Fanesa
Olá, pessoal do fórum,
Há algum tempo venho revelando em SW. Para isso, uso uma caixa de revelação onde cabe um carretel de filme KB. A caixa tem capacidade para 500 ml de líquido.
Quando trabalho com o revelador SW, descarto o revelador após a revelação, após a diluição.
No kit de revelação reversa da Foma, diz-se que ele é suficiente para 8 rolos de filme KB. Agora surge a minha dúvida: como devo entender isso? O líquido do kit é suficiente para um total de 8 unidades/diluições?
Ou posso usar o líquido preparado para revelar 8 vezes, ou seja, revelar, branquear etc.?
Como seria possível revelar tudo isso em 1 a 2 meses? Ou o produto não dura tanto tempo assim?
Ou eu teria que guardar os rolos cheios e revelar tudo de uma vez? E isso funcionaria mesmo com uma única caixa de revelação?
Aguardo ansiosamente suas respostas
-Fanesa-
Christoph
Olá, Fanesa,
As soluções de uso do kit Foma são preparadas na hora e depois descartadas. Essa é a vantagem. Os concentrados abertos duram mais de dois meses; eu mesma já testei. Para um rolo, prepara-se 300 ml de solução por banho; para dois rolos, o dobro. Se tiveres uma lata Jobo 1520, no entanto, os 600 ml não cabem totalmente para dois rolos. Então, prepara a solução e coloca apenas 500 ml; funciona muito bem.
Eu revelo muito com o kit Foma.
Divirta-se
Chris
Fanesa
Isso já parece ótimo...
Tenho o recipiente da AP, que tem capacidade para 500 ml. Preciso enchê-lo completamente ou basta colocar 300 ml?
Mas fico feliz com essa questão da durabilidade; acho que vou encomendar o kit Foma em breve...
Christoph
Olá,
Para um rolo de filme, 300 ml são, claro, suficientes.
Sim, pede o Fomakit, é um produto excelente. Eu preparo todos os reveladores com água destilada.
Atenciosamente
Chris
Fanesa
De alguma forma, não me atrevo a encomendar o kit.
Alguém já tem experiência com o kit? E é possível, como iniciante (já revelei alguns filmes P&B, mas nunca filmes reversíveis), obter bons resultados com ele?
E mais uma coisa: existe algum manual ou algo parecido? Vi uma ficha técnica em outra loja, onde o processo é descrito de forma bem resumida, mas eu preferiria algo mais parecido com um relato de experiência.
Sobre a exposição. Entendi da seguinte forma: tirar o carretel da lata e colocá-lo em uma tigela de vidro ou algo parecido. O carretel deve ficar na água/mergulhado. Em seguida, colocar uma lâmpada de 100 W a 30 cm de distância e mantê-la acesa por 30 segundos, depois virar o carretel e repetir o processo por mais 30 segundos. Mas sempre leio que “a exposição por muito tempo é quase impossível...” Então, não faria diferença deixar a luz incidir sobre o filme por 40 segundos!?!? Ou até mais??
Seria ótimo se alguém pudesse dedicar um tempinho para me ajudar.
-Fanesa-
Christoph
Olá, Fenesa,
Não tenha medo: peça o kit e alguns rolos de Fomapan R e experimente. O melhor é fazer a exposição intermediária por 3 minutos, virar as espirais e esperar mais 3 minutos. E, claro, use água da torneira a 20 °C.
Basta fotografar um rolo inteiro com coisas sem importância e revelá-lo. Boa sorte!
Atenciosamente
Chris
Wolfgg
Olá, Fanesa,
No preto e branco, a superexposição não é nada crítica; mesmo uma superexposição de 10 vezes não faz diferença. O melhor é realizar a exposição da espiral debaixo d'água em uma bacia de plástico branca, que difunde bem a luz. Aqui estão mais dois links sobre o assunto:
http://www.chrzahn.de/Fotoseiten/Tipps/Diakit.html
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_leser_09.htm
Atenciosamente, Wolfgang