Olá! Gostaria de começar a usar o Moersch Separol HE e S no processo de revelação em dois banhos. Gostaria de fazer duas perguntas a esse respeito:
1. Na nova ficha técnica, observa-se que, com esses produtos, o álcali e o revelador também podem ser preparados separadamente. Alguém tem experiência com isso e sabe em que medida a vida útil das soluções-mãe pode ser aumentada dessa forma? Por exemplo, o revelador SE3 Cold da W. Moersch também tem validade de alguns anos após a abertura, devido à separação entre a substância reveladora e o álcali.
E qual é, na verdade, a validade dos pós? Em princípio, eu também poderia pesar pequenas quantidades de pó todos os dias para o consumo diário (tenho mesa de revelação, balança de laboratório etc. Revelo a cada poucas semanas, então a validade seria mais importante para mim do que os 5 minutos de trabalho).
2. Recomenda-se a revelação na ordem HE -> Soft. É possível determinar o tempo de exposição correto primeiro no HE e, em seguida, mantê-lo constante sem problemas nas tentativas com diferentes proporções de tempo de revelação em HE : S (com a mesma duração total, ou seja, revelação completa)? Ou, ao variar os tempos de revelação, é preciso determinar novamente o tempo de exposição a cada vez? Cheguei a ler em algum lugar que, no revelamento em dois banhos, o tempo de exposição deve ser determinado pelo revelamento no *segundo banho* (ou isso se aplica apenas ao revelador suave no primeiro banho?).
(3. Alguém já brincou com a possibilidade de saturar repetidamente o papel com revelador e revelá-lo em um banho alcalino separado? Compare a segunda postagem em
http://www.apug.org/forums/forum216/34435-...velopment.html )
Atenciosamente,
Patrick