orwograph
Olá!
Ontem vi em uma loja que o Agfa APX 100 KB voltou às prateleiras — com o novo design moderno da Agfaphoto, com validade até 2010. Trata-se de uma nova produção ou será que estão novamente colocando à venda material “antigo” proveniente de alguma liquidação judicial? Está escrito “made in EU” — afinal, quais fábricas de filme ainda existem na UE?
Peter.
MirkoBoeddecker
Existe uma empresa formada por três ex-funcionários da Agfa.
Na época, eles compraram o maior lote de matéria-prima e garantiram as licenças do nome da marca junto à AgfaPhoto Holding.
Teoricamente, o material ainda deveria ser autêntico da Agfa, já que todos os Pancakes 100 que ainda estão no mercado também são datados de 2010 e, segundo minhas informações, ainda há material suficiente em circulação. A diferença na embalagem se deve ao fato de que as novas embalagens precisam estar em conformidade com a licença da marca, pois foram produzidas após a falência.
O fato de ter “made in EU” pode ter várias razões. Em primeiro lugar, a UE quer abolir o “made in Germany” (e quem sabe quantas embalagens foram produzidas em estoque) e, além disso, a embalagem certamente ocorreu em algum lugar da UE e não mais em Windhagen (pois lá não há mais nada).
Como a matéria-prima proveniente da falência certamente era muito barata, a embalagem provavelmente custou mais do que o filme em si e, portanto, legalmente, deveria conter a indicação “made in EU”.
Menos provável é o caso de todos os rolos APX Pancakes terem sido consumidos e agora haver outro filme nas embalagens APX. Em termos de direito de marcas, isso seria possível, mas até agora não ouvi nada parecido. Em caso de dúvida, valeria a pena testar.
Atenciosamente,
Mirko