pbpb
Olá! Alguém aqui tem informações mais precisas sobre a sensibilidade espectral do papel Adox Nuance? Presumo que ele seja sensível na faixa de 380 a 500 nm, como outros papéis de gradação fixa, mas existem medições mais precisas a esse respeito? Em particular: é possível ampliar imagens nesse papel, mesmo utilizando apenas a faixa espectral >475 nm?
De qualquer forma, vou testar por conta própria e relatar aqui. O contexto da minha pergunta é o seguinte: gostaria de ampliar fotos reveladas em Finol neste papel, mas infelizmente a densidade de mancha é muito alta, de modo que o contraste dos negativos é excessivo para o papel G2, mesmo utilizando um revelador suave para papel (Separol Soft). Não quero atenuar a densidade posteriormente. Mas me ocorreu a ideia de que talvez eu possa filtrar a faixa espectral de alta densidade durante a ampliação e, então, ampliar praticamente com a densidade de prata pura, que apresenta um contraste menor do que a faixa espectral azul de comprimento de onda mais curto. Medi o espectro de absorção do ADOX CHS50 após o revelamento com Finol em um espectrofotômetro profissional. Entre 350 e 450 nm, há um platô de alta densidade de mancha, seguido de uma queda até 500 nm para a densidade pura da prata. Assim, na faixa de 450-500 nm, talvez seja possível uma ampliação, caso o papel ainda apresente sensibilidade suficiente nessa faixa. Nesse caso, seria possível realizar uma ampliação com contraste variável em um papel de gradação fixa, bastando escolher filtros de borda coloridos adequados! Nunca ouvi falar disso, mas, em princípio, deveria funcionar.
Atenciosamente, Patrick