Não é necessário prolongar o tempo de revelação. Basta deixar o papel revelar e pronto. Eu preparo o N113 em um galão de 10 litros. Dá para usar (e dura!) quase um ano, sem gás inerte, esferas de vidro ou garrafas dobráveis. Nunca me aconteceu o N113 ter virado de alguma forma... a menos que se adicione uma boa dose de fixador...
Olá, Uwe,
é isso mesmo. Certos reveladores clássicos duram praticamente para sempre. N113, Eukobrom ou Paper Dur seriam exemplos disso, pela minha experiência. Todos eles são fórmulas clássicas, sem grandes artifícios modernos.
No momento, estou usando um revelador de papel de fabricação própria: 7 g de metol, 7 g de hidroquinona, 65 g de sulfito de sódio seco, 135 g de carbonato de sódio seco, 3 g de KBr para um litro (para a preparação, supostamente realizar a diluição na proporção de 1+4, mas eu uso 1+7). O produto dura uma eternidade; a fonte da receita é “Weiss/Kahlau, Taschenbuch der Photographie, Humboldt Taschenbücher, 1958, Editora Lebendiges Wissen GmbH, Munique”.
Por que dura uma eternidade? Por um lado, contém sulfito suficiente. A solução é até recomendada no livro como revelador de negativos e, nos meus filmes ortocromáticos revelados a olho nu (por isso não sei os tempos), produz resultados bons e de grão fino.
Por outro lado, naquela época não se jogava fora o revelador de papel assim que ele ficava amarelado. Por um lado, isso não se vê sob luz vermelha em bacias pretas ou vermelhas; por outro, a solução ainda está perfeitamente boa. Afinal, os papéis não são revelados com cronômetro, mas até o fim.
Eu descarto o revelador quando o tempo de revelação do Vario Classic FB (ainda tenho cerca de 30 m dele) ultrapassa os 45 segundos. 25-30 segundos são normais para esse papel; de qualquer forma, deve-se revelar o papel por pelo menos três minutos, porque ainda há algo aparecendo nas áreas escuras.
Na minha próxima preparação caseira de revelador para papel, vou usar 0,5 g de fenidona em vez dos 7 g de metol. Assim, a solução deve durar ainda mais, pois nessa formulação a oxidação da fenidona é desejada e é ela que faz a solução funcionar. Se der certo, terei aqui, pelo valor de menos de quarenta euros, produtos químicos suficientes para os próximos cinquenta anos de revelador de papel. Então, poderiam ainda me fornecer hidroquinona na caixa de madeira. Dizem que faz bem para a pele :-)
Atenciosamente,
Franz