MirkoBoeddecker
Há mais de 8 meses que temos em estoque todo o estoque restante de Polywarmton fosco (PE e barita).
Até agora, as vendas têm sido tão modestas que eu teria que desaconselhar veementemente qualquer novo produtor em potencial desse papel a fazer um investimento superior a 250 euros.
Ao mesmo tempo, nos fóruns de todo o mundo, as pessoas reclamam de todas as formas possíveis sobre como a falência da Forte foi terrível e como sentimos muita falta do Polywarmtone.
De alguma forma, isso tudo não faz sentido para mim, e eu gostaria muito de saber se ainda existe uma demanda real por esse produto ou se, entretanto, todos vocês já mudaram para alternativas.
Atenciosamente,
Mirko
kugelfisch
"De alguma forma, isso tudo não faz sentido para mim, e eu gostaria muito de saber se ainda existe uma demanda real por isso ou se vocês já mudaram para alternativas."
Por que isso não faz sentido? Se a empresa já está falida, é melhor procurar alternativas a tempo — antes que a Foma também feche as portas ou que o novo projeto MCP/MCC tenha que ser cancelado ;-)
Ainda tenho Polywarmton em casa; quando acabar, não vou pedir mais.
Atenciosamente
Alex
orwograph
No meu caso, é exatamente o contrário: estou procurando um papel barítico de contraste múltiplo com tom quente, pois até agora tenho trabalhado principalmente com papel ORWO de gradação fixa (barítico), que, além disso, é preto a frio. Mas não posso/não quero comprar um papel da faixa de preço alto, porque todo o meu “front-end” (câmera, lentes, produtos químicos de revelação e, por fim, minha experiência) pode ser descrito, na melhor das hipóteses, como semiprofissional. Então, faço concessões. :) Gostei muito do MCC do teste, exceto pelo fato de que, para o meu gosto, a emulsão gruda um pouco demais no pano de secagem da minha prensa a quente. O papel ORWO é muito mais fácil de manusear e, consequentemente, gruda menos, já que há bem menos fiapos na superfície.
Mas voltando ao assunto: na semana passada, comprei em Moscou dois tipos de papel novos na loja, cujos preços me agradaram e que agora vou testar (Slavich Bromportrait/Baryt Warmton, espessura de cartolina, contraste normal, 10×15 cm, 25 folhas por 2,50 euros, e Fomabrom Variant, 30×40 cm, 10 folhas por 8 euros).
É uma pena que você não tenha entrado em contato comigo antes de ir para Moscou, senão eu poderia ter pesquisado mais algumas coisas para você. Estou particularmente curioso para ver como é o Slavich Warmton Baryt, que é bem barato.
Além disso, ainda preciso me tornar cliente de vocês; de alguma forma, até agora ainda tenho um certo receio em relação à primeira compra, valor mínimo de pedido, custos de envio etc. Prefiro dar uma passada na loja de vocês quando estiver em Berlim novamente.
Peter.
ThomasLoos
Bem, eu gosto muito de usar o Forte PWT 14 FB e ainda tenho um pouco dele. Recentemente, testei o PWT 14 PE pela primeira vez e também gostaria muito de continuar usando-o. Ainda não procurei alternativas, mas vou começar a fazer isso em breve.
Ainda nunca usei os papéis com superfície fosca e, como até agora não há indícios concretos de que o papel volte a ser produzido, não queria testá-los agora pela primeira vez, pelo menos não a um preço normal. Na verdade, esse é o problema para mim.
Se for previsível que alguém retome a produção do papel, eu continuaria a usá-lo e compraria os estoques restantes agora mesmo.
Com a Agfa, aliás, não foi diferente. Desde que comecei a ampliar na DuKa, sempre trabalhei com MCP. Após a falência da Agfa, procurei inicialmente por alternativas e só quando ficou claro, no ano passado, que vocês continuariam produzindo o papel é que comecei a comprar também os estoques restantes de MCP. De qualquer forma, nunca me adaptei ao MG IV, então certamente comprarei o MCP e o MCC também como ADOX.
Thomas
cfb_de
Olá, Mirko,
Simplesmente não gosto de papel fosco. Se fosse brilhante, vocês já teriam me vendido algo há muito tempo.
Atenciosamente,
Franz
Rodinal
Olá, Mirko,
Você tem razão: as reclamações e a realidade comercial mais uma vez não combinam, e, como sempre, não é só neste caso.
Por que não uso mais o Polywarmtone:
- Acho o papel fosco, bem, não muito atraente
- Depois de vários problemas com a fixação, prefiro ficar longe desse papel. (Mesmo com a fixação mais forte e mais longa, ele ficava com um tom rosado ou apresentava manchas)
- Por princípio, não compro mais estoques remanescentes/produtos de falências.
Quando é que chega o novo Adox MCP/MCC?
Aqui a situação é semelhante: mais de dois anos após o fim da Agfaphoto, ainda há papel em abundância e o APX às toneladas.
A quem é que isso serve?
A ninguém!
Nem para quem o produzia — já que foram demitidos de qualquer maneira —, nem para quem administra o estoque de sobras, pois o valor agregado é bem menor, nem para quem deveria comprá-lo, pois estão apostando em um cavalo morto.
E muito menos para aqueles que ainda produzem ativamente!
Desculpa, mas cada vez que você compra um APX etc. cortado de bobinas-mestre duvidosas, é como se você disparasse um tiro contra a Ilford & Cia.
Rodinal
... Um elogio também ao novo Adox Easy Print 311/312 (também conhecido como Kentmere VC Select): os tamanhos das embalagens e o preço são mais do que satisfatórios; especialmente para os formatos maiores, acho as embalagens de 10 unidades muito práticas, considerando o meu volume de trabalho.
TA
Olá, Mirko,
acho que realmente se trata, em primeiro lugar, da superfície :) . O PW RC era o meu papel PE favorito, mas apenas na versão brilhante. Uma vez, encomendei uma caixa na versão fosca, mas não me convenceu. Isso certamente não se deveu ao PW em si, mas ao fato de que, aparentemente, não gosto de papéis foscos. Quando, após a falência da Forte, quis rapidamente fazer um pequeno estoque, liguei para vocês, mas tanto o PE quanto o Baryt já não estavam mais disponíveis na versão brilhante. Então, resolvi dar uma chance aos papéis da Foma. Gosto bastante do Fomabrom Variant 3 :) e já estou ansioso pela versão IV, que deve chegar ao longo deste ano.
Atenciosamente,
taher
wschwetz
Há algum tempo, comprei uma grande quantidade de PW, tanto brilhante quanto um pouco fosco, então ainda tenho. Como já não é mais fabricado, raramente o uso (guardo para as fotos certas) e trabalho principalmente com MCP.
Então, com certeza vou comprar mais um pouco de PE fosco. Recentemente, imprimi nele, bem, uma espécie de natureza morta um tanto mórbida, e ficou muito bom. Acho que naturezas mortas ficam geralmente melhores em fosco. Faço retratos muito raramente, mas acho que para isso também é melhor do que brilhante, então quero experimentar uma vez.
Até agora, usei o Polywarmton brilhante para paisagens mais áridas e algumas ruínas industriais. Quero ampliar ruínas industriais em papel fosco em breve e ver como fica. Dependendo do resultado, vou encomendar mais papel fosco.
No entanto, minha decisão pessoal agora é que só quero usar papéis para os quais existam configurações Heiland Splitgrade disponíveis ou para os quais o distribuidor me indique uma configuração que funcione (!), mesmo que um lote apresente grandes desvios em relação ao padrão. Não tenho tempo nem vontade de ficar me atrapalhando com isso (isso também se aplica aos filmes negativos no que diz respeito à qualidade das instruções de processamento).
Além disso, sinto falta do antigo tom frio do Polykal no N113 pelo menos tanto quanto do PW.
Wilf
Urnes
Acho que ninguém quer realmente comprar um papel que, a longo prazo, não estará mais disponível. Eu mesmo já fiz um estoque há dois anos, na primeira falência. Isso deve durar por um bom tempo. No entanto, o PW no formato 24x30 também não está mais disponível na versão brilhante. Tive que procurar por um bom tempo até encontrar uma caixa no laboratório.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Olá, pessoal,
obrigado pelo feedback. Tem de tudo um pouco ;-)
O PW parece ter chegado ao fim. O que quer que venha, de quem quer que seja, para “substituir” o Forte PW será um papel totalmente novo, que reunirá o máximo possível das características positivas do antigo papel Forte, mas com uma abordagem diferente.
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
É bem simples, Mirko.
Um papel de tom quente sobre um suporte resistente, que revela em lith quando você quer e está à disposição quando você precisa. :)
Atenciosamente, Sven.
bernhardmangelsgmxde
Na verdade, estou procurando um papel PE com superfície fosca e (na melhor das hipóteses) em tons quentes, que não pese muito no bolso de um estudante... ou seja: estou procurando o PW na versão fosca. Mas no catálogo consta: “Superfície: brilhante”; brilho plástico... não é o meu estilo. (n.b.: Barita brilhante: não posso..., só aceito fosco)
Se entendi bem a discussão, ele só está disponível em fosco, não é? Se for assim: atualizem a descrição no catálogo, e eu vou comprar no próximo pedido...
(E também alguns APX, posso justificar isso moralmente. Gosto do filme, e se agora ele custar menos, é bom para mim. Também não adianta nada para os revendedores se o material ficar estragando).
Se o papel não existir mais daqui a algum tempo... então ele simplesmente não existirá mais, mas haverá algo semelhante.
Buchtnix
Uso, em média, 25 folhas de 24x30 do FPW2 (semibrilhante) por mês. Gostaria de continuar usando-o, especialmente porque a relação custo-benefício é muito boa. O Fomatone PE também tem seu charme, mas é duas vezes mais caro. Além do Fomatone PE, não conheço nenhum outro papel PE de tom quente. Então, ou digo adeus ao tom quente ou compro o Splitgrade; com essas diferenças de preço, o Splitgrade se amortiza com o meu volume de fotos em no máximo 3 anos.
Atenciosamente, Steffen