piu58
Caros fotógrafos,
Uso o papel Foma Variant PE há muitos anos. Já revelei vários milhares de folhas e conheço bem esse papel. Como o preço aumentou significativamente no ano passado e porque também gosto de experimentar coisas novas, pedi um pacote do novo Easy Print junto com o meu pedido. Por telefone, me disseram que a diferença é que ele é “um pouco mais claro”.
Minha primeira impressão:
- O papel é mais duro com a mesma filtragem, pelo menos um nível. Isso não é problema
- O Easy Print reage de forma mais fraca à filtragem; a primeira estimativa é de apenas cerca de metade da intensidade. Isso significa que não se consegue atingir as filtragens extremas extra/ultra-duro e extra-suave. Mas ninguém sensato trabalha nessas condições; em vez disso, ajusta-se o processo de revelação do negativo.
- O preto máximo é bom, a diferenciação das luzes também é boa. Nesse aspecto, é um papel exemplar.
- Em uma das 5 folhas que passaram pelo meu banho químico hoje, havia uma falha. Trabalho com muito cuidado e não tinha isso há anos. No entanto, não posso descartar totalmente que tenha sido um erro meu. Se isso acontecer de vez em quando e não se tornar muito frequente, não é tão importante para mim no caso do papel. Com filme é diferente.
Conclusão: um papel realmente bom com algumas peculiaridades. Um ótimo produto por esse preço.
piu58
Adendo: Ontem, realizei uma exposição com uma escala de gradação transparente sobre o papel com diferentes filtragens. A primeira impressão se confirmou:
- 130 Y (Durst) resulta em gradação 1,5. Não fica mais suave do que isso
- 30 Y resulta em aproximadamente gradação 2.
- 130 M chega a uma gradação de 4,5. O Foma vai um pouco além.
Portanto: mesmo com filtragem amarela extrema, não se consegue muita suavidade. A área de contraste forte é bem coberta. Essa faixa de gradação mais reduzida não é um ponto negativo para o papel, já que se diz que esses papéis oferecem melhor diferenciação de tons. Voltarei a relatar.
leoz
Curiosamente, estou na mesma situação que você: usei papel Foma por muito tempo, mas agora, por uma questão de preço e por interesse, comprei o ADOX Easyprint. Acho que vou testá-lo na segunda-feira à noite :D