regennacht
Olá,
alguém conhece algum site onde sejam comparados, descritos, caracterizados e/ou analisados diversos tipos de filmes negativos (principalmente coloridos e em preto e branco)?
Obrigado,
Paul
SamuliSchielke
Eu também gostaria de saber. Nos fóruns, há discussões intermináveis sobre isso (aqui também, creio eu, há algum tópico sobre o tema “filme favorito”), mas não vi em lugar nenhum uma visão geral sistemática.
O problema também é quais características são importantes e como compará-las. Claro que dá para medir e comparar granulação, ISO real, faixa de contraste etc. A maioria dos fabricantes também disponibiliza fichas técnicas que documentam tudo isso com bastante detalhe. Mas acho que, no fim das contas, essas características mensuráveis são mais secundárias. Eu, por exemplo, uso Fuji S 160 e Z 800 para cores, e Fomapan 100, Fuji Neopan 1600 e Polaroid para preto e branco. Se eu começar a pensar nas razões para isso agora, todas elas são bastante subjetivas: gosto do efeito da imagem, dos tons, das cores etc. A única característica objetiva em tudo isso é que a Foma é muito barata.
Atenciosamente,
Samuli