MirkoBoeddecker

Parece que, nos últimos dias, um determinado grupo tem tentado deliberadamente, por meio de várias publicações, dar a impressão de que o antigo suporte Agfa MCC seria melhor do que o nosso novo suporte MCC de cor branca pura.
É verdade que o antigo suporte já não está tão facilmente disponível (veja o que eu disse sobre isso há um ano), mas isso é apenas parte da história.
No caso do MCC “novo”, decidimos conscientemente utilizar o suporte branco puro, pois acreditamos que o papel ganha com isso. Essa suposição coincide com cerca de 3/4 das opiniões que obtivemos em diversas pesquisas com clientes. Os resultados da campanha de testes também mostram claramente essa tendência.
O papel apresenta agora tons de imagem significativamente mais claros e um tom comparável à variante PE, o que permite trabalhar simultaneamente com papel baritado e PE.
O brilho geral do MCC foi visivelmente aumentado. O novo papel se destaca ao lado do original.
Os estoques remanescentes de suportes Agfa, atualmente disponíveis e que são revestidos na Foma, foram adquiridos pela Foma na época por motivos econômicos e não por causa da “qualidade fabulosa e única no mundo” (tratava-se de mercadoria proveniente de falência).
Isso permite que o papel Foma seja oferecido a um preço tão acessível no momento, o que, entre outras coisas, contribuiu para o grande sucesso da realmente muito boa variante Fomabrom.
Uma boa jogada da Foma. Eu teria feito o mesmo se já houvesse um projeto MCC naquela época.
Mas como agora cerca de 1/4 dos nossos interessados no MCC manifestaram preferência pelo suporte branco-creme, planejamos
fabricar para esses clientes
uma segunda variante do MCC, que
apresentará nas áreas claras uma
coloração idêntica à do original da Agfa. Para isso, não é mais necessário adquirir um suporte especial da Schüler. Nas últimas semanas, desenvolvemos um processo para realizar essa coloração nós mesmos. A técnica já era conhecida, mas não era aplicada pela Agfa por motivos econômicos.
Embora seja um pouco mais caro na fabricação, isso nos poupa, em contrapartida, os custos de imobilização de capital decorrentes de um pedido mínimo muito grande à Schüler.
A propósito, gostaria de observar que não planejamos mandar revestir o MCC na República Tcheca ou na Croácia.
Atenciosamente,
Mirko
PhilippeGrunchec
Testei hoje com o Philippe Salan: ele achou a nova tela muito branca, eu não!... mas eu preferiria um tom de imagem mais quente (sou um usuário “antigo” do PW14-15-17).
macolline
Mirko, acho que também dá para ajustar um pouco usando reveladores diferentes. O número de folhas de teste que eu tinha à disposição não foi suficiente para testes exaustivos. Mas com certeza vou compensar isso quando o ADOX MCC estiver disponível na versão “branco puro”. Podes me enviar 100 folhas 24/30 sem precisar perguntar, se possível com fatura, caso contrário, como de costume.
Cumprimentos da Suíça
Hanspeter
Rotti
Que ótimo que vai sair uma segunda versão em barita do MCC.
Embora, para mim, a LITOFÁGICIDADE seja bem mais importante do que a cor do suporte.
Atenciosamente
Markus
MirkoBoeddecker
Olá, Markus,
Se alterássemos a capacidade do papel para lithografia, infelizmente isso não seria possível sem alterar também todas as características do papel.
Atualmente, há muitos papéis lith de excelente qualidade no mercado. Entre eles estão, por exemplo, o ADOX Nuance, nossos estoques remanescentes do Polywarmtone, Fomatone, Ilford Warmton, Kentmere Warmton etc. Infelizmente, as vendas de todos esses materiais são extremamente modestas, para dizer o mínimo.
Acho que, no que diz respeito à emulsão, vamos deixar o MCC como está, ou seja, exatamente como era o Agfa MCC, acrescido das novas melhorias que fizemos (em termos de durabilidade).
Caso se desenvolva, do lado da demanda, uma tendência perceptível em direção a papéis aptos para lith, não seria problema produzir um papel lith propriamente dito como segundo produto. Por motivos de capacidade, porém, isso provavelmente não poderia ser iniciado antes de 2009.
Nesse contexto, seria interessante saber com a maior precisão possível o que vocês desejam e o que não conseguem alcançar com um dos papéis mencionados acima.
De preferência com exemplos de imagens.
Atenciosamente,
Mirko
zensusa
Olá, Mirko,
como já mencionei no meu relatório com as imagens do mccproject enviadas e em nossa troca de e-mails, é claro que acho ótimo que o MCC, como você anuncia aqui, venha agora também a ser lançado em uma *variante com tom de papel Agfa* (segunda versão). Por outro lado, pergunto-me por que razão, assumindo a viabilidade técnica — que não posso avaliar neste momento —, não dás também o segundo passo mencionado e produzis a superfície desta segunda versão numa versão *aveludada, semibrilhante*? Claro que apenas se a emulsão do Agfa MCC mantiver o seu caráter tal como está!
Aqui estão, na minha opinião, alguns argumentos razoáveis para a minha sugestão.
1. Todos os fotógrafos que preferem o brilho intensificado do *branco* novo ADOX MCC certamente também preferirão um tom mais frio, pois o ADOX MCC é/parece, conforme testado por mim e comparável nos pares de fotos que enviei, mais frio. Portanto, o novo Adox MCC é agora ideal para os fotógrafos que gostavam do Agfa MCC, mas preferiam um tom de papel mais frio e mais branco. Aparentemente, isso representa 75% de todos os testadores. Um aumento adicional na direção do frio pode ser alcançado com um revelador adequado, pois a emulsão Agfa MCC é muito fácil de ajustar, de preto quente a preto frio, com reveladores apropriados.
2. Todos os fotógrafos que gostavam do Agfa MCC original — ou seja, com branco quebrado — provavelmente preferem um brilho frio não tão *chamativo* e provavelmente revelavam seu Agfa mais na direção do preto quente, e certamente também teriam desejado, já na época da Agfa, uma superfície semibrilhante e *aveludada* no original. Muitos desses fotógrafos, assim como eu, certamente utilizaram o Forte/ADOX Polywarmton em chamois-matt ou o Orientals VC -Warmton com uma superfície *semimate*, que tem um efeito maravilhosamente aveludado.
Não importa como se denomine a superfície, quem conhece esses dois papéis sabe do que estou falando.
3. Se você vai lançar duas versões com a mesma emulsão (Agfa MCC), mas na segunda *apenas* o tom do papel Agfa será colorido — o que já é trabalhoso e dispendioso —, por que não criar também uma superfície correspondente (se for viável em termos técnicos e de custo)? Pois assim todos os representantes, desde os tons frios, brilhantes e lustrosos até os quentes, aveludados e foscos, poderiam trabalhar com a mesma emulsão. E, como você já disse, o novo Adox MCC branco combinaria melhor com o PE, então a segunda versão poderia tranquilamente se afastar mais do PE. Certamente há outros argumentos, mas acredito ter mencionado aqui os pontos mais importantes.
A propósito, para que ninguém me interprete mal, não se trata da criação de uma nova emulsão, mas de um tom de papel e de uma característica de superfície baseados na *emulsão Agfa*! Qualquer outra coisa seria uma história completamente diferente.
Atenciosamente
Lothar
Rotti
Olá, Mirko,
Obrigado pela resposta.
Tenho alguns dos papéis que você mencionou para revelar em lith e, no geral, estou satisfeito com eles (embora a perda do Polywarmtone seja o que mais me incomoda :-(
O Kentona também funciona bem em lith; o Ilford MGW, porém, não.
A vantagem de um MCC apto para lith seria poder cobrir (quase) tudo com um único papel. Além disso, ele também é muito bom para tonalização.
Curiosamente, o antigo MCC que eu tinha (pouco antes da falência da Agfa) era perfeitamente apto para lith. Deve ter a ver com o suporte, já que a emulsão é idêntica.
Atenciosamente
Markus
MirkoBoeddecker
Muito obrigado por suas contribuições empenhadas e bem fundamentadas.
É claro que o ideal seria produzir o papel de forma a atender a todas as necessidades. Isso permitiria alcançar a maior cobertura de mercado e, consequentemente, certamente gerar o máximo de faturamento e lucro.
Infelizmente, porém, algumas características se excluem mutuamente.
Superfície e coloração:
O design da superfície certamente não é um problema do ponto de vista técnico e está, sem dúvida, em fase de planejamento. Resta saber se será exatamente o antigo Agfa fosco.
Em todas essas questões, sempre ponderamos cuidadosamente entre benefício e custo. Por isso, também ficou claro que os primeiros metros quadrados de papel seriam produzidos em cartolina escolar branca pura. Isso funcionou bem até a segunda fase de testes e agora aguardamos a primeira produção.
Após a primeira moldagem MCC bem-sucedida, em branco puro e brilhante, e a avaliação dos sucessos de vendas subsequentes, provavelmente virão em seguida o branco puro fosco e, depois, o “Agfa creme” brilhante e fosco.
De acordo com o estado atual do conhecimento, isso parece ser tecnicamente viável e financeiramente justificável.
Lithografabilidade:
No que diz respeito às diferentes capacidades de litografia das últimas campanhas de produção da Agfa, infelizmente, acredito que se trate de características mutuamente exclusivas. Sem ter testado isso em detalhes em séries de testes, suspeito que haja uma relação entre os estabilizadores e a lithografabilidade.
Os problemas de durabilidade das variantes anteriores do MCC são conhecidos; evitá-los era prioridade máxima e, por isso, essas foram as principais alterações nas últimas lotes até o nosso lote mais recente. Em nosso lote mais recente, os conhecimentos mais recentes da tecnologia de filmes coloridos foram aplicados ao MCC. Isso é facilmente possível, pois se trata predominantemente de uma emulsão de cloreto de prata (assim como as emulsões de filmes coloridos).
O papel é agora o MCC mais estável já produzido. Isso é um grande sucesso. Receio que, para torná-lo apto para lith, seria necessário reverter isso.
Se fosse o caso, eu só poderia imaginar isso como uma produção especial de “emulsão litográfica”.
A separação das emulsões seria tecnicamente viável, já que os estabilizadores são adicionados apenas mais tarde no processo de produção.
Atenciosamente,
Mirko
EugenMezei
A propósito, gostaria de observar que não temos planos de mandar revestir o MCC na República Tcheca ou na Croácia.
Mas na Romênia?
Eugen
MirkoBoeddecker
Pelo que sei, a antiga fábrica da Konika em Tirgu Mures (Azomures) agora produz apenas produtos químicos agrícolas.
A Fohar, na Bulgária, também foi fechada, e a Slavich não consegue manter quatro turnos.
Para o MCC, as emulsões são fabricadas em Leverkusen e o revestimento é feito na Europa antiga.
Isso apenas para aqueles a quem essa distinção parece importante.
Atenciosamente,
Mirko
EugenMezei
Mirko,
minha resposta sobre a Romênia foi mais ou menos um comentário de passagem, talvez com a intenção de ser engraçada, mas, para ser sincero, não dei muita importância a isso, simplesmente me veio à cabeça. Mas veja mais abaixo:
A antiga fábrica da Konica em Tirgu Mures (Azomures), pelo que sei, agora produz apenas produtos químicos agrícolas.
A Fohar, na Bulgária, também foi fechada, e a Slavich não consegue manter quatro turnos.
A Azomures realmente interrompeu a produção de materiais fotográficos há alguns anos, pelo menos oficialmente. O interessante, porém, é que atualmente existe a Fomamures exatamente na mesma cidade. É de se suspeitar que a Foma tenha reativado as antigas linhas de produção. Se bem me lembro, consta também no site deles que existe uma conexão.
Em Neumarkt, portanto, toda a linha de produtos (papéis, filmes, material de raios X) está sendo produzida novamente.
A propósito, a Konica estava envolvida nisso antigamente? Pelo que sei, a licença para filmes coloridos (talvez também em preto e branco) foi comprada de um fabricante japonês nunca especificado e, em seguida, produzida pela própria empresa.
Eugen
MirkoBoeddecker
Eugen,
Não consigo imaginar que a Foma esteja produzindo nada na Romênia.
No que diz respeito à produção, eles têm capacidade suficiente em Hradec.
Talvez eles estejam mandando fabricar alguma coisa lá (filmes de raios-X). Isso poderia valer a pena, devido à diferença salarial.
A Azo comprou uma fábrica completa de filmes da Konica, além de adquirir a licença da tecnologia.
Infelizmente, eles também dependiam da verificação das matérias-primas no Japão. Em meados dos anos 80, quando ainda tinham matérias-primas originais da primeira remessa, alguns lotes com qualidade realmente “lendária” chegaram aos mercados locais.
Infelizmente, isso se relativizou rapidamente quando começaram a usar suas próprias matérias-primas e, sem uma mão firme, a situação ficou bastante instável após a reunificação, quando passaram a andar com as próprias pernas.
As máquinas de montagem Konika chegaram ao mercado já em 2001.
Naquela época, a Foma também fazia parte do grupo.
Não tenho mais nada a relatar e as informações também são de segunda mão.
Atenciosamente,
Mirko
WolfgangMoersch
Olá, Markus,
Se alterássemos a aptidão do papel para lithografia, infelizmente isso não seria possível sem alterar também todas as características do papel.
Caso se desenvolva, do lado da demanda, uma tendência perceptível em direção a papéis aptos para lithografia, não seria problema produzir um papel lith propriamente dito como segundo produto.
Mirko
Alterar as características do papel, com a qualidade alcançada atualmente, seria um grande absurdo.
Não se deve estragar o dia antes do fim da tarde — ou o que me importa o que eu disse ontem. Se a composição química estiver correta, o lote atual pode ser amaciado para revelar em lith. O revelador só precisa ser ajustado de forma um pouco diferente; com algumas gotas de “E”, isso dá certo. Assim que o papel estiver disponível, o SE5 conterá o aditivo E como padrão.
Atenciosamente
wm[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Gast
Como usuário do Kodak Polymax, estou ansioso pelo novo MCC.
Se pudesse pedir um desejo, gostaria de ter algo como o Ilford MG Cooltone na versão em papel baritado.
Mas já ficaria satisfeito se, daqui a 10 anos, ainda conseguisse encontrar papel baritado!
Atenciosamente,
Wolfgang
skahde
O mundo analógico após o apocalipse. Devido a uma catástrofe não especificada, as reservas mundiais de papel baritado estão se esgotando. O caos e a anarquia reinam por toda parte; o Agfa-MCC vale mais do que ouro. Gangues digitalizadas dominam as ruas. Assassinatos e assaltos em plena via pública são coisa de todos os dias nas cidades devastadas. Os defensores ferrenhos da fotografia analógica, não menos brutais, travam uma guerra quase sem esperança contra saqueadores e gangues de motoqueiros. (Livremente inspirado em Mad Max).
Quando é que o salvador finalmente vai chegar? Meus estoques de Agfa-MCC já estão bem escassos, o Forte acabou completamente. Eu queria, na verdade, evitar a etapa intermediária com Fomabrom, Varycon ou qualquer outra coisa...
Atenciosamente,
Stefan :D