erwin
Olá a todos,
resolvi tentar ampliar negativos coloridos, mas ainda não estou conseguindo acertar a filtragem de cores (fica sempre com um tom avermelhado). Fiz pelo menos 30 cópias de uma foto com valores de filtro bem diferentes, mas nenhuma delas ficou sem aquele tom avermelhado.
Agora a minha pergunta: vocês poderiam me dar dicas pela internet sobre como devo começar,
ou talvez haja alguém morando em Wuppertal ou arredores que possa me
mostrar como funciona a filtragem de cores?
Desde já, muito obrigado
Atenciosamente, J. Fichthorn
MirkoBoeddecker
Erwin,
Você está usando um banho de fixação Superstabibad OU estaria satisfeito com pelo menos 36 graus?
Pode ser que ainda haja resíduos de BX nas suas cópias.
Atenciosamente,
Mirko
erwin
Olá, Mirko,
antes de mais nada, obrigado pela sua resposta. Tentei novamente, mas ficou vermelho de novo.
Será que isso também pode ser causado por um fixador de clareamento vencido?
MirkoBoeddecker
As imagens também ficam com um tom avermelhado, ou o branco continua branco e apenas as cores ficam alteradas?
Atenciosamente,
Mirko
erwin
As bordas da imagem são brancas, mas a imagem está toda vermelha.
mflyer
Olá, Justus,
Você trabalha com luz de laboratório, por exemplo, Duka 50, ou no escuro?
Atenciosamente, Maik
erwin
Olá,
Eu uso a Minilux da Jobo. Mas não deve ser por causa disso, já que as rodas não expostas são brancas normais e apenas a foto ficou com um tom avermelhado.
Justus
MirkoBoeddecker
A luz do laboratório causa um véu azul.
A conclusão inversa (ou seja, se as rodas estão brancas, a luz está boa) é errada e já induziu muitas pessoas ao erro, pois as rodas ficam cobertas pela moldura da máscara por um longo período e é bem possível que isso obscureça a imagem real, mas não as rodas, especialmente se a luz estiver mais próxima do ampliador do que das placas.
Em certas circunstâncias, talvez seja aí que esteja o problema, pois quando se tenta “filtrar” um tom azulado causado pela luz do laboratório, tudo se transforma na cor complementar.
Caso contrário, eu tentaria, na escuridão total, primeiro obter um tom cinza em uma folha em branco e verificar todas as minhas etapas de trabalho.
Obviamente, respeitando todas as regras básicas, como a exposição por pelo menos 10 segundos etc. (se necessário, usar o filtro cinza ADOX).
Atenciosamente,
Mirko
Hoddy
Olá a todos,
resolvi tentar ampliar negativos coloridos, mas ainda não estou conseguindo acertar a filtragem de cores (fica sempre com um tom avermelhado). Fiz pelo menos 30 cópias de uma foto com valores de filtro bem diferentes, mas nenhuma delas ficou sem aquele tom avermelhado.
Agora a minha pergunta: vocês poderiam me dar dicas pela internet sobre como devo começar,
ou talvez haja alguém em Wuppertal ou arredores que possa me
Desde já, muito obrigado
Tente aqui
http://www.vfdkv.de/artikeldaten/30/Farbfotos_ausfiltern.pdf
Atenciosamente
Waldo
DieterSchuld
Olá a todos,
ou talvez haja alguém morando em Wuppertal ou arredores que possa me
Desde já, muito obrigado
Olá, Justus, eu te respondi e te ofereci uma demonstração no meu laboratório fotográfico, mas depois disso você de repente ficou em silêncio. O que devo pensar disso?
Atenciosamente,
Dieter Schuld
erwin
Olá, Dieter,
Na verdade, eu tinha enviado uma mensagem dizendo que gostaria de aceitar a sua oferta; desculpe se ela não chegou.
Atenciosamente, Justus
bengt
Olá
Espero que o inglês esteja bom. (Consigo ler alemão bem, mas sou péssimo escrevendo)
Eu tive o mesmo problema quando comecei a fazer cópias coloridas; não importava o que eu fizesse (filtragem, temperatura etc.), as fotos saíam vermelhas: acabei descobrindo que a lâmpada do ampliador não estava posicionada corretamente, mas estava ligeiramente inclinada para cima, de modo que passava muita luz por cima dos filtros. Assim que a coloquei no lugar certo, o problema desapareceu.
Atenciosamente: Bengt Karlsson
erwin
Olá,
obrigado pela sua resposta. Nos próximos dias vou tentar fazer isso.
Justus