haeberlein
Olá.
Alguém sabe se os vermes de casca também são adequados para o tanque Lomo? Gostaria de tentar revelar filmes de largura estreita pelo processo E-6, e para isso é preciso manter a temperatura o mais precisa possível.
Rene
MirkoBoeddecker
Olá, Rene,
Em si, não há problema algum em revelar com o Lomo Tank E6.
Muitos faziam isso antigamente (embora não fosse E6, mas algo do tipo UK).
Mas, na minha opinião, ninguém trabalhava com um aquecedor de bandejas.
Você precisa de um banho-maria simples e de algo para controlar a temperatura (se necessário, uma torneira de água quente e outra de água fria). Se o volume de água for grande o suficiente, você pode deixar a temperatura cair um grau abaixo da temperatura de trabalho e começar assim que ela for atingida.
Normalmente, um banho-maria de 10 litros mantém a temperatura por tempo suficiente.
O ideal, claro, seria um aquecedor de aquário com termostato ou algo semelhante.
Importante: durante o pré-aquecimento, o revelador deve, naturalmente, estar no banho-maria, assim como a própria lata.
Atenciosamente,
Mirko
Wolfgg
O produto para o E4 chamava-se UK X, e o UK 6 para o E6. Embora eu nunca tenha revelado “filmes de vídeo” até agora, já tive uma distribuição de calor irregular ao revelar filmes E4 em várias bandejas (uma extra para cada banho!) no grande banho-maria; só uma bomba de circulação resolveu o problema. Um aquecedor de imersão com controle de temperatura feito por mim mesmo para 30 °C (no UK X) aperfeiçoou o processo na época.
Atenciosamente, Wolfgang