orwograph
Olá,
Comprei na internet (não na FOTOIMPEX, que vergonha, já estou me arrependendo, mas isso é outra história) um rolo de Rollei Retro 100 — 30,5 m para enrolar manualmente, na embalagem original. Enrolei os primeiros cartuchos no carretel e, em seguida, ao ver à luz, percebi que o início do filme em todos os quatro (ou seja, possivelmente ao longo de todo o rolo) apresentava, na borda acima da perfuração, uma faixa estranhamente iridescente, mais visível pelo lado sem emulsão do que pelo lado com emulsão. Após reclamar, o vendedor, de boa vontade, me enviou um novo rolo e — o mesmo de novo. Desta vez, porém, não na borda, mas bem no meio da fita e — melhor ainda — acompanhado de uma ondulação longitudinal contínua no suporte (ou talvez não no suporte, mas causada por um revestimento irregular).
Por isso, escrevi para a Maco, que aparentemente embala o APX como RR100, mas lá riem de mim, dizem que o problema nem existe, que a Maco nunca colocaria no mercado um produto com defeito, ou então minimizam a questão no e-mail seguinte. De qualquer forma, dizem que estou no endereço errado na Maco, que eu deveria reclamar o produto com o revendedor onde o comprei.
Uma ondulação longitudinal no filme (palavra-chave: nivelamento na câmera) realmente não é motivo para reclamação, como a Maco me escreveu? A Maco não está colocando em risco sua própria reputação e, além disso, a da Rollei, ao comercializar esse tipo de material?
Peter.
MirkoBoeddecker
Olá, Peter,
Na verdade, não temos conhecimento desse problema. Pelo menos não aqui.
Seria interessante dar uma olhada nisso.
Fico um pouco surpreso ao ouvir que a Stapelfeld não quis aceitar a devolução.
Isso não é normal. Sempre temos interesse em receber de volta todo o material com defeito, já que pode ser necessário bloquear um lote. Acho que no Stapelfeld não é diferente.
Talvez você tenha falado com o funcionário errado.
Você já revelou um rolo para ver se dá para ver alguma coisa nas fotos?
Você escreve “camada iridescente”. Essa faixa é mais como um sulco ou talvez também uma camada?
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
>Você já revelou um filme para ver se dá para ver alguma coisa nas fotos?
Sim, já revelei. O negativo sai normal, mas a faixa iridescente permanece.
>Você escreve “camada iridescente”. Essa faixa é mais como uma marca ou talvez também uma camada?
Parece um pouco com nácar, é difícil de descrever. Acho que uma das emulsões ficou muito fina ou muito grossa, mas provavelmente não é a emulsão sensível à luz. Pode ser a emulsão anti-curling (se é que o APX tem isso?), o que também explicaria a leve deformação ou ondulação.
Posso te enviar uma amostra por correio, revelada e não revelada, para você ter uma ideia. Quer dizer, não vou fazer um escândalo por causa disso, as fotos não ficaram inutilizáveis, mas o caso todo é um pouco estranho. Afinal, dá para se preocupar com a durabilidade dos negativos e, de qualquer forma, com a planicidade e o plano de nitidez na captura. O Maco zomba de mim por e-mail, o revendedor onde comprei isso não se pronunciou sobre o assunto até agora, por isso estou perguntando aqui. Talvez você tenha um contato melhor com o pessoal da Maco ou que eles te levem mais a sério, embora eu ache que, pelo bem da imagem da empresa, algo assim deva ser sempre levado a sério. Mesmo que eu tenha comprado o material de um revendedor mais ou menos anônimo no eBay.
Peter.
cfb_de
Olá, Peter,
A melhor maneira de entrar em contato com o Maco é através do Sr. Sebastian Junghans. Você consegue facilmente o endereço de e-mail dele em dois outros fóruns :-)
Sem ter visto seus filmes, tenho a suspeita de que haja um erro no revestimento do verso (na Agfa — que descanse em paz —, ele não servia para impedir qualquer tendência de enrolamento de suportes menos adequados para uso fotográfico, mas sim para que o filme passasse de forma limpa e suave pela câmera. O revestimento do verso é padrão da indústria desde pelo menos 1982). Isso acontece e é totalmente irrelevante, desde que não comprometa a planicidade. Nas faixas espectrais em questão, nenhum ampliador deveria emitir luz (as lâmpadas de arco são história há oitenta anos, e as lâmpadas incandescentes são mais comuns desde então) e, consequentemente, nenhum erro de exposição deveria ocorrer durante a ampliação.
O último parágrafo representa pura especulação em relação aos seus filmes. Eu não os *vi*. No entanto, enviar um e-mail diretamente ao Sr. Junghans deve ser promissor. Embora ele seja o guru de marketing sênior na empresa em questão, ele pode muito bem agir no interesse do cliente e perguntar diretamente aos técnicos responsáveis :-) E pergunte de forma tranquila e sem compromisso. *É assim* que se faz hoje em dia. Uma solicitação educada e, somente se necessário, uma amostra avaliada por um perito juramentado. Afinal, em computadores, 90% dos erros estão na frente do monitor e, na fotografia, 85% estão atrás do visor.
E quem escreve isso agora sou justamente eu, que já questionei aqui os sagrados produtos Stapelfelder de forma bastante mordaz (palavra-chave R?, ou melhor, seu original).
Entretanto, o tio Hartmuth se aposentou de suas atividades de gestão e palestras e deixou o resto do campo para poucas pessoas que sabem lidar melhor com o mercado atual. Não há erro nisso.
Se agora os editores de indulgências que trabalham em tempo parcial tiverem que voltar para a cozinha, vejo um futuro brilhante para esse revendedor.
Com o Mirko, ele dificilmente vai se atrapalhar, pois os sortimentos são suficientemente distintos e as colaborações necessárias, mesmo por meio de terceiros, são estreitas o suficiente.
Não quero me pronunciar agora sobre a gênese desses “retros”. E essa foi uma observação puramente objetiva.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
O revestimento fica na parte de trás ou na frente?
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
É difícil dizer — acho que está mais para o lado de não ser uma emulsão. Vou te enviar o produto pelo correio, assim você mesmo pode ver como é.
MirkoBoeddecker
Se estiver na parte de trás, é bem provável que o defeito não afete a imagem.
Espero que isso tenha ajudado e ficarei à disposição para dar uma olhada.
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
Mirko,
E aí, o que você acha? Você recebeu os trechos?
Peter.
MirkoBoeddecker
Devem estar na minha mesa, mas não estarei em Berlim até sexta-feira.
Atenciosamente,
Mirko