Lemming
Olá a todos,
Sou novo aqui no fórum e gostaria de me apresentar rapidamente:
Sou de Munique, tenho 38 anos e, há cerca de três meses, após uma pausa de aproximadamente 20 anos, retomei o revelamento caseiro de filmes analógicos. Como os resultados foram bastante satisfatórios logo de cara (é como andar de bicicleta, a gente não esquece), agora gostaria de me aventurar no revelamento reverso.
Primeiro, li todos os tópicos sobre esse assunto aqui no fórum.
Mas ainda restaram algumas dúvidas:
1. Descarte dos produtos químicos:
Recolher o revelador e o fixador como de costume e levá-los para o centro de reciclagem. Isso está claro!
Mas e quanto ao banho de branqueamento e ao banho de clarificação?
No artigo “Kehret um”, frequentemente citado aqui, diz-se que é possível neutralizar o banho de branqueamento com soda e, em seguida, despejá-lo no ralo.
O que vocês acham disso e como se faz isso?
E quanto ao banho de clarificação?
2. Solução estabilizadora E6? (Também do artigo “Kehret um”)
O que é isso? Quando adicionar? Qual produto? Descarte?
3. A exposição intermediária parece ser um tema complexo.
Vou começar minha primeira tentativa com uma lâmpada halógena de 40 W por 2x3 minutos.
Alguma sugestão de melhoria?
4. Como vou trabalhar com o kit Foma, surge a seguinte questão:
primeiras tentativas com Agfa SCALA ou com Foma R 100?
O que é recomendado para um iniciante nessa área?
Muito obrigado pelas respostas!
Atenciosamente
Leming
cfb_de
Olá, Lemming,
Sobre o descarte: no caso do banho de branqueamento, concordo plenamente com o Roman e o Michael. No caso do banho de fixação, depende: se houver apenas traços de prata dissolvidos -> despeje no ralo; se metade da emulsão do filme estiver flutuando nele: lixo tóxico.
Além disso, em muitos municípios, para pequenas quantidades, ainda se aplica o seguinte: revelador -> ralo. E sobre como tratar o fixador de forma simples e completa em casa, você encontra na coleção de links do Stefan www.stefanheymann.de as referências a discussões extensas no fórum paralelo.
Atenciosamente,
Franz
Lemming
Olá,
Bom, os primeiros quatro rolos já foram revelados!
Dois Agfa SCALA e dois Forma R.
Os Scalas ficaram ótimos. Eu mesmo fiquei bastante surpreso por ter dado tão certo logo de cara.
Mas os Formas deram totalmente errado. As áreas claras estão totalmente queimadas e apresentam uma coloração acastanhada.
Por quê? Revelei tanto os Agfas quanto os Formas da mesma maneira.
Alguém tem alguma sugestão?
Atenciosamente
Josef
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
HenningH
Olá, Josef,
Será que o permanganato de potássio não se dissolveu direito?
Isso fez com que a prata exposta não fosse devidamente descolorida, e é por isso que surge esse efeito de solarização na segunda exposição... (ou algo assim...).
É estranho que tenha dado certo com os SCALAs...
Saudações
Henning
Lemming
Obrigado, Henning, pela sua resposta rápida.
Sim, também já tinha pensado no permanganato de potássio, mas como é que se dissolve? Colocar na solução de banho de branqueamento e mexer várias vezes... o que mais se pode fazer?
Wolfgg
Josef: O permanganato de potássio tem grãos grossos ou finos? Provavelmente, só é possível verificar se tudo se dissolveu — ou seja, se não há mais partículas sedimentadas no fundo — olhando de baixo para cima em um recipiente transparente (de vidro), quando se para de agitar.
Atenciosamente, Wolfgang