DieterSchuld
Prezados membros do fórum,
como vocês evitam que o CMS 20 enrole assim depois de secar?
Já coloquei pesos na parte de baixo e coloquei um balde com água quente embaixo.
Atenciosamente,
Dieter Schuld
MirkoBoeddecker
ADOX CMS 20 €
Não temos nenhum rolo com essa sensibilidade.
A emulsão NC no verso é de primeira qualidade.
Tem certeza de que não é um engano?
Atenciosamente,
Mirko
DieterSchuld
ADOX CMS 20 ???
Não temos nenhum filme com essa planicidade.
Tem certeza de que não é uma confusão?
Atenciosamente,
Mirko
ADOX CMS 20 ???
Não temos nenhum filme desse tipo em estoque.
Tem certeza de que não é uma confusão?
Atenciosamente,
Mirko
Olá, Mirko,
não é a primeira vez que uso este filme e, no cartucho e na perfuração, está realmente escrito ADOX CMS 20. Já revelei vários CMS 20 que ficam totalmente planos. Mas os dois que revelei agora enrolam-se tanto que a capa de acetato fica a ondular. Fiz a exposição há cerca de três meses e só agora os revelei. Será por causa disso?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
cfb_de
Olá, Dieter,
só para esclarecer: não é acetato. Graças à inovação da Kodak, agora também fotografamos em garrafas descartáveis de PET finamente laminadas :-)
Tive problemas semelhantes com o equivalente em grãos desse filme. Desde então, desligo o aquecimento do banheiro e, em seguida, encho o ar de vapor de água com o chuveiro (a névoa precisa permanecer estável). Só então é que penduro o filme na cabine de chuveiro. Na parte de cima, num cabide; na parte de baixo, prendo-o com um clipe de plástico comum.
Funciona perfeitamente. E na manhã seguinte, o filme está seco e sem poeira, tal como toda a casa de banho. De vez em quando, coloco lá o meu hibisco, que também fica muito feliz com isso.
Cumprimentos,
Franz
DieterSchuld
Olá, Franz,
só para esclarecer,
a capa que envolve as tiras de filme é feita de acetato.
Só estou intrigado com o seguinte: este não é o primeiro CMS 20 que processei e há vários que foram processados na mesma sala e estão absolutamente planos. Será que uma diferença de umidade do ar de cerca de 15% (agora 50%, na época cerca de 60-65%) faz tanta diferença, ou será que, na verdade, o problema está no tempo de armazenamento entre a exposição e o processamento (bom, três meses)?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
MirkoBoeddecker
Olá, Dieter,
O que você descreve me leva a suspeitar de uma coisa.
Temos rolos de ADOX Ortho com marcação incorreta em circulação. O fabricante expôs acidentalmente o CMS.
Isso também está indicado no cartucho.
É claro que se trata de um filme totalmente diferente (embora também não seja necessariamente justificável por causa da tendência a enrolar).
Será que por acaso você não está confundindo esses com os CMS?
Caso contrário, também fico sem saber o que dizer.
Todos os filmes que usei até agora (cerca de 120) ficaram perfeitamente planos.
Atenciosamente,
Mirko
DieterSchuld
Olá, Mirko,
Logo após receber seu e-mail, voltei ao meu laboratório fotográfico e examinei os cartuchos. Está realmente escrito “CMS 20” em ambos os cartuchos, assim como na perfuração. Trata-se, no entanto, de um segundo lote de CMS 20, que encomendei depois do anterior. Marquei as tampas de cada um. Estou ansioso pelo próximo rolo, que vou revelar imediatamente como filme exposto, sem deixá-lo muito tempo na caixa. O que devo fazer?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
MirkoBoeddecker
Olá, Dieter,
Hoje revelei dois CMS 20. O ar da sala estava seco devido ao inverno e usei um armário de secagem sem umidificação. Tudo correu bem, ficaram perfeitamente planos.
Não sei o que te aconselhar...
Os outros filmes ficaram bons?
Atenciosamente,
Mirko
DieterSchuld
Olá, Dieter,
Hoje revelei dois CMS 20. O ar do ambiente estava seco, típico do inverno, e usei secagem em armário sem umidificação. Tudo OK, ficaram perfeitamente planos.
Não sei o que aconselhar...
Os outros filmes estavam bons?
Atenciosamente,
Mirko
Olá, Mirko,
os CMS 20 processados até agora estão todos perfeitos. Será que a emulsão NC na parte de trás está faltando? Mas como verificar isso?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
MirkoBoeddecker
Olá, Dieter,
Não, isso é impossível. A emulsão NC está sempre presente, em todos os casos.
Além disso, todos os CMS vendidos até agora são da mesma remessa. Os filmes são absolutamente idênticos; apenas os cartuchos foram trocados.
Atenciosamente,
Mirko
SamuliSchielke
Ontem revelei um rolo de CMS20; na caixa está escrito CMS20 e no filme também está escrito CMS20. Ontem, quando os estava secando, eles ficaram todo enrolados — mas hoje, depois de passarem a noite nas capas, já estão bem mais lisos. Mas ainda não estão totalmente lisos. Será que o filme reage de forma bastante sensível ao tempo e às condições climáticas durante a secagem?
De resto, é um filme ótimo, aliás.
Samuli
DieterSchuld
Olá, Samuli,
Concordo plenamente com você no que diz respeito à qualidade do filme para os meus trabalhos. Por isso, continuo sempre fazendo novas experiências. O que eu mais gostaria era estar em Berlim ao lado do Mirko e ver o que ele faz para que seus filmes fiquem totalmente planos. Só me resta ficar admirado.
Agora, sobre o enrolamento:
Recentemente, revelei um filme CMS 20 que não estava congelado e foi revelado à noite, no mesmo dia da filmagem. Ele enrolou bastante, mas não de forma tão extrema.
Então, após cerca de três horas de secagem, enrolei o filme à mão no sentido contrário, de modo que o início do filme ficasse do lado de fora, e o coloquei em um cartucho de filme por cerca de 24 horas. Inicialmente ele ficou bem reto, mas com o tempo voltou a se curvar um pouco. Estou satisfeito com isso.
A próxima tentativa será a seguinte:
Vou enrolar o filme no carretel de revelação ao contrário do que fiz até agora. Ou seja, com o lado da camada voltado para fora, ou seja, contra a direção em que ele tende a enrolar. E então… Estou curioso.
Ainda enrolado, depois no cartucho por dois dias. E depois??? Bem, vamos ver!
Dieter Schuld
MirkoBoeddecker
O que eu mais gostaria era de estar em Berlim ao lado do Mirko e ver o que ele faz para que seus filmes fiquem absolutamente planos. Só me resta ficar admirado.
Isso é fácil de explicar:
Primeiro, revelamos manualmente em uma lata Jobo 1510 com revelador CMS, paramos o processo e, em seguida, transferimos os filmes do fixador para o tanque de fixação. Lá, eles ficam dispostos em forma de U com o lado da emulsão voltado para fora e são secos lentamente na estante de secagem com uma mistura de ar fresco filtrado e ar recirculado.
Depois disso, eles normalmente ficam mais 30 minutos no U até serem cortados (dependendo da carga de trabalho).
Temos em nosso próprio laboratório um rendimento de cerca de 1 a 3 filmes por semana, já que o serviço para CMS acabou de começar.
Os seguintes fatores são conhecidos por influenciar a tendência de enrolamento de um filme:
1) Umidade do ar e temperatura ambiente durante a secagem
2) Por quanto tempo o filme ficou no cartucho (mas isso só se aplica a filmes que realmente ficaram anos ou décadas guardados no armário)
3) O agente umectante
4) Orientação do filme durante a secagem
Uma vez, consegui endireitar um filme Svema plano com forte tendência a enrolar-se secando-o em espiral com um leque, com o lado da emulsão voltado para fora.
Atenciosamente,
Mirko