Alguém já revelou um filme colorido usando um revelador de preto e branco em vez de um revelador colorido?
Não estou falando de revelá-lo como se fosse um filme preto e branco, mas sim de trocar o revelador.
Também não entendo muito bem. Qual é a diferença?
Gostaria de saber se surgem corantes ou não. Afinal, alguns reveladores de preto e branco também usam
derivados de substâncias de reveladores coloridos como substância reveladora (p-fenilenodiamina).
Alguém me disse uma vez que o valor do pH (e provavelmente também a concentração da p-fenilenodiamina) determinam se os corantes se formam. Mesmo assim, eu precisava experimentar por conta própria e revelei um filme C-41 em Emofin, que também é à base de p-fenilenodiamina. É claro que não saiu nenhuma imagem colorida, mas sim uma em preto e branco. Eu não removi a prata, mas se tivesse surgido cor, isso teria sido visível na digitalização de qualquer maneira.
Além disso, gostaria de saber como se garante que os filmes diapositivos não formem
corantes no primeiro revelamento.
É bem simples — o revelador inicial é um revelador preto e branco, que não é capaz de formar corantes. Ele apenas garante que haja uma imagem negativa, de modo que o haleto de prata da emulsão não seja mais sensível à luz durante a segunda exposição (possivelmente química). Nesse processo, forma-se, portanto, um negativo do negativo, que resulta na imagem positiva colorida no revelador de cor que se segue. O banho de branqueamento que se segue converte a prata metálica preta novamente em sal de prata, que o fixador lava em seguida (ou simultaneamente, caso seja utilizado um banho de bix). No primeiro desenvolvimento, formou-se apenas uma imagem de prata (preto e branco); no segundo, a imagem de cor, que se sobrepõe à imagem de prata até o branqueamento-fixação.
O que ainda me interessaria saber é quais são os requisitos para o revelador inicial em preto e branco, ou se posso usar qualquer revelador em preto e branco para isso, por exemplo, para influenciar a densidade (push/pull) e o contraste. Ou se, com um revelador inicial desse tipo, eu destruo quimicamente o revelador secundário, por exemplo, devido a resíduos na emulsão... em outras palavras: posso revelar um filme de diapositivos mais ou menos corretamente com RODINAL e um kit C-41, ou acabo apenas destruindo o revelador secundário/de cor com isso? além disso, seria preciso garantir que o revelador primário seja muito bem enxaguado antes da segunda exposição, para que tudo não fique preto logo na segunda exposição :) — preciso testar isso quando tiver oportunidade...
peter.