uhoepfner
Olá a todos os adeptos do revelador analógico,
Comprei ontem o ADOSTAB (aliás, agradeço à Impexer pelo atendimento, mais uma vez, competente e simpático).
Posso tratar posteriormente papéis que já foram revelados (ou seja, que estão secos há semanas)?
MirkoBoeddecker
Olá, Uwe,
Na verdade, com o ADOSTAB você pode estabilizar praticamente qualquer imagem que ainda não apresente sinais de deterioração. Não importa se ela tem algumas semanas ou alguns anos.
Basta pré-aquecê-la até que fique uniformemente úmida, escorrer o excesso de água e colocá-la no ADOSTAB.
Não é necessário enxaguar o ADOSTAB novamente.
Atenciosamente,
Mirko
uhoepfner
Obrigado pela informação.
Na frente da garrafa está indicado 2 minutos e atrás 1 minuto como tempo recomendado. No site ADOX.de, 2 minutos. Então, os 2 minutos devem estar corretos?
Basta 1 minuto para o pré-aquecimento de papéis secos?
Robin_
Olá,
Acabei de dar um banho em algumas cópias em PE com ADOSTAB. Segui todas as instruções. Hoje tirei as fotos do varal e notei que há manchas avermelhadas no verso das cópias. Em algumas são mais visíveis, em outras menos. Mas só no verso.
O que são essas manchas? E dá para removê-las mergulhando as cópias na água novamente?
Atenciosamente,
Robin
Bonderer
Olá
É melhor usar Selentoner ou Goldbad para estabilizar, mas aí é preciso enxaguar novamente. Eu usei ADOSTAB para filmes, sem problemas. Depois, usei para uma grande quantidade de fotos RC e foi um desastre total. No lado da camada de quase todas as fotos havia manchas claras, tornando-as, portanto, inutilizáveis. As amostras de reclamação que enviei para a FOTOIMPEX infelizmente se perderam; antes da investigação das causas e tudo mais, não descobri qual foi a causa. Desde então, não uso mais ADOSTAB e ainda bem que isso não afetou meus negativos.
piu58
Eu uso o Sistan e não tenho nenhum problema com ele.
Robin_
Acabei de molhá-la de novo. Todas as manchas sumiram. Tive sorte :)
TR
Vou dar minha opinião aqui: utilizo o Selentoner para aumentar a segurança do arquivo, remover o tom esverdeado e realçar ligeiramente os tons de preto.
Às vezes, todo o papel, incluindo as margens brancas sem prata (ou seja, as áreas não expostas ou “fixadas”) adquire um tom muito leve de “marfim”. O papel fica então com a aparência de um desses “papéis de tom quente pseudo” com suporte colorido. Presumo que, nesse caso, o fixador ainda não tenha sido removido completamente. Alguém pode confirmar isso? Ou será que isso é um sinal de que o selenotoner está esgotado?
Gast
Olá
É melhor usar Selentoner ou Goldbad para estabilizar, mas aí é preciso enxaguar novamente. Eu usei ADOSTAB para filmes, sem problemas. Depois, usei para uma grande quantidade de fotos RC e foi um desastre total. No lado da camada de quase todas as fotos havia manchas claras, o que as tornou inutilizáveis. As amostras de reclamação que enviei para a FOTOIMPEX infelizmente se perderam lá; antes da investigação das causas e tudo mais, não descobri qual foi a causa. Desde então, não uso mais ADOSTAB e ainda bem que não afetou meus negativos.
Na descrição do Sistan (AG-Stab), encontrei o seguinte:
[size=3]
[font=verdana,geneva]"Atenção!
[font=verdana,geneva] Uma concentração excessiva de AG STAB pode causar manchas que só se tornam visíveis após algum tempo – especialmente quando as fotos estão em contato próximo (armazenamento em pilha). Por isso, é preciso ter cuidado para que a frente e o verso das imagens sejam limpos antes da secagem, para que não haja uma superconcentração parcial causada por gotas de AG STAB que secam. No processamento em máquinas de revelação e secadores contínuos, os rolos de espremedura e transporte devem ser cuidadosamente limpos, para que a solução de AG STAB não se deposite neles e cristalize[/size]"
piu58
> que, nesse caso, o fixador ainda não tinha sido removido completamente. Alguém pode confirmar isso?
O Selentonen é, na verdade, um teste sensível para verificar se a fixação e a lavagem foram feitas corretamente.
TR
> que, nesse caso, o fixador ainda não tinha sido removido completamente. Alguém pode confirmar isso?
O Selentonen é, na verdade, um teste sensível para verificar se a fixação e a lavagem foram feitas corretamente.
Exatamente. Mas aqui fala-se sempre de “formação de manchas”. No meu caso, porém, o papel está “colorido” de maneira uniforme. Como em uma viragem discreta. Por isso estou perguntando.
piu58
> uniformemente "colorido
Se o teor de íons de prata for uniforme, a coloração também o será.
TiMo
Às vezes, todo o papel, incluindo as margens brancas não expostas ou “fixadas”, que não contêm prata, adquire um tom muito leve de “marfim”. O papel passa então a parecer um daqueles “papéis de tom quente falso” com suporte colorido. Presumo que, neste caso, o fixador ainda não tenha sido removido corretamente. Alguém pode confirmar isso? Ou será que isso é um sinal de que o toner de selênio está esgotado?
Olá, Thomas,
até agora, sempre presumi que, se o tempo de exposição for longo o suficiente, o papel sempre adquire um tom leve. Afinal, trata-se de um revelador. Eu uso o revelador de selênio Adox 1+19. Quando deixo o papel no revelador por tempo suficiente, ele sempre fica com um tom marrom-amarelado discreto. Observo isso também no papel RC, no qual tenho certeza de que foi devidamente enxaguado.
Saudações, Tim
piu58
[indent=1]> Se eu deixar o tônico por tempo suficiente, ele sempre fica com um tom levemente marrom-amarelado.[/indent]
[indent=1]Eu uso o tônico muito mais concentrado, na proporção de 1 para 9. Nunca notei nenhuma alteração na brancura da imagem.[/indent]
TR
Obrigado pelas dicas.
Timo, meu papel, quando submetido a uma viragem ao selênio, tende claramente para o magenta. Nesse caso, não devo tonificar com muita intensidade. As áreas da imagem que não contêm mais prata fotográfica (ou seja, as bordas brancas) não devem sofrer nenhuma mudança de cor, já que ali não há mais nada (ou não deveria haver) com o que o revelador possa reagir. Também acho que, no meu caso, o revelador de selênio entrou em contato com o fixador que ainda não havia sido totalmente removido. Só fiquei surpreso com a reação uniforme, já que a literatura sempre fala em “formação de manchas”.
TiMo
Olá, Thomas e Uwe,
Na minha experiência, a borda permanece branca, é claro. Tudo o que está na imagem adquire um tom. Exceto as luzes absolutas. Nesse sentido, minha mensagem anterior não estava correta, pois eu me referi ao “papel”. De qualquer forma, o efeito geral da imagem fica mais quente, mas as áreas escuras também ficam um pouco menos densas quando eu aplico o tom por um tempo prolongado.
Por que você não faz um teste lavando um papel de forma insuficiente e depois tonificando-o? Assim, você saberá se ficam muitas manchas ou apenas uma grande mancha por todo o papel.
Saudações, Tim
Bonderer
Voltando ao início
Na verdade, um papel RC/PE bem hidratado não precisa de estabilizador. Ele dura o tempo que tiver que durar, e quem quiser pode tonificá-lo com o que quiser ou tratá-lo com Sistan ou algo semelhante. Provavelmente não verei a degradação das minhas fotos PE ainda em vida. Para mim, isso era mais importante nos negativos, que sempre tratei com Sistan. Posso refazer uma foto, mas um negativo destruído permanece destruído.
A gente faz a estabilização porque leu ou aprendeu sobre isso; eu tirei essa informação de vários livros e jornais. Para PE e também para barita, agora uso apenas o banho de ouro. Melhora a durabilidade, mas altera apenas os pretos, e só um pouquinho. Mas cada um tem que decidir por si mesmo como lidar com isso.
No meu desastre com o ADOSTAB, eu tinha raspado muito bem as fotos e depois passado pela secadora. Não dá para fazer mais do que isso com uma secadora dessas; como é que se limpa os rolos de verdade? Não dá para chegar em lugar nenhum e, por causa do sentido de rotação, também não dá para passar um pano úmido, simplesmente não funciona bem. E os fabricantes, eles sempre escreveram muito, mas quando não dava certo, era sempre culpa do usuário.
O objetivo dos papéis RC/PE era, afinal, uma processabilidade mais rápida, mais fácil e melhor. Nunca foi uma questão de durabilidade. Em termos de durabilidade, o Baryt certamente leva vantagem, mas quem é que vai ver suas fotos se deteriorarem?
TR
Tive uma experiência ruim com imagens coloridas e um secador contínuo: as imagens em PE ficaram com a superfície pegajosa. Talvez essas imagens precisem ser secas ao ar livre.