EugenMezei
Olá!
Alguém sabe o que significa a sigla AD-37?
Eu encontrei isso durante o fechamento de um centro de exames pulmonares. Pode ser algo relacionado a filmes radiográficos.
Acho que é um revelador. Vem em pó, embalado em um saco plástico grande e outro pequeno, ambos pretos e com capacidade para 10 litros. AD-37/1 é o saco menor, AD-37/2 o maior.
A princípio, pensei que fosse da Azomures, o que, na verdade, é bem provável. No fórum d.r.f, fui encaminhado para a ADOX, o que também seria plausível; ou se trata realmente de material antigo da ADOX (também encontrei aqui filmes Agfa de Wolfen) ou a Azomures adotou a denominação e a fórmula. Ou será que a ORWO produziu algo com essa denominação? (Antes da Azomures existir, trabalhava-se muito aqui com os filmes radiográficos da ORWO.)
De qualquer forma, ficaria feliz se alguém encontrasse essa denominação em algum lugar. Não encontrei nada online e já folheei meus livros de receitas.
Atenciosamente,
Eugen
skahde
Apenas como orientação: duas embalagens? Uma grande e outra pequena? Parece muito com revelador.
Preparar a solução e mergulhar o filme é outra possibilidade. Se ficar preto, é revelador; se ficar transparente, é fixador (mas isso me surpreenderia bastante). No entanto, se a composição química for totalmente desconhecida, eu desaconselharia isso e recomendaria descartar o material de forma adequada. Isso é bem melhor do que ter que chamar os bombeiros no final.
Atenciosamente,
Stefan