Rudolphono
Oi.
Da última vez que fiz um revelamento “ESPECIAL” em preto e branco de formato médio, 8
Renate
Olá, Ralph,
O HC110 é exatamente o oposto do que você procura. O grão fica bem visível e o revelador produz imagens nítidas. O mesmo vale para o RODINAL, o segundo revelador de durabilidade extrema.
Para o que você precisa, recomendo o A49. O grão é quase imperceptível, há muitos tons de cinza bem diferenciados e a nitidez não é particularmente boa. A durabilidade é razoável. A solução preparada em uma garrafa cheia dura de 6 meses a, no máximo, 1 ano. Coberta com Protectan, a solução dura apenas algumas semanas. A grande desvantagem é que é preciso misturar o revelador a partir do pó. Isso também é, ao mesmo tempo, sua vantagem, pois essa qualidade só é possível na forma de pó. Ele é meu revelador principal no momento, ao lado do HC110 e do RODINAL.
Gosto muito do Fomapan e, no A49, obtêm-se negativos que podem ser bem ampliados. É um revelador versátil e descomplicado. No entanto, nunca usei o 200, apenas o 100 e o 400. Não gosto das emulsões T.
Boa sorte
Renate
Rudolphono
Parece ótimo.
Reuni alguns itens aqui.
Seria ótimo se alguém pudesse dar uma olhada para ver se está tudo certo, ou se há algo a acrescentar, corrigir ou otimizar.
ADOLUX ATM 49 2x1 litro
ADOSTOP banho de parada
ADOFIX Fixador 1 litro
ADOX ADOFLO 1 litro
Clipes para filme Paterson 2 pares
Termômetro preto e branco
Garrafa de gargalo largo 1000 ml 2 unidades
1 para o banho de parada e 1 para o fixador
Espiral 1500 35 mm / 6x6
Tanque 1520 2x35 mm
Proveta de 100 ml
para preparar o banho de parada e o fixador
Copo medidor Paterson de 2000 ml 1 unidade
para preparar o revelador, o banho de parada e o fixador
Ainda faltam alguns galões para o revelador e fixador antigos e uma garrafa de vidro escura com bolinhas de vidro para o revelador novo na lista de compras.
Atenciosamente, Ralph
Schwedenstahl
Olá, é verdade o que você disse sobre o grão, mas isso só ficaria realmente visível em KB; em 6x6 ou mesmo 6x7, com certeza não é tão perceptível.
Até que tamanho de ampliação você pretende chegar?
Atenciosamente,
Marwan
Rudolphono
No momento, estou apenas digitalizando as fotos.
Mas, no futuro, com certeza quero ampliar algumas delas.
Acho que o formato A4 deve ser possível com a KB.
Richard
Ainda faltam alguns galões de revelador e fixador antigos e um frasco de vidro escuro com bolinhas de vidro para o revelador novo na lista de compras.
A garrafa com bolinhas é uma bela teoria. Só que não é muito prática. Desde a quantidade de bolinhas, passando pela densidade de enchimento, até os problemas ao despejar o revelador e limpar as bolinhas.
Muito melhor: garrafas Aponorm da farmácia. Divida a solução em porções de tamanhos razoáveis (100 ou 200 ml) e esqueça os problemas. Os frascos não são caros e você reduz consideravelmente o espaço de gás acima do revelador. Além disso, as porções permanecem fechadas até o momento do uso :mrgreen:
Não se esqueça de usar a cabeça ao escolher os tamanhos das porções :mrgreen:
Rudolphono
É claro que essa é uma ideia inteligente.
Quanto aos galões para revelador e fixador antigos... faz diferença o que eu uso neles?
Tenho alguns galões de lata velhos.
Antes tinham um produto de limpeza dentro.
cfb_de
A chapa de metal não é legal. Com o revelador (básico e formador de complexos), ela acaba se corroendo. Com o fixador, ela fica mais fina, mas, em contrapartida, fica prateada por dentro (não vale a pena descascá-la, a poça no porão causa mais problemas e o tiossulfato de ferro não precisa ser descartado como lixo tóxico).
Use galões de loja de materiais de construção, galões de plástico para combustível, galões velhos de Aqua-Dest ou qualquer outra coisa.
Ou (solução prática!): Dê uma olhada aqui no fórum, usando a função de busca, para saber o que fazer como usuário particular com revelador velho e o que pode ser feito com o fixador velho. Afinal, também dá para exagerar no “ecologismo” :-)
Quanto aos fixadores, eu já dei uma dica bastante clara nas entrelinhas acima.
Atenciosamente,
Franz
P.S.: E os galões usados são bem limpos antes mesmo. O que o meio ambiente diria dessa entrada supérflua sobre “produtos de limpeza”? Que tipo de “produto de limpeza” é esse, afinal?
leoz
Então, para o Fomapan, eu acabaria optando pelo RODINAL mesmo; o Fomapan 100 em RODINAL 1+25 (estou falando da versão para formato médio do filme) me dá resultados muito bons, e o grão fica bem controlado; eu também digitalizo todos os meus negativos.
E o frasco de RODINAL dura uma eternidade, tanto pela quantidade do revelador quanto pela data de validade.
A minha ainda é da época em que comecei com o P&B, há dois anos; depois fiz uma pausa e agora voltei, mas desta vez no formato médio. E o frasco de Rodinal ainda está pelo menos pela metade, se não três quartos cheio.
Desejo-te muita diversão.
Rudolphono
Obrigado pelas sugestões. Acabei de encomendar o ATM 49 e, com as medidas e tudo mais, tenho tudo o que preciso.
Encomendei pequenas garrafas de vidro marrons de 150 ml.
Com um litro de solução-mãe, consigo 6 porções de 166,6 ml cada; se realizar a diluição dessas porções na proporção 1+2, tenho exatamente 500 ml. Com isso, consigo encher bem o tanque Jobo Uni.
Se os 166,6 ml não couberem nos frascos, terei que deixar a solução-mãe um pouco mais espessa, o que não deve ser problema. Basta diluir na proporção de 1+2,2. <_<
Mais uma vez, parabéns à equipe da FOTOIMPEX.
O pedido por e-mail foi processado imediatamente e a confirmação do pedido foi muito informativa.
Também acho muito mais legal folhear o catálogo em PDF do que navegar em uma loja online.
É realmente divertido gastar dinheiro aqui. :)
cfb_de
E onde está o seu antigo fixador?
Atenciosamente,
Franz
Rudolphono
E onde está o seu antigo fixador?
Atenciosamente,
Franz
Isso vai para a sogra.
Não... eu nem tenho sogra.
Por enquanto, isso vai ficar guardado em um grande galão de plástico de 10 litros.
cfb_de
E depois? Levar tudo para o ponto de coleta de resíduos perigosos?
Dá para poupar esse transporte absurdo de água, seguido do desperdício de combustíveis fósseis (também conhecido como “incineração de resíduos perigosos” de 98% de água).
As palavras-chave são “lã de ferro” (uma porcaria nojenta), “ditionito”, “eletrólise”. Com isso, a prata é preenchida e o restante pode ser jogado no ralo ou, no caso do preenchimento eletrolítico de prata após a regeneração, até mesmo reutilizado. Para a entrega de resíduos especiais, leva-se então apenas alguns gramas de resíduos do preenchimento.
Atenciosamente,
Franz
Rudolphono
E como faço isso com a lã de ferro?
Entendo bem como isso funciona do ponto de vista químico.
É só colocar um pouco de lã de ferro no meu fixador usado e filtrar depois de um tempo?
Deixar a lama secar e levar para o ponto de coleta seletiva?
Atenciosamente, Ralph
cfb_de
Sim. Coloque a lã de ferro (atenção: a lã de aço da tornearia não serve!), deixe repousar por alguns dias (mas funciona melhor se for agitada), filtre e descarte o resíduo.
Atenciosamente,
Franz
Rudolphono
Não estou familiarizado com o termo “lã de ferro”.
Será que se refere à lã de aço usada em oficinas para polir?
Ou existe uma “lã de ferro” com liga diferente ou menos ligada, específica para aplicações especiais?
cfb_de
Não estou familiarizado com o termo “lã de ferro”.
Será que se refere à lã de aço usada em oficinas para polir?
Ou existe uma “lã de ferro” com menor ou diferente composição de ligas, destinada a aplicações específicas?
A lã de aço mais usada para limpeza tem uma liga muito alta (e, portanto, é eletroquimicamente muito nobre) para que se possa usar para galvanizar prata.
Você precisa de lã de aço com baixa liga, de preferência sem cromo e níquel. Ou seja, apenas ferro e poucos por cento de carbono. Daí a denominação de “lã de ferro”. Ela surge como resíduo na usinagem de peças metálicas baratas.
Ou você consegue o material adequado na indústria metalúrgica ou o compra em lojas de produtos químicos (mas, nesse caso, o enchimento com ditionito fica mais barato).
Atenciosamente,
Franz
Rudolphono
Bem, não tenho um local adequado para o ditionito.
O aço de construção seria adequado, mas, no máximo, só geraria limalhas ao ser perfurado.
Tenho uma fonte de limalhas de alumínio. Afinal, o alumínio está bem mais abaixo na série de tensão do que a prata.
Posso usar isso também? Elas são relativamente grandes. Mas tenho um galão de 10 litros e muito tempo.
Atenciosamente, Ralph
cfb_de
Embora o alumínio se encaixe na série de tensão, ele não funciona: ele se passiva.
Atenciosamente,
Franz
Rudolphono
É verdade.
Na verdade, eu mesmo deveria ter pensado nisso.
Então, onde posso conseguir essa lã de aço?
Ou há outras alternativas?