
Infelizmente, não posso enviar exemplos de imagens no momento, pois meu scanner não é muito bom...