milkymichi
Olá a todos!
Gostaria de fazer um filme com um contraste forte, que lembre um pouco os filmes antigos dos anos 70 e 80. (por exemplo, como os filmes do Pumuckl, caso alguém conheça)
O que seria mais adequado para isso: Kodak Vision, Fujicolor 64 D ou Eterna?
Ou seria melhor trabalhar com material positivo para esses fins?
Tenho à disposição os formatos Super 8 e 16 mm.
Agradeço as respostas.
michi :unsure
Gast
Com o 64D, você está escolhendo um dos filmes de grão mais fino que existe, ao lado do Vision2 50D. O grão fino não é necessariamente uma característica dos filmes para TV daquela época. É melhor recorrer a tipos de filme muito sensíveis, nos quais o grão é um pouco mais forte.
Normalmente, as produções atuais em 16 mm — inclusive as destinadas à televisão — são um pouco superexpostas e, em seguida, exibidas com um gama que torna a imagem um pouco mais pálida. Naquela época, a exposição era geralmente normal e a imagem era digitalizada nos aparelhos de agitação (Flying Spot).
Mas esse é apenas um aspecto que fazia esses filmes terem a aparência que têm. A isso se somava uma iluminação diferente. O fato de que hoje em dia se utilizam muito mais holofotes de cinema e outras luzes de área com espectros de cor incomuns faz toda a diferença. Naquela época, simplesmente se apontava o refletor de luz artificial e, no fundo, na janela, costumava-se deixar a luz do dia.
O cenário também era diferente.
Aliás, o som também é um aspecto que influenciou muito o clima das séries antigas. Compare o som dos episódios antigos de Tatort dos anos 70 com os novos.
A propósito, Pumuckl não foi filmado em filme reversível, como era bastante comum em outras produções. Talvez as animações, feitas na República Tcheca, tenham exigido que fosse filmado em negativo.
Resumindo: é mais uma questão de cenografia e iluminação. As novas emulsões fotográficas — especialmente a nova Vision3 500 ASA — são quase tão finas e têm uma amplitude de contraste tão grande quanto os filmes de 100 ASA da época. Experimente um pouco com a subexposição (mas comece normalmente)...
milkymichi
Olá!
Muito obrigado pela sua resposta.
Você sabe o que foi usado nos filmes do Pumuckl (câmeras, formato, tipo de filme)?
Isso sempre me interessou muito.
Sobre o tema da iluminação:
Qual é, na verdade, a diferença entre o passado e o presente nas filmagens externas (ruas, natureza)?
Tenho pouca experiência prática, por isso faço tantas perguntas ;)
Meu objetivo é simplesmente produzir alguns curtas-metragens (como hobby, não como profissão principal) que, no entanto, possam se equiparar a produções profissionais em termos de qualidade. (Filmagens da natureza, cenas curtas com pessoas e similares.)
No entanto, o que sempre me importa é o clima que prevalece em uma cena.
Não gosto de filmagens documentais sóbrias que lembram vídeo.
Atenciosamente,
Michael