rolleifreak
Olá a todos,
como faço para obter aquele efeito de toque, como no exemplo em anexo?
Minha ideia: luz difusa durante a captura, provavelmente um filme de alta sensibilidade de 400 ASA,
exposição – revelador de negativos?
Na ampliação, deve ter sido escolhida uma gradação acentuada.
Obrigado e um abraço,
Rolleifreak
Urnes
Grande angular, diminuir a abertura, revelar com contraste forte. Neste exemplo, é preciso ter cuidado para, se necessário, aumentar a exposição, devido ao excesso de branco.
€
Renate
Filmes de alta sensibilidade geralmente produzem imagens suaves com muitos tons de cinza, enquanto os de baixa sensibilidade tendem a resultar em imagens mais nítidas. Essa é também uma das razões pelas quais ainda tenho alguns rolos de CHS 25 guardados na geladeira, ou melhor, no congelador, e o PanF raramente vai parar na minha câmera.
€
Atenciosamente
€
Renate
Wolfgg
Olá, Rolleifreak,
Um pouco de teoria:
Contraste do motivo = Contraste do objeto * Contraste da iluminação
Na foto, não vejo sombras, ou seja, o contraste da iluminação está próximo de 1; a luz é uniforme em todas as direções, como em um céu totalmente nublado (não se vê o sol), portanto, aplica-se:
Contraste do motivo = Contraste do objeto
ou seja, no filme fica registrado quase que exclusivamente o contraste próprio do objeto, ou seja, a luminosidade das cores. Se a luz também viesse do solo, até mesmo as ondulações na roupa branca ficariam invisíveis.
Se um motivo como esse for revelado e ampliado normalmente, o resultado será monótono e sem vida. O experiente prolonga o tempo de revelação do filme; o ideal seria seguir o sistema de zonas, pois assim a curva característica do filme é aproveitada ao máximo, mesmo neste motivo. Na ampliação, a gradação do papel é então aumentada até que as sombras fiquem um pouco profundas demais (afundem).
A reprodução das luzes, no entanto, lembra um pouco a exposição dividida: a gradação nas sombras me parece mais acentuada do que nas luzes. Ou seja: duas exposições, primeiro uma em que as luzes fiquem bem detalhadas como desejado, mas as sombras fiquem claras demais, e depois uma segunda com alta gradação, que diminua as sombras, mas deixe as luzes inalteradas. É claro que isso só funciona com papel de contraste variável. Experimente e você verá.
Atenciosamente, Wolfgang
Olivinyl
Olá, Rolleifreak,
?
Consegui um efeito semelhante com a Rollei 400S / Superpan 200 / Agfa ASP 400S. Filmes desse tipo, com maior sensibilidade ao vermelho, tendem a sobreexpor nas áreas claras, ou seja, a acumular mais densidade do que normalmente se deseja. Se esses filmes forem revelados com reveladores como RODINAL/ADONAL 1+25-1+50 ou Xtol sem diluição, as áreas claras ficam esbranquiçadas, ou seja, sem detalhes. Se reduzirmos o tempo de revelação, a sensibilidade ISO do filme diminui bastante, as áreas claras ficam com mais detalhes, mas as sombras perdem os detalhes.?
Você quer digitalizar ou revelar?
Eu já fiz algumas experiências com esses filmes e posso te indicar tempos de revelação testados, se você tiver interesse.
Mas esses filmes distorcem a reprodução/reprodução das cores!
?
Abraços, Oliver?