UlfSpuhl
Olá,
A pesquisa no fórum mostrou que o assunto já foi discutido anteriormente; eu li a discussão e,
mesmo assim, gostaria de perguntar novamente e trocar ideias sobre o Rondinax 60.
Como estou planejando revelar meus próprios filmes em rolo da câmera de formato médio, percebi que a solução com uma caixa de revelador à luz do dia é a opção mais simples. As opiniões são diversas; muitos não conseguem lidar com isso e reclamam que a tira de papel não é separada corretamente. Bem, não me deixo intimidar por críticas negativas na internet; pelo contrário, isso desperta minha curiosidade e meu espírito aventureiro para tentar mesmo assim.
No entanto, quando vejo comentários no tópico que eu mesmo abri dizendo que tentaram, que sempre dá errado e que várias pessoas escrevem isso, fico pensando em não comprar e prefiro revelar os filmes da maneira clássica, com caixinha e saco de revelação. (Mas também não tenho experiência com isso ainda; imagino que enfiar o filme só pelo tato não seja tão fácil assim.)
Dá para perceber, agora já estou tão velho e ainda não tenho experiência com câmara escura, é uma lacuna, mas todas as tentativas até agora de aprender algo de forma prática fracassaram. Fui especialmente a um grupo de fotografia que mantém um laboratório muito bonito e grande, com tudo o que é necessário. Quando perguntei, me disseram: “Laboratório? Não, não nos damos mais ao trabalho, agora é só na sala quentinha, na poltrona, no computador.” O que se pode fazer? Os mestres da fotografia estabelecidos ou já migraram para o digital e jogaram fora todo o equipamento analógico, ou não têm tempo para ensinar nada a ninguém.
Gostaria de fazer um curso de fotografia agora que estou na casa dos 40, mas como e onde?
Dei uma olhada em um curso à distância, mas, na minha opinião, é totalmente inadequado para fotografia.
Fotografia e câmara escura só se aprendem na prática, na minha opinião; a parte teórica, por si só, não é tão gratificante. Vou continuar procurando...