uhoepfner
Olá,
em fevereiro, terei a oportunidade de fotografar um espetáculo teatral da nossa escola. Para isso, preciso escolher o material fotográfico. Até agora, nunca usei filmes de alta sensibilidade com mais de 400 ASA. Na oferta da Impex, estão disponíveis o Ilford (muito caro), o Kodak (ambos de 3200), o Fuji 1600 e o Rollei R3. O revelador disponível é o Promicrol. O Ilford provavelmente está fora de questão, pois é muito caro. Peço a vocês dicas sobre qual dos três outros filmes eu poderia usar para obter resultados mais satisfatórios sem precisar fazer muitos testes (a ampliação será feita com um Axomat 4 em Fomaspeed Variant, no máximo 24×30).
cfb_de
Olá, Uwe,
nenhum deles atinge a sensibilidade nominal, a não ser em condições de contraste extremo ou quase nada. Dá uma olhada no TMax3200 e no Emofin; são esses que mais me parecem promissores (mas ainda não testei, meus TMZ ainda estão na geladeira).
Fora isso, até agora obtive resultados bastante bons com o bom e velho HP5+ em RODINAL a 1600 ASA (formato médio). Aparentemente, meu servidor está fora do ar no momento. Quando ele voltar a funcionar, deve haver algo para ver aqui:
http://www.borgerding.de/Dosenkohl/1600ASA/index.html
Atenciosamente,
Franz
skahde
Olá, Uwe,
Seu equipamento deve atender a dois requisitos: abertura mínima de f/2,8 e sensibilidade mínima de ISO 800. Se isso não for suficiente, a iluminação terá as características de uma iluminação de palco e as fotos ficarão sem graça e monótonas. Sem boa iluminação, não há boas fotos. Com menos de f/2,8, você rapidamente chega a situações em que precisa de mais sensibilidade do que os melhores filmes oferecem.
Isso não facilita a decisão, pois aqui entram em questão tanto um filme 400 com aumento de sensibilidade quanto os campeões de sensibilidade mencionados. Sombras muito escuras, aliás, não são o problema: o que não está iluminado, na maioria das vezes, nem deveria ser visto no palco. Portanto, o push não é um dilema sem saída neste caso.
Minha dica: NP1600 em 1000 ASA em XTol 1+1. Com o NP1600, as luzes não sobreexponham tão rapidamente, porque a curva se achata bem na parte superior.
Atenciosamente,
Stefan
uhoepfner
Obrigado pelas dicas até agora.
Infelizmente, não tenho nenhuma teleobjetiva com essa abertura (a Zuiko tem apenas f/4), então acho que vou ter que usar a 50 mm f/1.4.
Quanto ao revelador, vou testar primeiro o Promicrol com o Fuji.
Ninguém ainda teve experiência com a R3 nessa área?
SamuliSchielke
Não tenho experiência com a R3, mas posso recomendar vivamente a NP 1600. No geral, é muito resistente e fácil de manusear. E o grão não é desagradável.
Acho a lente 1.4/50 ideal. Se for a mesma lente Canon FD que eu tenho, ela é perfeita para o tipo de foto que você quer tirar. Você só precisa se aproximar um pouco mais das pessoas.
Divirta-se
Samuli
skahde
Infelizmente, não tenho uma teleobjetiva com essa abertura (a Zuiko tem apenas f/4),
Isso pode ser suficiente com boa iluminação. Vou levá-la comigo...
Atenciosamente,
Stefan
uhoepfner
Olá,
Obrigado pelas dicas.
São uma Zuiko 1.4/50 e uma Zeiss T-Planar 1.4/50 (Olympus e Contax).
Ainda estamos discutindo quem vai ficar perto do palco e quem vai fotografar do meio da plateia (de forma mais estática). Temos pelo menos duas câmeras digitais (uma Sony mais antiga e uma Canon 350d com uma Sigma 2.8/70-200) em uso (sem câmeras analógicas) e eu quero levar meu equipamento analógico. Eu tenho mais tendência a me movimentar, mas aí teria que levar a Sony, e não gosto dela. A lente zoom Sigma na beira do palco seria exagero :rolleyes: .
Acabei de comprar um carregador de filme adicional em um leilão, por isso prefiro a Rollei no momento, já que ela vem com rolos.
piu58
Olá,
em fevereiro, terei a oportunidade de fotografar um espetáculo teatral da nossa escola. Para isso, preciso escolher o material fotográfico. Até agora, nunca usei filmes de alta sensibilidade com mais de 400 ASA. Na oferta da Impex, estão disponíveis o Ilford (muito caro), o Kodak (ambos de 3200), o Fuji 1600 e o Rollei R3. O revelador disponível é o Promicrol. O Ilford provavelmente está fora de questão, pois é muito caro. Peço a vocês dicas sobre qual dos três outros filmes me permitiria obter resultados mais satisfatórios sem precisar fazer muitos testes (a ampliação será feita com um Axomat 4 em Fomaspeed Variant, no máximo 24×30).
Nestas situações, sigo um dos dois caminhos:
- Kodak TMZ 3200, oferece 1000 ASA reais. É processado por mim em Ultrafin Plus 1:6 como revelador de uso único. A49 provavelmente também serve.
- HP5+ ou o substituto da Mirko, Adox CHM 400, pode ser empurrado até 800 ASA. No meu caso, também em UF+ 1:6. No entanto, a definição das sombras é um pouco pior, mas os grãos são um pouco melhores. E o conjunto é mais barato.
cfb_de
Olá, Uwe,
Sobre o HP5+ a 1600 ASA no RODINAL, acho que já escrevi e mostrei tudo o que tinha para dizer.
Uma grande vantagem do RODINAL é que, após cerca de 17 minutos na diluição 1+50, ele atinge o ponto de saturação na parte inferior da curva. É também uma característica interessante dos papéis VC modernos que eles permitam uma variação de contraste não linear bastante decente e que ainda haja espaço para melhor no topo da curva. Normalmente, isso só acontece com o Grad. 2. Como no meu caso com o velho HP5+.
Sobre a impressão mencionada, você pode perguntar, por exemplo, ao Pillendreher (outro fórum), pois ele a *viu*. Walter e alguns outros também (até mesmo várias das fotos em que eles próprios aparecem), mas Pillendreher é o único do grupo que aprendeu a avaliar tecnicamente tais impressões e negativos.
Apesar de tudo: 1600 é quase impossível com o HP5+ sem conhecimento técnico. 3200, pelo que sei, é impossível. 800 deve dar certo facilmente, 400 até mesmo para um primata treinado. Tudo em RODINAL.
É preciso manter a calma e, se necessário, ter paciência. Os tempos de revelação são públicos. E alcançáveis sem push.
Atenciosamente,
Franz
robat
Não tenho experiência com o R3, mas posso recomendar vivamente o NP 1600. No geral, é muito resistente e fácil de manusear. E o grão não é desagradável.
Olá,
posso perguntar qual revelador você recomendaria para o NP1600? No sábado passado, realizei a exposição de um rolo com ISO 1600...
Atenciosamente, Robert
SamuliSchielke
ID-11 ou D-76 (é a mesma coisa), diluição 1+1, revelação por inclinação em 6:30 min a 24 °C.
Renate
Olá,
Desaconselho veementemente o R3. Ele nem chega a atingir 800 ASA. Estou insatisfeito com o R3 em todos os aspectos. A propaganda promete qualidades que o filme não possui.
Minha melhor experiência foi com o Ilford 3200. Ele é caro, mas vale cada centavo. Nenhum outro filme chega perto dele. É o filme P&B mais sensível do mercado. Eu o revelei em Emofin.
O Fuji Neopan 400, revelado em Ultrafin-Plus, também é útil. Com ele, dá para chegar a 800 ASA sem problemas e o grão fica dentro do aceitável. Um fotógrafo de teatro que conheço confia nele. Eu também tive uma boa experiência com ele.
Um monopé também é sempre útil para esse tipo de foto. Isso facilmente ganha mais 2 stops.
Atenciosamente,
Renate
ThomasLoos
leoz
Como revelador, eu escolheria o Diafine (ainda nunca usei, mas pelo que se lê, parece ser ideal para revelação push; embora eu me pergunte por que ele não está disponível na Impex. (o Mirko com certeza vai esclarecer isso em breve :) )
http://www.ars-imago.ch/productinfos/BKA_DB_Diafine.pdf
Assim, você poderia realizar a exposição do Fuji Nepan 1600 como se fosse 2400.
Embora, pessoalmente, eu tenha tido boas experiências com o Kodak P3200 em Tmax, ou seja, também realizado a exposição como 3200.
Os negativos são, claro, o máximo, mas, fora isso, fiquei muito satisfeito.
Posso postar algumas digitalizações, se houver necessidade?