PeterVolkmar
Olá,
Já revelei várias vezes com ADX (principalmente APX 100 + 400, FP4 e HP5) com resultados excelentes. Ontem, resolvi testar o TMY 4x5' com ele. Depois do revelamento, abri a lata — me lembrou um E-6 que saiu da lata. Por precaução, preparei um novo fixador (eu sempre faço dupla fixação, desta vez preparei ambos de novo) e fixei novamente por 2x 2 minutos. Enxaguei, apliquei o agente umectante, abri a lata — agora ele me lembrava mais um filme P&B que tivesse sido banhado em tanol... Quando seco, o filme apresenta um suporte extremamente cinza (embora o TMY seja normalmente muito claro) e as áreas escuras são mais cinza-acastanhadas. Sensibilidade de apenas 200 ASA. Como o revelador normalmente não dá problemas e eu sempre obtive bons resultados, não é possível que ele reaja assim com o TMY. O filme também está novo e em perfeitas condições.
Como isso pode acontecer? Depois, examinei a lata, que tem um revestimento prateado por dentro. Será que é por causa disso? É estranho que, fora isso, não tenha causado tais efeitos. Como faço para remover o revestimento? Outras ideias?
O revelamento foi feito em uma lata Jobo de 2500 ml com espiral para filme plano, girando a 20°. 2 min em frente, ADX A: 5,5 ml; B: 5,5 ml, água 260 ml, 8 min, 1 min de parada, fixação conforme acima, lavagem 5x2 min, agente umectante 1 min.
Atenciosamente, Peter
GeorgK
Olá.
Bem, o fato de a aparência do filme ter mudado entre a primeira e a segunda tentativa de fixação parece indicar, provavelmente, um problema na fixação. Se passou muito tempo (e houve muita exposição à luz) entre a primeira fixação e a refixação, é possível que parte do haleto de prata tenha reagido, transformando-se em prata metálica, e agora esteja causando um véu permanente.
Que fixador (ou qual concentração) você usa? Pode ser que ele seja fraco demais para um Tmax; quatro minutos são, de qualquer forma, um tempo bastante curto para um filme de cristal plano, independentemente de ser fixação em um ou dois banhos.
Teste: revele uma folha de teste e fixe-a na concentração alta do fixador (não na diluição econômica) por pelo menos 5 a 7 minutos, agitando regularmente. A fixação em dois banhos não adianta nada se o fixador estiver fresco. Isso deve ajudar a identificar o problema.
Atenciosamente,
Georg