wschwetz
Alguém tem alguma dica para revelar um APX 100 (submetido a uma exposição de 160 ASA) no Promicrol para ampliadores de luz mista (G=0,7)? A Digitaltruth, que normalmente indica tempos para o condensador, apresenta os dados na embalagem, mas não menciona nada sobre o contraste. Em quantos por cento é preciso aumentar o tempo de revelação para obter um contraste mais alto?
zensusa
Olá, Winfried,
Eu revelo em rotação a 24 graus, mas você pode converter os dados.
Meus dados referem-se ao Retro 100 / filme em rolo (equivalente ao Agfa APX 100) com pré-aquecimento de 2 minutos, revelado para graduação dividida . Ou seja, luz mista.
Promicrol 1 : 14 com 6 min 45 seg em rotação a 24 graus.
Se você revelar a 20 graus com 30 segundos de inclinação sem pré-aquecimento (o que, na verdade, não é necessário com o APX!), deve revelar por cerca de 10 min 30 seg (talvez até 15 a 30 seg a menos).
Boa sorte
Lothar
wschwetz
Obrigado pela resposta. O site Digitaltruth indica 11 minutos para uma exposição de 160-200 ASA, o que também consta no frasco, sem especificar a exposição nem o contraste obtido. Nesse caso, o tempo não deveria ser um pouco mais longo para se obter um contraste maior?
zensusa
Olá, Wilfried,
Não é possível responder à sua pergunta **“O tempo para um contraste mais alto não deveria ser um pouco mais longo?”**, pois não se conhecem os parâmetros (dados do frasco Promicrol ou do Digitaltruth).
O fato é que o tempo de rotação que indiquei, 6,45 min, é um tempo que eu testei com meus equipamentos, ou seja, um tempo que eu uso na prática. Ou seja, motivos com uma amplitude de contraste normal (f5) resultam, com filmes em rolo, em ampliações de até no máximo 30x40 cm em Forte Polywarmtone/ou, no caso da ADOX, em um valor de filtro/gradação de 2 a 3. O valor inicial dos negativos revelados situa-se entre 0,65 G e 0,7 G.
Converti esse tempo de rotação para você usando a conhecida tabela de tempos da Ilford, bem como a fórmula para “movimento de revelação” — neste caso, meu tempo de rotação dividido pelo fator 1,3 vezes 1,4 (fator de conversão para 30 segundos de inclinação). Isso resulta em cerca de 10,30 minutos para o APX com exposição de 160 ASA.
Eu simplesmente revelaria com esse valor ou com os 11 minutos da Promicrol; assim, você terá um valor de referência prático. A propósito, minha experiência com a Promicrol mostra que, em muitos casos, os tempos são muito longos.
Além disso, há inúmeras fontes de erros e desvios, mesmo quando se utilizam os mesmos “valores” que outros fotógrafos usam com sucesso. Gostaria de mostrar aqui um exemplo típico com base nos meus próprios equipamentos.
Eu revelo em um Jobo CPA2. Esse processador possui um termostato embutido. Geralmente, revelo a 24 graus. Mas agora vem a surpresa. Meu termômetro digital principal, calibrado e muito preciso, um GTH 175/PT da Greisinger (pelo qual sempre me guio), indica exatamente 24 graus, mas o termostato do Jobo precisa estar ajustado apenas para cerca de 21,5 graus. Por segurança, caso o termômetro digital venha a falhar durante processos mais longos, há ainda um termômetro analógico angular comum para processos em banho-maria suspenso na água. Esse termômetro indica uma terceira temperatura, a saber, 23 graus. As condições são idênticas para todos os aparelhos. Como você pode ver, só a área de temperatura/termômetros já apresenta variações que podem influenciar extremamente o resultado. Se você considerar agora ainda as diferenças no ritmo de agitação (uns agitadores são frenéticos, outros são sonolentos :-), imprecisões nos medidores de volume etc., você verá que os valores especificados, mesmo que os dados iniciais sejam fornecidos com exatidão, só podem ser valores de referência. Na maioria dos casos, porém, isso já é suficiente para se chegar a um bom resultado.
Até lá, então
Lothar
wschwetz
Obrigado, vou tentar primeiro com os 11 minutos indicados. Faz diferença se os filmes foram gravados em um dia mais nublado ou sob o sol?
zensusa
Sim, Wilfried, faz diferença se você fotografa sob o sol ou em um dia nublado. No entanto, o quanto isso afeta o contraste, a gradação etc. também depende do motivo. Mas esse é um assunto complexo e, como você aparentemente ainda não sabe muito sobre revelação de filmes em preto e branco, controle de contraste, domínio do contraste etc., recomendo que dê uma olhada nos “cursos” da revista Schwarz-Weiss. Eles estão disponíveis em formato PDF. Você os encontra aqui:
http://www.magazin-preto-e-branco.de/
Acredito que lá você encontrará tudo — e de graça — o que ainda precisa saber para revelar seus filmes com perfeição.
Atenciosamente,
Lothar
Wolfgg
Por que será que tantos têm tanta dificuldade com isso? Do ponto de vista técnico, o caminho para um negativo de primeira classe resume-se a apenas dois pontos: como devo *revelar* meu filme para que a curva característica se adapte ao contraste do meu motivo, e como devo *realizar a exposição* para que o motivo fique na parte correta dessa curva característica.
Se eu fosse um revendedor de fotografia, colocaria essa frase em letras garrafais na parede da loja e só quem soubesse recitá-la de cor receberia filme :rolleyes:.
Atenciosamente, Wolfgang
wschwetz
Eu dei uma olhada no site e li o que dizem lá sobre o tema do contraste. Infelizmente, não entendi a maior parte, mesmo depois de fazer vários testes. Aprendi que, para minha surpresa, a sensibilidade ISO diminui quando o contraste do motivo aumenta e que, por exemplo, em condições climáticas adversas é possível fotografar com 400 ASA e, sob sol, com 200. Além disso, os fabricantes de filmes (assim como os reveladores) não fornecem nenhuma informação a respeito (infelizmente, nem mesmo para os filmes ADOX). Nos livros que conheço também não há nada sobre isso. Aprendi também que não existem bancos de dados sobre o assunto e que todos estão sempre reinventando a roda, tentando obter os dados necessários por meio de séries de testes laboriosas — e sem alterar as condições de teste. (Isso é realmente necessário? Não é necessariamente um incentivo para começar na fotografia analógica em tempos de digital. Pessoalmente, não quero usar o digital, porque não quero ficar sentado diante do computador no meu hobby). Se você fotografou em condições diferentes em um mesmo rolo (ontem sol, hoje nublado), o ajuste não funciona mais; o que fazer então? Regras práticas gerais seriam úteis.
No meu caso, tenho a “sorte” de ter realizado a exposição de um rolo inteiro sob céu nublado e outra sob sol, ambos em 160 ASA. Com sol, eu provavelmente deveria ter usado 100, não é? Mas agora é o que é. O que faço agora? Como o Promicrol é um filme que aumenta a sensibilidade, eu deveria conseguir compensar isso no rolo exposto ao sol com um tempo de revelação mais longo, não é?
Wilfried
CapitanoPiccolomini
Não se desespere, Wilfried. Se você consegue seguir a receita de um bolo de baunilha na prática, então também vai gostar de revelar negativos.
A maioria dos adeptos do preto e branco que se manifestam nos fóruns são monges Shaolin que já se encontram na enésima câmara de seu templo.
Por isso, comece da forma mais simples possível: filme padrão (por exemplo, HP5), revelador padrão (RODINAL, HC-110) e peça dicas sobre tempos de exposição e tempo de revelação para essa combinação.
Klaus (que começou como lutador de kung fu de rua e ainda é um)
Wolfgg
Wilfried: por que não usas alguns centímetros de filme para fazer um teste? Escolhe um motivo com contraste semelhante ao das fotos tiradas com esse filme, por exemplo, simplesmente a vista da tua janela, e fotografa-o 5 vezes (ou seja, 5 fotos idênticas). Depois, vai ao teu laboratório e, na câmara escura, corta a parte exposta do filme em 3 partes. Revela a primeira parte com o tempo indicado na embalagem, a segunda 30% a mais, e a terceira 70% a mais. Em seguida, faz uma ampliação de teste de todas as três tiras com gradação normal (ou, no caso de papel de contraste variável, sem filtro) e verifica qual ampliação te agrada mais. Assim, já terás uma boa referência sobre qual tempo de revelação é mais adequado para o teu equipamento.
Atenciosamente, Wolfgang
wschwetz
Wolfgang,
Segui o seu conselho, mas não achei os resultados muito esclarecedores. Tirei as fotos sob um sol forte, ou seja, com alto contraste do motivo. O resultado: em 11 minutos (como indicado na embalagem), o contraste foi de 1,3 e, em 17 minutos, de 1,2. Também fotografei a mesma cena em tempo nublado e o contraste foi de 0,7 em ambos os casos, independentemente do tempo de revelação. A diferença entre 1,3 e 1,2 também pode ser um desvio do teste (diferença de temperatura ou algo assim)...
O que aprendi com isso? Não faço ideia. No máximo: em tempo nublado, o negativo sempre sai com baixo contraste, e em tempo ensolarado, com alto contraste?
Wilfried
Wolfgg
Olá, Wilfried,
parece que ainda há um problema de compreensão básico. Com luz solar, não pode haver contraste na faixa de 1 a 2; esse valor é muito mais alto. Por favor, explique o que você entende por contraste e como você o mediu.
Atenciosamente, Wolfgang
wschwetz
Olá, Wolfgang,
talvez isso tenha outro nome. Meu Splitgrade fez essa medição, ou seja, a cópia deveria ter sido de 0 a 1 na escala de gradação. No caso dos negativos tirados em tempo nublado, a gradação teria ficado próxima de 4.
Wilfried
Wolfgg
Wilfried, estou entendendo bem: você começou a revelar suas próprias fotos há pouco tempo e já está usando o Splitgrade da Heiland? Isso seria mais ou menos como se um aluno de autoescola estivesse praticando com um carro que dirige e acelera sozinho. Para aprender a revelar corretamente, é imprescindível, em primeiro lugar, abrir mão dessas ajudas que compensam erros e simplesmente ampliar firmemente na gradação 2 (papel de gradação sem filtro). Os números que você indicou não são o contraste, mas a gradação do papel que o módulo Splitgrade mediu como ideal. A foto tirada sob sol resultou em gradação suave a extra suave, ou seja: negativo muito duro, sobre-revelado. A foto tirada em tempo nublado resultou em gradação dura, ou seja, negativo sub-revelado.
Portanto: inicialmente, não use exposição dividida (na literatura inglesa: split filtering), mas apenas *uma* exposição sem filtro e, em seguida, avalie as ampliações. E, a princípio, concentre-se apenas em cenas com sol. E aí surge a questão: qual negativo produz a melhor imagem?
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Mirko: o fórum ainda está no horário de verão, os carimbos de data e hora estão adiantados em 1 hora.
Atenciosamente, Wolfgang
Edit: Agora está tudo certo.
Wolfgg
Wilfried deve estar praticando bastante agora, até que tudo saia certo sem a intervenção ativa do módulo de graduação. No início, é realmente importante não se deixar enganar pelos recursos automáticos; caso contrário, é muito fácil ficar preso a negativos de segunda categoria e, a menos que por acaso alguém com conhecimento veja seus negativos e perceba o erro, ele pode permanecer nesse nível por anos. É claro que ele não comprou o equipamento de gradação seletiva à toa; mais tarde, ele será uma ajuda que economiza tempo e material.
Idealmente, os negativos deveriam sempre ser revelados de forma que se chegue exatamente ao resultado desejado com a gradação Especial (=2). Por quê? Existem apenas duas gradações que proporcionam grande riqueza de tons e pretos profundos e intensos: Especial e Normal (=3). E como sempre se vê que uma imagem em Especial fica um pouco sem vigor e fica melhor um pouco mais forte, faz sentido calibrar em Especial e ter o Normal à disposição como reserva mais forte.
Se se desejar efeitos especiais, é claro que as gradações extremas também podem ser úteis. Mas só se deve pensar nisso depois de ter compreendido o ofício para a imagem padrão.
Atenciosamente, Wolfgang
Marcellus
Na revista Foto Hobby Labor 5/84 há uma reportagem detalhada sobre o Promicrol.
Lá é apresentada uma tabela que relaciona o contraste do objeto com a exposição e o tempo de revelação com o revelador.
Em caso de baixo contraste do objeto, a exposição deve ser reduzida em dois degraus e o tempo de revelação prolongado em 30%.
Em caso de alto contraste do objeto, a exposição deve ser aumentada em um degrau e o tempo de revelação reduzido em 30%.
O valor inicial de exposição não se refere, então, à sensibilidade nominal, mas à sensibilidade escolhida livremente.