Gast
:ph34r:Como acabei de me cadastrar neste fórum,
gostaria de começar dando um oi a todos.
Fico feliz em ver que ainda há muitos fãs de câmeras analógicas
que andam por aí com seus tesouros, por vezes “antigos”.
Sobre mim: tenho 42 anos e trabalho como técnico de rádio
em uma empresa de eletrônica. Pratico fotografia há alguns
anos. KB NIKON F80 ANALÓGICA, experimentei uma Canon digital emprestada,
que pessoalmente não me agradou.
Há um ano, ganhei uma Pentacon Six e várias lentes de presente.
(35 mm, 50 mm, 80 mm, 180 mm e 500 mm) Porque o digital é melhor?! Segundo o doador. (Minha sorte)
Desde então, adquiri uma DUKA com todos os acessórios necessários.
Adquiri alguma experiência e o melhor é que me diverti muito.
Atualmente, a P.Six está me causando problemas em climas frios abaixo de 5 °C.
Depois de muitas falhas na rede, desmontei a câmera, limpei-a
e lubrifiquei-a com óleo de relógio totalmente sintético.
No geral, ela funciona melhor do que antes, mas perto de 0 °C, o obturador de tecido
fica aberto cerca de 1 mm em todas as velocidades.
Para mim, surge a questão:
Enviar a câmera para conserto (ela realmente funcionará em temperaturas negativas?)
Mudar para outra câmera com o desejo de poder continuar usando as lentes. (Hassel.,
Kiev etc.)
No inverno, ando muito de moto para fotografar, sem a
possibilidade de manter o equipamento aquecido.
Uma câmera sem bateria recarregável ou pilha me agradaria.
Nessas temperaturas, as câmeras digitais frequentemente falhavam. Problemas de capacidade da bateria em
exposições prolongadas eram irritantes.
Agradeceria dicas e informações sobre como continuar usando a Six ou outros corpos de câmera nessas condições
.
O orçamento deve ficar em torno de 500 €
cfb_de
Olá, Dirk,
As P-Sixe têm, por natureza, uma desvantagem em condições de frio intenso. A velocidade de 1/125 na sua também funciona abaixo de 0 °C? Não? Então, a Knips precisa ser levada a um serviço de manutenção profissional. Por exemplo, na Baier em Emmendingen, na Olbrich em Gölitz, na Krenkel em Treuen ou em muitos outros lugares.
Como alternativa, poderia se considerar uma Kiev-60. Ela custa cerca de cem euros, e a Baier (ver acima) ou a Wiese em Hamburgo podem ajustá-la.
Ou você mesmo pode fazer isso. A K-60 está muito bem documentada na internet em inglês e, embora seja um pouco complicada mecanicamente, não é excessivamente exigente (o que não posso dizer da P-Six).
Eu mesmo ajustei minha K-60 para filmes modernos e, em algum momento, desmontei-a completamente junto com um mecânico de precisão. Por diversão.
Ele ficou impressionado com a simplicidade da construção e a qualidade modesta das peças com que os ucranianos/russos construíram uma câmera tão robusta.
É verdade. Ela é robusta. Uma vez, deixei-a cair no chão da cozinha. O azulejo quebrou, a câmera ficou intacta :-)
A P-Six é, naturalmente, de outra categoria: trata-se de mecânica de precisão de origem alemã. Infelizmente, da RDA, com as consequentes concessões em termos de qualidade de construção. Muito do que foi feito na construção foi habilidoso, mas, infelizmente, acabou se traduzindo apenas como “intencional” no produto.
Atenciosamente,
Franz
Wolf_XL
Olá, Dirk,
A Six dá trabalho no frio, e suas lentes também — a menos que já tenham sido desmontadas e lubrificadas com lubrificantes modernos. Isso não é nenhuma surpresa — por um lado, os lubrificantes da época da RDA não são exatamente os melhores e, por outro, algumas lentes têm mecanismos de abertura bastante incomuns... Na Sonnar 180, por exemplo, o diafragma é acionado por um cabo Bowden — muito estranho... ;-)
Alternativas? Além da já mencionada Kiev 60, há também uma Kiev 88 modificada com baioneta Pentacon. Só que ambas sofrem com os problemas típicos do Bloco Oriental — ou seja, ou são “indestrutíveis” ou você está sempre consertando alguma coisa. Além disso, ainda tem a Mamiya 645. Ótima câmera de sistema com tudo o que o coração deseja e — as lentes P’Six podem continuar sendo usadas com um adaptador. No entanto, só com abertura de trabalho... Ou você pode comprar uma “câmera de inverno” — penso, por exemplo, na “Leica do Texas”, a Fuji GW690. Ela não tem lentes intercambiáveis, mas é tão grande que dá para manuseá-la mesmo com luvas de motociclista... ;-)
Gast
Agradeço pelas respostas rápidas. Acho que a Mamiya pode me agradar bastante.
Já dei uma pesquisada no Google. Vou começar a procurar. Desejo um ótimo fim de semana!
Vou dar uma olhada na DUKA agora, até mais.
Com saudações em preto e branco, Dirk :) <_< :D
orwograph
Desculpe, postei minha mensagem no lugar errado e, por isso, a apaguei. Não consigo apagar esta mensagem de jeito nenhum.
Peter.