DieterSchuld
Olá, Mirko,
Ontem à noite revelei duas CMS 20 em uma caixa dupla, ou seja, em condições idênticas. Uma está bastante enrolada, a segunda quase nada. Elas ficaram penduradas uma ao lado da outra durante a secagem. Tirei-as do congelador no dia anterior, realizei a exposição e revelei-as no dia seguinte, ou seja, ontem à noite. Coloquei pesos na parte de baixo, mas...
Atenciosamente,
Dieter Schuld
orwograph
Hum, talvez eu vá me tornar bastante impopular agora, mas qual é o problema aqui? Muitos filmes que gosto de usar têm tendência a enrolar. Isso afeta principalmente os produtos russos, que obviamente não possuem nenhuma emulsão anti-enrolamento. Quando comecei a fotografar com esse material, há anos, perguntei a um “veterano” em um laboratório fotográfico russo o que se poderia fazer contra o enrolamento — ele me olhou surpreso e respondeu o seguinte:
Segure o filme (de preferência recém-seco) sem cortar com uma mão pela ponta (onde está a fita adesiva que prendia o filme ao núcleo) e enrole-o com um pouco de habilidade, sem tocar nas áreas que contêm imagens, com a emulsão voltada para fora. Assim, a parte inicial mais larga do filme, sem imagens, fica do lado de fora do rolo enrolado dessa forma — agora é possível tocar no rolinho com os dedos sem risco e colocá-lo em uma caixinha de filme vazia. Só a área que será cortada posteriormente fica com arranhões e “marcas de dedos”. Deixe tudo na caixinha de filme por cerca de 24 horas. No entanto, é preciso testar o tempo — alguns filmes, dependendo do material de suporte, já ficam lisos após 12 horas, outros só após 2 dias. Filmes à base de acetato alisam-se visivelmente mais rápido do que os à base de PET. O processo de alisamento está “pronto” quando o filme cai sem precisar ser puxado por muito tempo ao girar a caixinha de filme aberta. Se você esperar demais, pode ser que o filme enrole na direção contrária depois da ação :) — pela minha experiência, também é melhor não enrolar o filme muito tempo depois de secar. Quando ele está completamente seco, o processo de desenrolamento fica mais difícil do que com um pouco de umidade residual.
Atrevam-se! Eu faço isso com quase todos os filmes (apenas o FP4 e os filmes coloridos ficam realmente planos comigo, todos os outros ficam mais ou menos enrolados), e nunca houve micro-rachaduras, descascamento da emulsão, arranhões (quando enrolado corretamente) e coisas horríveis do tipo. E, desde então, o problema de filmes que se enrolam é algo desconhecido para mim... só que a ação leva um pouco de tempo. Quem quiser ou precisar cortar seus filmes em tiras curtas logo após o revelamento tem, de fato, um problema.
Tudo de bom!
Peter.
DieterSchuld
Olá, Peter,
Na verdade, não há nenhum problema.
Só fico surpreso porque o Mirko diz que suas películas ficaram totalmente retas e planas. Eu também gostaria que fosse assim. Além disso, as películas são de um mesmo lote, o que dá para perceber pelo número na faixa lateral. E, de fato, revelei dois rolos desse lote em uma caixa dupla, ou seja, tratei-os da mesma forma e —
um enrola-se extremamente e o outro quase nada!!! Um milagre, um defeito de fabricação ou ???
Vou experimentar a ideia de enrolá-los; de qualquer forma, obrigado por isso.
Atenciosamente,
Dieter Schuld
Wolfgg
E, no caso de filmes em rolo que se enrolam com dificuldade, para prepará-los após o revelamento, enrole-os novamente com o papel virado ao contrário, ou seja, exatamente como o filme estava originalmente fixado ao papel, só que agora com a emulsão voltada para o papel. Isso garante que não haja danos à emulsão nem impressões digitais.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
>Um enrola muito e o outro quase nada!!! Um milagre –
...nem tanto – talvez um filme seja do início do rolo mestre e o outro do final do rolo. É provável que haja condições diferentes que expliquem isso.