whiteride
Olá,
já acompanho o fórum há algum tempo, mas até agora a função de busca sempre me ajudou bastante :-)
Mas agora estou meio que sem saber mais o que fazer.
Hoje revelei um filme em rolo HP5 no Cube XS (CG512, RLS).
A exposição do filme foi feita a 200, a temperatura do revelador estava em 24 graus (+/- 0,2) e revelei de acordo com as instruções, por 13,5 minutos (30 seg. de agitação) -> ou seja, nada que saísse muito do padrão...
O resultado foi (como já aconteceu duas vezes antes) um negativo cinza e claro...
O que pode estar causando isso? Será que estou interpretando alguma informação de forma errada?
Muito obrigado desde já pela ajuda...
Philipp
zensusa
Olá, Philipp,
apenas uma resposta rápida à sua pergunta: *O resultado foi (como já aconteceu duas vezes antes) um negativo cinza e pouco definido... A que isso pode ser devido?*
Se todas as suas especificações foram seguidas corretamente — negativo exposto corretamente, mistura de revelador 1 para 4, pelo menos 52 ml de revelador por filme!, 24 graus durante todo o tempo, 13,5 min etc.— então, se os negativos ainda assim ficaram finos e cinzentos, provavelmente você cometeu o erro típico do usuário do CG 512, que, porém, é pouco conhecido. Ou seja, você esqueceu de agitar vigorosamente ou inclinar o revelador antes de misturá-lo na proporção de 1 para 4; – como preferir. Isso não é brincadeira, pois o CG 512 tende a separar seus componentes, ou a deixá-los parcialmente depositados no fundo (mas isso não é visível). Por isso, muitos usuários do CG 512 sempre afirmaram que o revelador não tem longa durabilidade. No entanto, isso não é verdade. Ele dura tanto quanto outros reveladores conhecidos (exceto o R09 e o RODINAL, que são quase indestrutíveis).
Portanto, antes de usar, agite bem, e então ele deve funcionar normalmente. Aliás, por ser assim, não se deve usar Protectan — pssssss — com o CG 512, mas sim transferir o revelador para frascos marrons menores adequados, de modo que fiquem sempre cheios até a borda, ou usar *bolinhas de vidro* para expulsar o ar. Guardar na geladeira também não faz mal!
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Lothar
whiteride
Olá, Lothar,
Acho que o processamento e a exposição estavam corretos; além disso, tomei bastante cuidado — afinal, não era a primeira vez...
No entanto, eu realmente não agitei as garrafas nem as movi de forma alguma — você acha que isso por si só poderia ser a causa?
Vou tentar...
OBRIGADO, Philipp
zensusa
Olá, Philipp,
Quando o CG512 fica parado por muito tempo, as substâncias importantes do revelador tendem a se depositar no fundo e se concentrar com o tempo. Por isso, é muito importante agitar bem o concentrado antes de medi-lo (de preferência, virando-o de cabeça para baixo algumas vezes).
Se você não fizer isso, os negativos podem apresentar uma névoa cinza (leitoso) após o revelamento, às vezes mais forte, às vezes mais fraca, dependendo da sedimentação do concentrado. O tom cinza do seu negativo pode, portanto, ser causado por isso. Eu mesmo cometi esse erro por *experiência própria* no início da minha prática com o CG 512.
Portanto, muito importante: agite vigorosamente o concentrado antes de medir!
Quanto ao tempo de revelação, eu recomendaria revelar o HP5+ na versão de filmes em rolo por cerca de 14 a 14,5 minutos. Agite constantemente nos primeiros 15 segundos (virando cerca de 10 vezes), depois vire uma vez a cada 30 segundos.
Embora eu trabalhe apenas com rotação e já não use o HP5+ há muito tempo, os tempos mencionados acima devem, na verdade, apresentar bons resultados com os filmes em rolo HP5+.
Talvez mais uma observação pessoal. Entre os filmes clássicos de 400, o APX 400 ou o Retro 400 (200 ASA) são particularmente adequados para um revelamento CG 512; nitidez muito boa, tons e valores de cinza muito bonitos.
Boa sorte
Lothar