UlfSpuhl
Olá,
A pesquisa no fórum mostrou que o assunto já foi discutido anteriormente; eu li a discussão e,
mesmo assim, gostaria de perguntar novamente e trocar ideias sobre o Rondinax 60.
Como estou planejando revelar meus próprios filmes em rolo da câmera de formato médio, percebi que a solução com uma caixa de revelador à luz do dia é a opção mais simples. As opiniões são diversas; muitos não conseguem lidar com isso e reclamam que a tira de papel não é separada corretamente. Bem, não me deixo intimidar por críticas negativas na internet; pelo contrário, isso desperta minha curiosidade e meu espírito aventureiro para tentar mesmo assim.
No entanto, quando vejo comentários no tópico que eu mesmo abri dizendo que tentaram, que sempre dá errado e que várias pessoas escrevem isso, fico pensando em não comprar e prefiro revelar os filmes da maneira clássica, com caixinha e saco de revelação. (Mas também não tenho experiência com isso ainda; imagino que enfiar o filme só pelo tato não seja tão fácil assim.)
Dá para perceber, agora já estou tão velho e ainda não tenho experiência com câmara escura, é uma lacuna, mas todas as tentativas até agora de aprender algo de forma prática fracassaram. Fui especialmente a um grupo de fotografia que mantém um laboratório muito bonito e grande, com tudo o que é necessário. Quando perguntei, me disseram: “Laboratório? Não, não nos damos mais ao trabalho, agora é só na sala quentinha, na poltrona, no computador.” O que se pode fazer? Os mestres da fotografia estabelecidos ou já migraram para o digital e jogaram fora todo o equipamento analógico, ou não têm tempo para ensinar nada a ninguém.
Gostaria de fazer um curso de fotografia agora que estou na casa dos 40, mas como e onde?
Dei uma olhada em um curso à distância, mas, na minha opinião, é totalmente inadequado para fotografia.
Fotografia e câmara escura só se aprendem na prática, na minha opinião; a parte teórica, por si só, não é tão gratificante. Vou continuar procurando...
Atenciosamente, fluuu
Richard
Hum, Rodinax... não tenho experiência com isso. Eu mesmo uso um rolo de filme em rolo e sempre recomendaria isso.
Quanto à prática... Aí, o que ajuda mesmo é praticar. Um erro grave é começar com um rolo de fotos! Então, pegue um rolo de filme (o mais barato já dá), coloque na câmera e dispare (a direção do filme em rolo é importante no caso dos filmes em rolo). Depois, pratique enrolar à luz (ainda não precisa cortar), desenrole novamente e repita. Até que os movimentos fiquem certos. Se der certo, coloque no saco de troca e pratique de novo. Depois de 5 a 10 repetições, você já deve ter pegado o jeito :blink:
cfb_de
Oi,
Um Jobo antigo comporta meio litro de revelador, mas um Rondinax não. Isso limita bastante o uso deles com RODINAL 1+50 “nominalmente” e o restringe totalmente com RODINAL 1+100. Além disso, você terá que testar você mesmo os tempos de revelação para todos os reveladores clássicos do tipo “kipp”.
Hoje em dia (ou seja, há uns 30 anos...), considero a Rondinax tecnicamente muito interessante, um objeto de colecionismo e de hobby. Nada mais do que isso.
Sua outra pergunta já foi respondida de forma mais do que exaustiva em outro fórum.
Atenciosamente,
Franz
UlfSpuhl
Olá,
obrigado pelas respostas, mesmo que, do ponto de vista prático, elas sejam de pouca utilidade.
O uso de sacos descartáveis e latas é um processo totalmente diferente do Rondinax; o que eu queria saber era
quem dos usuários do fórum tem experiência com isso e poderia compartilhar suas experiências, sejam elas quais forem.
O comentário do cfb_de também soa mais como se tudo o que é antigo fosse rejeitado, estivesse empoeirado e
fosse inútil por não estar na moda; infelizmente, isso não me diz nada sobre o
manuseio prático do Rondinax. Pensei que, em um fórum sobre analógico, encontraria usuários
que apreciam as habilidades artesanais tradicionais. Ou será que um
revelador à luz do dia está faltando entre os verdadeiros artesãos da câmara escura?
Atenciosamente, fluuu
cfb_de
Olá, fluuu,
Se foi assim que interpretaste a minha mensagem, então não me entendeste direito. Os meus Jobos são antiguíssimos; os meus Teste têm até a mesma idade que uma Rondinax.
Esse é o meu equipamento normal de laboratório. Também conheço a Rondinax (graças ao encontro do Mosela).
Minha observação se referia ao fato de que a Rondinax, por exemplo, só pode ser usada com RODINAL 1+50 fora das especificações do revelador. Se seguirmos as especificações, resta apenas o RODINAL 1+25. E eu normalmente não revelo com isso. Da mesma forma, meu ritmo de agitação pode ser adaptado à rebobinagem necessária na Rondinax. Em princípio, sim, mas não tenho muita vontade de ter que me adaptar para 1+25 só porque um equipamento de laboratório exige isso de mim.
Conclusão: para mim, o Rondinax é um recipiente de revelação de filmes tecnicamente interessante, mas nada mais do que isso. Na minha opinião, esses aparelhos estão totalmente supervalorizados no eBay.
A propósito: o que você faz se a aba de plástico lá dentro se desintegrar?
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Oi, Fluuu,
Bem, uma vez fiz uma viagem com uma Rondinax e revelei meus rolos no banheiro do hotel.
Naquela época ainda não existiam câmeras digitais e eu queria conferir os resultados, já que ainda tinha pouca experiência e sempre enfrentava contratempos. Funcionou muito bem. Um rolo não quis começar a ser revelado e acabei salvando-o debaixo do edredom. O baixo consumo de produtos químicos e, sobretudo, o termômetro embutido (o seu tem um termômetro embutido?) eu considerei mais como uma vantagem ecológica.
De qualquer forma, foi divertido usar essa lata. Os resultados ficaram OK, mas em uma lata Jobo teríamos tido mais possibilidades e provavelmente também teríamos obtido um resultado mais uniforme.
Percebi que a agitação na borda (nas últimas fotos, onde a espiral percorreu mais metros por volta pelo revelador) deve ter sido mais forte, o que causou uma leve variação de densidade do início ao fim do filme.
Além disso, a passagem do filme deixou leves marcas na borda nas fotos 9 a 12.
Mas todos os negativos estavam em condições de ser copiados.
O Franz é bastante pragmático. Como químico, ele provavelmente precisa ser assim. Ele quer dizer que existem opções tecnicamente melhores do que o Rondinax. Por outro lado, o Rondinax tem uma aparência melhor e é mais divertido de usar.
Se eu tivesse que fazer isso de novo hoje, com certeza levaria também um saco de troca e uma lata Jobo.
Atenciosamente,
Mirko
UlfSpuhl
...ah, sim, aos poucos estou começando a entender do que se trata; espero não ser dos mais ignorantes quando se trata de personalização. Ainda não experimentei revelar filmes em rolo; não entendo quase nada de química e, por isso, a solução Rondinax 60 me atrai bastante para dar uma chance. Agora, as caixas estão sendo muito valorizadas e o investimento financeiro vai além da diversão. Assim, surge uma nova questão: Rondinax 60 ou lata com saco de revelação. Também pode sair caro, me ofereceram um saco por 150
cfb_de
Lata e bolsa. Uma Jobo 1236 custa menos de cinco euros, e uma bolsa grande (que também pode ser usada para outras coisas) nova custa menos de 30.
Atenciosamente,
Franz
UlfSpuhl
...se esses preços estiverem corretos — ouvi falar de valores bem diferentes —, eu diria
que o de 36
cfb_de
Não quero te desanimar, mas... Para
UlfSpuhl
Olá,
vamos lá, cfb_de, como diz o ditado popular, venho acompanhando o Rondinax 60 pela internet há algum tempo, mas não tenho como conseguir um desses na vida real, e os preços estão entre 40 e 60
cfb_de
Olá, “fluuu”,
Vou deixar as coisas como estão. Você pagou muito caro e eu não me importo com isso.
Quanto à sua pergunta sobre a Rondinax incompleta: não. Não há mais peças para ela em lugar nenhum. Além disso, a esteira transportadora também não pode mais ser substituída ou consertada sem muito trabalho.
Quando peças avulsas para as caixas são oferecidas, elas são vendidas a preços tão exorbitantes que é melhor você guardar seu dinheiro. Porque há idiotas suficientes dispostos a pagar somas absurdas por elas.
Simplesmente registre a compra sem questionar na sua conta pessoal de “lições aprendidas” e coloque a peça na prateleira. Depois compre outra (intacta) por menos de dez euros. Ou uma velha Jobo/Paterson/Plastimat por pouco menos de cinco euros. Ela é, na verdade, mais adequada, porque comporta meio litro de revelador e pode ser inclinada de forma controlada.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Sempre que a descrição do anúncio contiver expressões como “achado na cave”, “achado no sótão”, “não entendo nada disso”, “herança do avô”, “não sei como ligar” e outras semelhantes, é preciso ter muita cautela. Pois, na prática, isso geralmente significa nada mais do que: não funciona mais (faltam peças, peças defeituosas, já está todo estragado etc.).
Atenciosamente, Wolfgang
UlfSpuhl
Olá,
São tantos conselhos aqui que dá até para ficar com hematomas.
Valeu a pena tentar com a Rondinax 60, é uma máquina maravilhosa,
técnica fotográfica nostálgica para preto e branco, um contraponto maravilhoso para a DSLR.
Bem, então vamos ao plano B para revelar os filmes em rolo de médio formato,
uma caixa de revelação com tudo o que é necessário, voltar a me familiarizar com o assunto.
Acumular experiências pessoais é um dos maiores tesouros que se pode conquistar.
Quando se fracassa por causa de decisões próprias, não é tão ruim assim,
pois a gente aprende algo, fica mais esperto e ganha experiência.
Mas quando se fracassa mesmo seguindo conselhos, dicas e receitas de outras pessoas,
isso é amargo e dói. Quando a ajuda surte efeito, é claro que
é maravilhoso e também um ganho.
Entre outras coisas, tenho um trabalho paralelo como agente do eBay em uma instituição e vendo produtos, tenho alguma experiência,
mas isso não me impede de assumir todo o risco em compras particulares e, às vezes,
dar lances sem saber exatamente qual será o resultado... isso é apostar.
Como já acumulei alguns equipamentos fotográficos antigos, eu deveria montar uma
vitrine e apresentá-la na próxima exposição.
Atenciosamente, fluuu
Steff_N
Olá,
São tantos conselhos aqui que dá até para ficar com hematomas.
Valeu a pena tentar com a Rondinax 60, é uma máquina maravilhosa,
técnica fotográfica nostálgica para preto e branco, um contraponto maravilhoso para a DSLR.
A fotografia nostálgica, porém, envolve riscos. Agora que você já tem uma Rondinax, talvez uma segunda, claro que com o tubo de luz, pode começar a experimentar. Recomendo a A49; com RODINAL, não vai dar certo pelas razões mencionadas pelo Franz.
Entre outras coisas, trabalho como agente do eBay em uma instituição e vendo produtos, tenho alguma experiência,
mas isso não me impede de assumir todo o risco em compras particulares e, às vezes,
dar lances sem saber exatamente qual será o resultado... isso é apostar.
É isso mesmo, paguei 21,49 € pela minha Rondinax 60, que está em estado quase impecável (de colecionador), incluindo a embalagem original e o manual. Esperei o tempo necessário para encontrar uma oferta adequada, pois para o revelamento diário tenho várias outras latas. Principalmente as Jobos.
Como já acumulei alguns utensílios fotográficos antigos, acho que deveria montar uma
vitrine e apresentá-la na próxima exposição.
Saudações, fluuu
Não tenho nada para vitrine. Ou conserto o que está quebrado ou desmonto para usar as peças.
Atenciosamente
Stefan
UlfSpuhl
Olá, Stefan,
Que bom para você ter tudo isso, novinho em folha, quase de graça e, na verdade, desnecessário.
Claro que é um risco, e isso é totalmente normal; só que, se a gente tiver azar,
precisa lidar com isso. Uma opção é postar e ver o que os outros escrevem.
O que os outros escrevem? Sobre como são muito mais espertos, astutos e incríveis, e que o
azar nunca os atinge.
Apesar de toda a tolerância, não acredito nisso, é só conversa fiada.
Eu esperaria mais que as pessoas compartilhassem seus pequenos contratempos vividos, do que
o quanto estão acima disso.
A Rondinax 60, um aparelho antigo, só pode ser usada com espírito de risco e uma veia nostálgica
. É como entrar em território desconhecido no passado, experimentar e pesquisar.
Um fotógrafo talentoso e versátil nunca se daria ao trabalho;
ele teria a tecnologia mais recente no laboratório ou funcionários para fazer isso.
Agora você tem uma Rondinax 60 novinha em folha, com embalagem original e manual, por 21,49 €.
MichaelLaun
Olá, fluuu,
qual é, afinal, o objetivo das tuas postagens? Fazes perguntas que aqui — assim como em outros fóruns (veja o tópico sobre o Kiev88 aqui no Analogforum e no Baier, como o Franz já mencionou) — são respondidas pelos usuários do fórum com o melhor de seu conhecimento, e depois vais lá e xingas as pessoas.
Se alguém comenta que talvez você tenha pago caro demais pela Rondinax, ou que talvez pudesse ter pesquisado um pouco mais a fundo sobre a Kiev (a internet está cheia de informações, eu sei, pois eu mesmo tenho uma Kiev88), isso, na minha opinião, não é motivo para sobrecarregar os participantes do fórum com comentários como: “Chego à única conclusão de que você é o maior e o mais incrível de todos.”
A Rondinax60 é certamente um ótimo aparelho (tinha sido, na sua época). Usei a minha uma vez, só para testar se ela funcionava. E funcionou. No entanto, não me passaria pela cabeça usá-la hoje para revelar, pois há coisas realmente melhores. Além do problema com a pouca quantidade de produtos químicos, só dá para revelar um rolo de cada vez. E quanto à adequação à luz do dia: moro em uma região onde faz escuro à noite, então não preciso de barraca nem nada parecido. Além disso, tenho o privilégio de ter um laboratório fixo. Enquanto está claro, na verdade prefiro fotografar...
Saudações + boas festas,
Michael
UlfSpuhl
Olá, Michael Laun,
Isso acontece comigo com frequência em fóruns, especialmente de fotografia: quando faço uma pergunta que, na maioria das vezes, é mais de natureza retórica e não se concentra apenas na técnica, o que eu quero é discutir o que está me ocupando no momento, e não apenas obter um fato como solução. Se quiser, pode dizer que esse é o meu problema: quero analisar o problema fotográfico sob todos os ângulos, e não apenas ter a solução técnica mais rápida.
Para mim, a fotografia é principalmente uma questão de sentimento e percepção; não existe uma visão técnica certa ou errada.
Quando alguém responde com ar de superioridade, explicando as coisas mais simples como se fosse o maior benfeitor, isso desperta sentimentos negativos em mim. Quero aprofundar o assunto com a postagem e sou atendido com superficialidades simples, isso é triste, não é?
O mesmo vale para a Rondinax 60: trata-se do processo técnico de revelar filmes em rolo à luz do dia, mas, além disso, trata-se do valor nostálgico de uma relíquia de tempos passados. Para mim, é como entrar em território desconhecido, pesquisar e correr riscos, assim como um espeleólogo que entra pela primeira vez em uma caverna. Nesse caso, é no passado, mas o processo de exploração não é menor.
A tecnologia atual existe para ser usada, mas não tem história por trás, o que para mim não é tão empolgante.
Atenciosamente, fluuu
cfb_de
Olá, fluuu,
talvez fosse melhor ter incluído essas instruções sobre suas postagens logo na sua primeira mensagem.
Isso teria poupado a você o aumento da pressão arterial e as críticas dos outros, além de ter mantido a disposição deles em ajudar.
Eu sou tão emotivo quanto você nesse assunto. No meu caso, isso se manifesta na forma como eu escolho com quem converso nos fóruns. Outros veem isso (também em relação à minha pessoa) da mesma maneira.
Atenciosamente,
Franz
Wolf_XL
"O mesmo vale para a Rondinax 60: trata-se do processo técnico de revelar filmes em rolo à luz do dia, mas, além disso, trata-se do valor nostálgico de uma relíquia de tempos passados. Para mim, é como explorar território desconhecido, pesquisar e assumir riscos, assim como um espeleólogo que entra pela primeira vez em uma caverna. Nesse caso, é o passado, mas o processo de exploração não é menor.
A tecnologia atual existe para ser usada, mas não tem história por trás; para mim, não é tão empolgante.”
...desculpa, mas quando leio esse tipo de bobagem, fico com os pés na mesa... Sinceramente, o que há de “emocionante” em uma caixa de revelação à luz do dia? Essas coisas simplesmente funcionam — na maioria das vezes mal —, pois, caso contrário, já teriam se imposto na prática! E quanto à nostalgia — o processo convencional de “carregar o rolo no escuro — revelar à luz do dia” é claramente a tecnologia mais antiga...
Você me parece alguém que quer aprender a andar de bicicleta começando por uma bicicleta de roda alta — e se surpreende por não ser levado a sério ou por receber uma resposta irritada.
O que você quer, afinal? Satisfazer seu instinto lúdico ou conseguir boas fotos?!? Não se pode descartar que, em suas experiências, surja uma ou outra foto utilizável — mas isso acontecerá mais por acaso do que por intenção. Boas fotos são, via de regra, o resultado de um planejamento perfeito somado ao uso de “hardware e software” comprovados milhares de vezes... Experimentar coisas desnecessárias só custa tempo e dinheiro...
Então, mais uma vez — se você está interessado apenas no “espírito olímpico” — por favor — talvez seja o suficiente para o “
Eddie the Eagle” da fotografia...