leoz
Olá,+
Tenho uma pergunta sobre o Adox 25 CHS. Comprei cinco rolos (do tipo 120) para testar e, provavelmente, vou realizar a exposição no fim de semana.
Agora, a pergunta propriamente dita.
Tenho o Ap09 (que adoro usar para revelar filmes) e, como dizem que é uma combinação muito boa, comprei também o Neofin Blau para o CHS.
Li que se deve revelar o filme em um revelador o mais diluído possível, ou seja, com o Ap09 na proporção de 1+100 e com o Neofin 30 ml para 970 ml de água.
(É preciso respeitar uma quantidade mínima de revelador com o Neofin? Tenho um Jobo 1520, que só comporta 500 ml; caso contrário, amanhã mesmo eu sairia correndo para comprar a extensão 1530 na Impex).
Então, o que vocês recomendariam: qual revelador e por quanto tempo? (No catálogo diz que com o Neofin ocorre um “push” de 1+, então eu teria que realizar a exposição como ISO 50, certo?
E quanto ao uso:
Quero usar os filmes para fotografar bandas; pode parecer estranho à primeira vista, e é mesmo, mas o que me interessa é alta resolução e um filme o mais resistente possível; provavelmente também vou usar um filtro vermelho (há algo a se levar em conta, além da exposição com 2 stops a mais?). No fim das contas, os filmes serão digitalizados; não tenho um ampliador 6x6 e provavelmente não vou conseguir um tão cedo.
Desde já, muito obrigado pelas respostas
Leo
p.s.
Pré-aquecimento, sim ou não? Por quanto tempo?
HenningH
Olá, Leo,
Só tenho experiência com o Neofin 50 (a 100 ASA), que usei diluído na proporção de 15 ml para 250 ml. Ou seja, a diluição “normal”. 15 ml para 500 ml representaria a mesma quantidade mínima de revelador, então, na minha opinião, vale a pena tentar. Meus resultados ficaram bem nítidos, mas também com granulação bem acentuada (tem um tópico mais longo sobre isso aqui). Além disso, talvez seja importante levar em conta que o Neofin de hoje é um pouco diferente do dos anos 50...
Não faço pré-lavagem; como banho de parada, uso apenas água.
Eu não usaria um filtro vermelho, pois os filmes CHS são bastante insensíveis na faixa do vermelho. Com um filtro laranja já se obtêm resultados bem nítidos.
Saudações swingantes
Henning
leoz
Muito obrigado, já são algumas sugestões interessantes.
A dica sobre o filtro vermelho foi ótima; por um instante, esqueci da baixa sensibilidade na faixa do vermelho; com certeza teria sido um grande desastre (para as fotos com filtro vermelho, vou usar o T-max ou o Fomapan).
Não me importo com o grão acentuado, então talvez eu teste a mistura 15 para 500.
(na fonte que mencionei,
http://www.chrzahn.de/Fotoseiten/Tipps/apx25Ersatz.html, diz que o filme é muito duro e só ficaria bom com Neofin Blau em diluição forte)
Eu só experimentei um CHS 50 uma vez, “naquela época” ainda em 35 mm e revelei de forma bastante ingênua em RODINAL 1+25. Mas os resultados foram bastante satisfatórios.
cfb_de
Olá,
Estou falando apenas sobre o filme de 50 ISO.
De acordo com minha modesta experiência (e não sou o único a pensar assim...), nos filmes de Samobor, as propriedades da emulsão mudaram nos últimos anos de forma gradual, mas clara e para pior.
No total, tive que testar cinco lotes inconsistentes desde 2003 (geralmente compro filmes em rolo em quantidades >100).
Como não tenho vontade de testar cada lote, aprendi a usar o HP5+ :-) Aprendi a ajustá-lo para uma reprodução semelhante de tons de cinza e grãos, o que funciona muito bem com RODINAL 1+25/17 °C/ASA 200 (tempo/agitação: de pulso, enquanto cozinho macarrão ou algo parecido). O efeito de “cegueira ao vermelho” do Efke/ADOX 50 pode ser reproduzido muito bem com um filtro laranja. O filme tem se comportado de maneira totalmente constante dentro das estatísticas normais para o tipo de filme há quatro lotes.
E como o Mirko se mostrou tão irritado ao lidar com reclamações aqui no próprio fórum dele: agora compro meus filmes em outro lugar. E mais barato do que a mercadoria de exportação reetiquetada da Ilford.
@Mirko: Na minha opinião, você pode descontinuar o 50 agora. Sei que na época fui um dos poucos defensores. Agora chega disso. Eu ainda tinha 200 rolos com colagem potencialmente tão fraca quanto os últimos, que eu pretendia usar. Depois do terceiro, eu percebi por que a Impex embala (ou embalava?) os filmes nessas embalagens de baixa qualidade. O R50 só vai entrar na minha câmera dentro de um saco de troca.
Se vocês puderem oferecer novamente filmes em latas que atendam às minhas necessidades a um preço de mercado, voltarei a comprar de vocês.
Seus concorrentes não estão em Stapelfeld, nem em Hatten, e muito menos se autodenominam “kunstgrau”. São revendedores especializados bem comuns daqui da região. No coração da zona de horror da Suábia, bem longe da capital do Reich, Bielehn.
Atenciosamente,
Franz
piu58
Eu "pesquisei" exaustivamente sobre o filme. Como revelador, para mim só entrava em questão o Rosinal. A "literatura" (também conhecida como pesquisa no Google) recomendava uma diluição de 1:100. Descobri que 1:50 funciona bem. Com o movimento do pulso e a minha inclinação, são 6,5 minutos, mas cada um precisa testar por conta própria.
O filme não deve ser submetido a superexposição nem a revelação em excesso, pois tem tendência a perder detalhes nas áreas claras. Fora isso, ele é bom.
Eu fiz a pré-lavagem, porque é o que se recomenda (o que eu normalmente nunca faço). Cerca de 1 minuto.
BertholdSW
Olá, aqui do Sauerland.
Os filmes em rolo Efke 25 e o Finol da Mäßig formam uma dupla incrível.
Sem rodeios: revelados a 22 °C e por 510 segundos, essa é a minha combinação perfeita.
Depois, revelo com a MG IV e o filtro 2,0.
A 23 °C, se quiser um contraste um pouco mais acentuado.
O revelador tem validade de pelo menos 1 a 2 anos. Só por isso já é o número 1 para mim.
Já usei cerca de 40 rolos. Por enquanto, vou continuar com a Mamiya 645.
Se o filme não enrolasse assim depois do revelamento, não haveria mais nada do que reclamar.
Atenciosamente, Berthold
WWW.hachener.de
e lá as fotos com a borda branca são, em geral, fotos Efke.
Wolfgg
Todos reclamam da “tendência a enrolar” dos filmes em rolo Efke/ADOX e, com isso, ignoram uma vantagem única: só com esse tipo de suporte é que nunca tive imagens desfocadas causadas por problemas de alinhamento, pois é justamente essa forte tendência a enrolar que garante, mesmo no formato 6x9, um contato íntimo em toda a superfície com a placa de pressão, e isso apesar daquele papel imprevisível no meio. Mesmo quando a câmera está apontada verticalmente para baixo. E justamente no rolo de 25, não se deve fechar demais o orifício, pois assim não se tem margem para erros de nivelamento, para que ele possa demonstrar sua capacidade de produzir bordas bem nítidas com reveladores como Tanol, Finol, Pyrocat-HD...
Atenciosamente, Wolfgang
BertholdSW
Vou tentar enviar três fotos para comparação.
Foto “Dente-de-leão”: Efke 25, Mamiya 645, revelada com Finol.
Foto “No pântano”: Tmax 100, 6x9 Falter, revelada com Finol.
Foto “Sol da manhã”: Tmax 400, 6x9 Falter, revelada com Finol.
Comparem vocês mesmos.
O Efke 25 para alta resolução é o meu padrão em Finol.
O Tmax 100 será usado no futuro para o restante.
Todos os demais filmes/reveladores serão descartados.
Encerrei essa eterna indecisão e a busca por algo melhor. Era o caminho errado.
Atenciosamente, Berthold Jochheim
PS. de Wolfgang.
> Todos reclamam da “tendência a enrolar” dos filmes em rolo Efke/ADOX e, com isso, ignoram uma vantagem única: somente com esse suporte nunca tive imagens desfocadas por problemas de planicidade, pois é justamente essa forte tendência a enrolar que garante, mesmo em 6x9, contato íntimo em toda a superfície com a placa de pressão, e isso apesar desse papel imprevisível no meio.
Obrigado, nunca tinha visto isso dessa forma. Você está CERTO!!! Às vezes preciso que me coloquem isso bem na cara.
leoz
Bem, minhas tentativas com o Neofin Blau não deram muito certo.
Hoje ainda vou revelar os dois últimos rolos para testar, desta vez com exposição ISO 25.
Ainda tenho Neofin Blau e RODINAL; quero revelar esses dois com RODINAL. Com uma diluição de 1+100, 12 minutos seria o ideal, certo?
Muito obrigado pelas respostas e pelas belas fotos.
BertholdSW
Olá, aqui do Sauerland
Bem, o revelamento com contraste aumentado também funcionou bem para mim.
Finol a 22 °C por 510 segundos, sem pré-aquecimento, é o padrão para mim.
Para mim, o revelamento com contraste aumentado é:
Finol a 24 °C por 510 segundos, sem pré-aquecimento.
Anexo uma foto abaixo.
Atenciosamente, Berthold Jochheim