FS01
Não tinha sido anunciado algo para dezembro de 2006? O que aconteceu com isso? Esse catálogo em PDF tão confuso acaba sendo meio chato... Não deve ser tão difícil assim usar um software de loja virtual e inserir o estoque de produtos lá.
uhoepfner
Olá,
Bem, eu não subestimaria isso!
É preciso preparar todo o banco de dados, testar e testar novamente, etc. Se for possível “terceirizar” a implementação, tudo bem, mas isso tem um custo. Se for fazer por conta própria, é preciso tempo e mão de obra.
Não acho o catálogo tão ruim assim; posso folheá-lo e ver vários produtos ao mesmo tempo.
O fato de não poder fazer o pedido com um clique me incomoda um pouco, mas, felizmente, posso mandar meu filho dar uma passada lá no caminho para a faculdade :rolleyes:
Sem ressentimentos...
FS01
Olá,
Bem, eu não subestimaria isso!
É preciso preparar todo o banco de dados, testar e testar novamente, etc. Se for possível “terceirizar” a implementação, tudo bem, mas isso custa caro. Se for fazer por conta própria, é preciso tempo e mão de obra.
Não acho o catálogo tão ruim assim; posso folheá-lo e ver vários produtos ao mesmo tempo.
O fato de não poder fazer o pedido com um clique me incomoda um pouco, mas, felizmente, posso mandar meu filho dar uma passada lá no caminho para a faculdade :rolleyes:
Sem ressentimentos...
Bem, é um trabalho inicial. Mas, quando a loja estiver funcionando, economiza-se imensamente em recursos. Faturamento e processamento de envios automáticos, fácil inserção de novos produtos (o que não é tão trivial assim com um catálogo fixo), gestão de estoque sempre sob controle e tudo o mais que pode ser automatizado, uma vez que o caos de papéis da Impex seja eliminado. Seria basicamente a transição de uma loja caótica sem qualquer controle (parece que na Impex nem mesmo há controle ortográfico...) para uma loja de vendas por correspondência bem gerenciada e voltada para o cliente. Isso também traria mais faturamento. Pelo menos eu já fiz pedidos em outros lugares várias vezes porque o procedimento da Impex é simplesmente muito complicado, e acho que outras pessoas pensam da mesma forma.
uhoepfner
Será que o projeto de Bad Saarow está consumindo muitos recursos?
:rolleyes:
MirkoBoeddecker
Boa crítica. Obrigado, FS01. No fundo, estamos de acordo — só que meu entusiasmo pelo assunto já foi um pouco “moderado”.
Incorporar produtos em uma loja online não é problema algum.
No entanto, isso não automatizaria muita coisa — pelo contrário, surgiriam problemas de interface por toda parte e o grau de automação acabaria até diminuindo.
As vendas para clientes online são apenas uma parte do nosso negócio.
Uma loja desse tipo também não teria impactos significativos no controle de gestão. O sistema de gestão de estoque por trás de uma loja desse tipo é, em geral, rudimentar, quase não possui funções de otimização, não pode ser ampliado para incluir componentes sazonais e, se você tentar explicar que um ciclo de revestimento pode durar até 12 meses e que, além disso, existem dependências de produtos no planejamento de matérias-primas, o PHP responde com tantos erros e pontos de interrogação quanto consegue exibir rapidamente antes de travar.
Nesse aspecto, nosso sistema atual, complementado pela minha experiência de 15 anos em compras, é simplesmente mais eficiente.
Este projeto de loja virtual já se arrasta há mais de 12 meses, porque sempre há problemas nos testes.
É simplesmente muito complexo, do ponto de vista técnico, estabelecer uma sincronização entre o sistema de gestão de estoque para vendas na loja, vendas por telefone, pedidos por e-mail, pedidos pelo correio e uma loja online operada paralelamente.
Ninguém mais tem isso assim. Os problemas são conhecidos e todos os outros operam em uma situação semelhante, com várias empresas. Uma loja exclusivamente de vendas por correspondência no local X e uma loja física no local Y. Ambas com seu próprio estoque e, portanto, dupla imobilização de capital, mão de obra e gestão de estoque. Nesse caso, a gestão de estoque e o armazenamento funcionam, pois ambas têm seus próprios sistemas de estoque e mercadorias, mas, em contrapartida, a loja virtual não pode vender o que está na loja física e vice-versa.
Nosso atual “sistema caótico”, como você o chama, consegue fazer essa ponte. E ainda precisamos lidar com isso assim por um bom tempo, pelo menos, se eu observar a evolução das margens. Custos adicionais com pessoal e armazenamento reduziriam significativamente nossa vantagem competitiva.
Na verdade, temos um tempo de resposta muito bom e também um estoque muito bom. A maioria dos pedidos sai do nosso próprio estoque dentro de 4 horas após a aprovação.
A loja também é famosa por ter quase sempre tudo em estoque.
Quando a loja virtual (pronta desde junho de 2006) estiver finalmente conectada ao outro sistema de forma que não cause mais problemas e permita o acesso paralelo às quatro plataformas de vendas (loja física, telefone, loja virtual, pedidos clássicos), então a colocaremos em funcionamento.
A nova data prevista é 15 de dezembro, mas prefiro não dizer nada mais concreto sobre isso :rolleyes:
Atenciosamente,
Mirko
Aliás, o Uwe também está certo. Se eu tivesse mais tempo para cuidar de tudo, certos projetos certamente seriam concretizados mais rapidamente.
FS01
Olá, Mirko,
Obrigado pela resposta. Com o uso de caixas registradoras com leitor de código de barras e o software adequado (SAP? Intershop?), a loja física, a venda por correspondência e as operações online deveriam poder ser integradas. Estou, de qualquer forma, curioso para ver como ficará a partir de dezembro.
Atenciosamente,
Frank
cfb_de
Olá, Frank,
Dá uma olhada nos preços da Intershop ou da SAP, considerando os requisitos de hardware. As palavras-chave são: confiabilidade e redundância do banco de dados. Isso seria um desafio muito grande para o Mirko?
E depois dá uma olhada na estrutura de processos da SAP. O Mirko teria que mudar tanta coisa nos seus processos operacionais (será que descrevi a “loja de artista” de forma gentil o suficiente?) que isso seria três tamanhos acima do que ele precisa?
Gosto da loja dele na forma atual e, para ele, essa deve ser a forma mais econômica e bem pensada: se eu quiser algo, mando um e-mail, ligo ou dou uma passada em Berlim. Uma loja online não oferece vantagens relevantes para o cliente e só gera custos e trabalho, que acabam sendo repassados para o preço do produto.
A situação seria diferente se o Mirko desistisse da loja física. Nesse caso, uma solução online seria atraente.
Atenciosamente,
Franz (já supervisionou uma implementação de SAP e, na época, também trabalhou com loja/importação/envio/exportação)
Renate
Olá,
Não sinto falta da loja online. Pelo contrário — prefiro folhear um catálogo. Algumas lojas online são tão mal projetadas que desisti de ser cliente delas. Estou muito satisfeita com a Impex do jeito que está.
Atenciosamente,
Renate
Wolf_XL
...na minha opinião, não se deve dar demasiada importância ao tema “loja online”... Claro, se considerarmos todas as facetas, seria de fato uma ferramenta para otimizar os processos comerciais. Mas é justamente nessa forma de pensar que vejo o problema. No fim das contas, essas considerações não me interessam nem um pouco como cliente. Como cliente, o que eu realmente quero é ter a possibilidade de fazer meu pedido o mais rápido possível e, assim, receber a mercadoria mais rapidamente. Em princípio, a maioria dos clientes ficaria satisfeita se recebesse um formulário eletrônico no qual pudesse inserir seus pedidos e que fornecesse um feedback sobre o que está disponível para entrega imediata. Se eu puder pagar imediatamente via PayPal ou similar e, assim, garantir a entrega nos próximos dias, para mim está tudo bem. Basicamente, pode-se partir do princípio de que a maioria dos clientes, de qualquer forma, monta seu pedido principalmente a partir do catálogo impresso ou em PDF. Em princípio, para mim, uma loja ideal seria assim:
Eu insiro o número do pedido do artigo desejado, recebo a informação novamente, se necessário com detalhes adicionais (por exemplo, o prazo de entrega), e coloco o item no carrinho. Quando terminar, eu deveria poder pagar imediatamente por meio de um método reconhecido — a entrega, porém, deveria ocorrer nos próximos três a quatro dias...
piu58
É claro que não poder fazer pedidos online é algo que leva um tempo para se acostumar. Mas devo dizer que fazer o pedido pessoalmente por telefone funciona bem: dá para conversar sobre os prazos de entrega, deixar de lado algo que não seja essencial, mas que não esteja disponível no momento, etc. Estou satisfeito.
cfb_de
Exatamente. E tudo isso não é possível com os processos padrão estáveis de, por exemplo, SAP/Lexware ou fornecedores semelhantes, pois isso implicaria em um custo financeiro elevado para o operador da loja.
A SAP está tentando fazer algo nesse sentido, mas ainda pode demorar um pouco. Eles vão conseguir, sem dúvida. Mas quando isso ficará visível para os clientes no comércio por correspondência?
Atenciosamente,
Franz