Tenho um manual da Agfa com a receita 501. Existe alguma diluição do seu banho que se aproxime disso?
Sim, com uma diluição de +4 partes de água, o efeito deve ser semelhante, embora meu alvejante deva ser um pouco mais rápido, pois a quantidade de brometo é maior.
Na prática, isso ainda é muito forte para uma viragem indireta com Viradon — o que vale também para a 501, é claro —, pois não se deve clarear completamente. Para poder clarear de forma controlada a olho nu, é preciso realizar uma diluição mais intensa: BL501 1+1 a 1+4 — e, na minha opinião, ainda mais.
Na segunda parte do meu guia sobre tonificação com enxofre, descrevo o modo de ação dos tonificadores de polissulfeto. O MT4 Siena não é muito diferente do Viradon. Se for necessário clarear apenas as luzes e os tons médios superiores, tempos de 20 a 60 segundos com diluições de 1+20 a 1+40 são suficientes.
A tonalidade não depende apenas da diluição do alvejante e do toner. Papéis de tom quente revelam cor mesmo sem alvejante; emulsões mais frias às vezes precisam de um alvejante para revelar cor ou para tornar visível uma viragem feita anteriormente. O Viradon, como todos os toners de polissulfeto, tonifica prata metálica e sal de prata, mesmo que isso não resulte em uma mudança de cor significativa em todos os papéis. Nesses casos, embora tenha se formado prata sulfídica e a impressão esteja “protegida”, o efeito do toner é visualmente reconhecível apenas por um aumento na densidade. Se, por exemplo, se branquear um papel com alto teor de prata e “grão forte”, como o ADOX Fine Print, após a viragem, o grau de conversão em sulfeto de prata torna-se visível. Impressões anteriormente totalmente tonalizadas perdem quase nada de densidade; o tom é marrom escuro; após viragens mais curtas, surge um tom colorido brilhante com diminuição da densidade.
Se a viragem for feita antes da tonificação, independentemente da diluição do toner, surge quase instantaneamente uma tonalidade intensa nas áreas branqueadas; com o aumento da duração da viragem, o toner atinge também as sombras (apenas ligeiramente branqueadas) — mais ou menos visíveis, dependendo do papel utilizado.
Atenciosamente
, wm