MarcoStelter
Olá,
Estou com um pequeno problema. Tirei algumas fotos com um Ilford HP5 e gostaria de revelá-lo. O revelador que uso é o Classic F09. Há algum tempo, já revelei um HP5, mas ficou muito escuro. Acho que o tempo de revelação não estava correto. Não quero que isso aconteça de novo. Por isso, peço ajuda.
Posso usar esse revelador? Quanto tempo ele precisa ser revelado? E qual é a melhor proporção de mistura?
Muito obrigado desde já.
Marco
cfb_de
Olá, Marco,
Você realizou a exposição do filme a 400 ASA?
Então, com o F09 (também conhecido como “Alt-RODINAL”) na diluição 1+40 e seguindo meu ritmo de agitação (Agfa: agitação contínua no primeiro minuto, depois a cada 30 segundos, mas com vigor), o tempo de revelação deve ser o seguinte:
- 20 °C: aprox. 13 min
- aprox. 18 °C: 17 min
Os negativos podem ficar bem escuros, o importante é que fiquem *copiáveis* no ampliador e no papel fotográfico; assim, você acaba obtendo uma gradação 2.
Sim, eu costumo realizar a exposição e a revelação com foco no detalhe das sombras.
Atenciosamente,
Franz
MarcoStelter
Olá, Franz,
muito obrigado pela informação! Sim, ele recebeu uma exposição de 400 ASA.
Vou testar ainda hoje para ver se dá certo. Provavelmente, da última vez, usei um revelador muito frio e deixei agir por pouco tempo. Naquela ocasião, os negativos ficaram tão escuros que, ao ampliá-los, obtive imagens muito escuras e praticamente inutilizáveis. Isso me deixou muito chateado, pois são motivos realmente bons. Você tem alguma dica para isso?
Então, muito obrigado mais uma vez. Tenha um ótimo fim de semana.
Marco
uworischki
Olá, Marco, mas isso não está certo: negativos muito escuros (= densos?) e ampliadas muito escuras.
Se as tuas ampliadas estão muito escuras, o papel está recebendo luz demais. Portanto, diminui o tempo de exposição durante a ampliação ou fecha mais a abertura da lente de ampliação.
Será que houve superexposição do filme sem querer?
Atenciosamente, Uwe
MarcoStelter
Oi, Uwe,
desculpa pelo erro de digitação. É claro que meus negativos estão claros demais e, por isso, os positivos ficaram escuros demais. Também tentei reduzir o tempo de exposição, mas aí eles ficam cinzentos demais e realmente inutilizáveis. Mas vou tentar fazer mais alguns testes.
Atenciosamente, Marco
cfb_de
Olá, Marco,
Isso me leva a supor o seguinte: você não tem muita noção sobre o processamento de filmes com software.
Se for esse o caso, leia aqui:
http://www.sw-magazin.de/swmag_frame_kurse.htm
o Curso 4 e, além disso, compre os dois livros a seguir:
http://www.buch.de/shop/home/suchartikel/das_praxisbuch_schwarzweiss_labor/reinhard_merz/ISBN3-9809801-0-3/ID6102540.html?jumpId=645465
http://cgi.zvab.com/SESSz140309515611188669573/cgi-bin/n_showitem.cgi?item=1405095776&lang=de&lo=gr2&mode=detail&dcurr=EUR&scurr=EUR&uc=de&shp=0&noimg=&ref=http%3A%2F%2Fcgi%2Ezvab%2Ecom%2FSESSz140309515611188669573%2Fcgi%2Dbin%2Fn_xsearch%2Ecgi%3Fuc%3Dde%26shp%3D0%26dcurr%3DEUR%26noimg%3D0%26lang%3Dde%26term%3Dcroy%2Bcâmara-escura%26x%3D0%26y%3D0%26ath%3D%26tle%3D%26days%3D%26rpp%3D10
Se minha suposição estiver errada, por favor, ignore esta postagem e me avise para que eu a exclua!
Quem retira um HP5+ sem intensidade suficiente da cuba está definitivamente fazendo algo errado, o que não pode ser corrigido tão rapidamente com outros reveladores. E quem não consegue produzir cópias razoavelmente decentes a partir de negativos sem intensidade na era dos papéis de contraste variável tem um déficit de aprendizado e experiência.
Nenhuma das duas coisas é motivo de vergonha!
O SW está (infelizmente) cada vez mais se tornando um ofício artístico sem qualquer possibilidade de formação. Espera, afinal não. Em Berlim, por exemplo, Frank Bauchspiess oferece cursos:
http://www.frank-bauchspiess.de/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=48
Ofertas desse tipo (pagas, afinal trata-se de aprender um “artesanato”) são oferecidas por muitas pessoas em quase todas as cidades.
No resto do país, a rede “alter Hasen” pode te ajudar:
http://www.sw-magazin.de/swmag_frame_ah.htm
São amadores e profissionais entusiastas que, na maioria das vezes, não querem dinheiro, mas sim se divertir com o que fazem.
Se eu tiver uma loja fixa, também vou participar.
Atenciosamente,
Franz
MarcoStelter
Olá, Franz,
obrigado pela sua mensagem. Sim, sou iniciante. Embora já faça minhas próprias cópias há dois anos. Também já fiz um curso. No fim das contas, foi isso que me levou a essa arte. Até agora, revelei meus próprios rolos Fomapan e consegui produzir fotos muito bonitas (para mim). Claro que ainda há espaço para melhorar. Mas quando revelei o HP5 e obtive essas imagens muito escuras, fiquei um pouco decepcionado e percebi que não consigo lidar muito bem com isso. Mas isso também faz parte.
Vou dar uma olhada nos livros que você mencionou. Até agora, tenho um livro de fotografia do John Hedgecoe. Tem um pequeno capítulo sobre revelação nele. Mas, claro, não sobre como “salvar” negativos. Então, com certeza vou comprar um ou outro livro das suas sugestões.
Gosto da ideia dos “veteranos”. Como moro (ainda) em Stralsund, vou entrar em contato com o senhor em Rostock.
Mas, por enquanto, vou fazer mais algumas cópias e ver se gosto do resultado.
Saudações da costa.
Marco
Wolfgg
Olá, Marco,
recomendo que você dê uma olhada neste site:
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_frame_kurse.htm
e, principalmente, nos seguintes conteúdos:
Curso 5
Parte 2: A abordagem sensitométrica
Parte 7: A anatomia da curva do filme
Parte 8: A sensibilidade ISO
Curso 4
Parte 2: Testando filmes
para adquirir um pouco de conhecimento básico. Os demais cursos também são valiosos. Todo o conhecimento oferecido gratuitamente nesse link é totalmente atemporal e aumenta enormemente a qualidade dos resultados e a segurança, independentemente de se fotografar em filme ou pixels, em grande formato ou em “formato de agente”.
Atenciosamente, Wolfgang
u_d
Olá,
Estou com um pequeno problema. Tirei algumas fotos com um Ilford HP5 e gostaria de revelá-las. O revelador que uso é o Classic F09. Há algum tempo, já revelei um HP5, mas ficou muito escuro. Acho que o tempo de revelação não estava correto. Não quero que isso aconteça de novo. Por isso, peço ajuda.
Posso usar esse revelador? Quanto tempo ele precisa ser revelado? E qual é a melhor proporção de mistura?
Muito obrigado desde já.
Marco
Olá, Marco,
na verdade, com o HP5, se ele for submetido à exposição de acordo com a sensibilidade nominal e revelado conforme as instruções da embalagem, deve sair algo que possa ser ampliado de forma aceitável. Talvez não seja um resultado excelente, mas deve dar certo. Se isso não funcionar para você, você cometeu algum erro fundamental, que pode ser corrigido mesmo sem testes sensitométricos.
De modo geral, você pode tentar realizar a exposição com metade da sensibilidade nominal e revelá-lo em algum revelador padrão, como D76 ou RODINAL, com uma dosagem 20% menor do que a indicada para a sensibilidade nominal. Isso, na verdade, sempre deve resultar em imagens utilizáveis. Se isso não funcionar, você precisaria dar uma olhada mais detalhada na sua câmera ou nos produtos químicos, para ver se há algo errado.
Atenciosamente
Ulrich
Wolfgg
Quem tem algum conhecimento prévio costuma fazer o seguinte teste nesses casos:
- Fotografar uma folha de papel branca ocupando todo o enquadramento, com o fotômetro ajustado para a sensibilidade nominal
- Cortar um pedaço do filme e revelá-lo normalmente
A imagem deve apresentar agora a Zona 5, ou seja, uma densidade em torno de 0,72. É possível verificar isso com qualquer fotômetro manual, segurando o filme na frente do sensor de luz. A indicação de exposição deve então diminuir em cerca de 2,4 stops. Esse teste é rápido e consome pouco filme. Com ele, é possível testar se reveladores antigos ainda estão em condições de uso, determinar rapidamente o tempo de revelação inicial adequado para novas combinações de filme/revelador, testar filmes antigos, verificar desvios significativos em obturadores, etc.
Atenciosamente, Wolfgang
Beef
Oi
Uma perguntinha sobre a resposta do cfb_de...
Então, o F09 (também conhecido como “Alt-RODINAL”) deveria ficar em 1+40 e com o meu ritmo de agitação...
O
Alt-Rodinal é o
Agfa Rodinal normal???
Se for assim, vou experimentar o seu método...
Com os 11 minutos indicados pela Ilford em RODINAL 1+50 com agitação nos primeiros 10 segundos por minuto, não estou conseguindo o resultado desejado... os negativos ficam um pouco claros demais para mim :rolleyes:
Atenciosamente
Andi
mdeutgen
O Alt-Rodinal é o Agfa RODINAL normal???
Andi,
minha resposta é um NÃO categórico. Pelo que sei,
Alt-RODINAL
se refere à fórmula que foi retirada do cofre pelo Tio Sam em Wolfen, em 1945. Seguindo essa fórmula, a ORWO produziu seu
R09
e também o vendeu para a Foma. Esse revelador ainda pode ser adquirido hoje pela Calbe Chemie como
R09
; pelo que sei, ele também foi vendido sob as denominações
APH09
e
Foma R09
. Uma característica marcante desse revelador é a diluição padrão de 1+40. É claro que essa receita também deve ter sido adaptada ao longo dos anos às condições do mercado (ou seja, à disponibilidade das matérias-primas), mas a diluição permaneceu a mesma.
Agfa RODINAL
, por outro lado, refere-se ao revelador tal como foi continuamente aperfeiçoado pela Agfa. A característica mais importante é a diluição alterada para 1+50. Pelo que sei, essa fórmula é oferecida hoje sob os nomes
R09 one shot
,
RODINAL
ou
Foma R09 new
.
Não sei dizer até que ponto
o APH09
deve ser classificado como
1+50
; quem melhor para responder a isso é o Mirko... De qualquer forma, o texto na loja virtual fala de
Nova fórmula. Agora, tempos de revelação e diluições idênticos aos do RODINAL.
No que diz respeito à indicação dos tempos, é preciso prestar muita atenção ao ritmo de agitação. Pela minha própria experiência, faz muita diferença se se usa o clássico Agfa-Kipp ou a variante que você mencionou. Use a função de busca e dê uma olhada nos fóruns paralelos; já se escreveu muito e detalhadamente sobre o assunto.
Eu mesmo comecei agora o procedimento para o Fomapan 400 e, após algumas tentativas, cheguei a um ponto em que estou usando ISO 250 e APH09 1+40 (a versão antiga, que estava à venda aqui no final do verão na loja do anfitrião). Só o tempo ainda precisa de um pouco de otimização.
Martin
Beef
Então, em um fórum paralelo ou no site de um fotógrafo amador, me deparei com um tempo de revelação de 15 minutos para o Ilford HP5 em RODINAL. Esse tempo de revelação consta desde 2002 nos folhetos informativos das garrafas de RODINAL.
Ontem, em uma festa de Réveillon, usei um rolo de ADOX CHM 400 (= Ilford HP5+) e, há pouco, revelei-o em RODINAL 1:50.
Como tempo de revelação, usei 16 minutos, pois realizei a exposição com pouco menos de 500 ASA.
Ritmo de agitação: as primeiras 30 segundos de forma contínua, depois, durante os primeiros 10 segundos de cada minuto, agitei 4 vezes e, em seguida, bati a lata na mesa 5 vezes.
Minha lata tem capacidade para 350 ml -> 7 ml de concentrado de RODINAL
16 MINUTOS A EXATAMENTE 20 °C!!! -> Horrível!!!
Então, a olho nu, os negativos parecem MUITO APAGADOS.
Acho que vou fazer uma digitalização da cópia ao longo do dia para que vocês possam ter uma ideia do resultado.
Atenciosamente
Andi
E um feliz ano novo :rolleyes:
cfb_de
Então, em um fórum paralelo ou no site de um fotógrafo amador, me deparei com um tempo de revelação de 15 minutos para o Ilford HP5 em RODINAL. Esse tempo de revelação consta desde 2002 nos folhetos informativos que acompanham os frascos de RODINAL.
Olá, Andi,
Feliz Ano Novo!
15-17 minutos a 20 °C parecem realistas. Para RODINAL 1+50 e o método Agfa (1 minuto contínuo, depois a cada 30 segundos). Então, algo deve ter dado muito errado no seu caso. Infelizmente, não dá para dizer exatamente o que foi, pela internet e sem ter estado presente durante a tua exposição.
Tens certeza de que realizaste a exposição a 500 ASA? Não foi a 800? Isso, combinado com menos de 10 ml de RODINAL por filme, resultaria em imagens muito sem brilho. Com agitação frequente e boa mistura com o ar, o RODINAL estraga bem rápido na lata. Com 10 ml de RODINAL/500 ml de água/20 °C/Agfa-Kipp, após cerca de 17 minutos não consegui mais detectar nenhuma atividade significativa. Após 20 minutos, o potencial redox estava em menos de um quarto de volt (para Ag⁺ -> Ag, são necessários 799 mV em condições normais).
Nessas experiências, minha lata de revelação estava cheia quase até a borda (ficavam cerca de 50 ml de ar na parte superior). Com uma lata cheia apenas até a metade (o que muitos fazem ao revelar apenas um rolo de filme KB, infelizmente por uma economia mal interpretada), a solução deve oxidar mais rapidamente.
O que não vai te ajudar: acabei de revelar três filmes em rolo de HP5+
@400ASA em RODINAL 1+50. 22 minutos a 16,5 °C, agitação Agfa, 2040 ml de revelador. Em baixas temperaturas, o resultado fica visivelmente mais fino. É também por isso que, com RODINAL, só trabalho a 20 °C quando quero um grão fino. Fica especialmente bonito com 1+25, 20 °C, agitação Ilford (agitar a cada minuto por 10 segundos), 8 minutos com 520 ml na lata. Um HP5+
@800ASA ganha ali o “visual de reportagem” conhecido dos anos 70: grãos nítidos e sombras levemente esmaecidas.
Mas tente, mesmo assim, ampliar o filme. Um ampliador consegue produzir positivos decentes em papel até mesmo a partir de negativos surpreendentemente “finos”. Um scanner sugere catástrofes que, na realidade, muitas vezes nem aconteceram: esses aparelhos demonstram uma incapacidade notável em densidades baixas e muito altas.
Atenciosamente,
Franz
Beef
Olá, Franz
Feliz Ano Novo pra você também ;)
Então, a câmera que usei é uma Agfa Optima 535 Sensor ( :lol: ) e a sensibilidade ISO máxima do filme que dá pra ajustar nela é só DIN28... o que equivale a 500 ASA, e foi isso que eu configurei. E isso funciona muito bem... com um Fomapan, essa câmera tira fotos excelentes B) Só que ontem pensei em usar um CHM 400, já que ele deveria ser mais sensível. Por precaução, até “superrevelei”... o que, no fim das contas, não foi o caso :(
Meu frasco está sempre cheio até a borda, e eu NUNCA tive problemas com o RODINAL 1:50 (7 ml)... já revelei até por 20 minutos (e ainda conseguia perceber atividade)... mas isso nunca foi com um ADOX CHM. A temperatura é sempre exatamente 20 °C.
É, olha só, aqui está o desfecho engraçado e triste:
No processo de revelação positivo, percebi logo que as cópias estavam muito escuras. Aí pensei em realizar uma subexposição e revelar mais forte (afinal, eu gosto de contrastes fortes mesmo). Então percebi que meu revelador (Adotol Konstant) estava bem fraco e não estava mais produzindo um preto adequado. Como não tinha mais revelador e não queria interromper tudo, joguei espontaneamente um pouco de RODINAL na bandeja :rolleyes: Então... mal notei diferença e pensei em jogar mais um pouco de Xtol (que tenho em abundância aqui)...então, sob a luz do Duka, estiquei o braço até a prateleira, peguei meu frascozinho e despejei tudo lá dentro :lol: A bandeja começou a borbulhar terrivelmente...Borbulhou como louco :lol: Quando acendi a luz, percebi que tinha despejado todo o meu último frasco novinho em folha de concentrado Stopper :lol:
Depois de arejar o quarto e passar a breve vontade de tossir que senti ( :o ), tentei de novo com o Xtol.
Mas não funcionou muito bem... a cópia demorou 20 minutos <_<
Agora tenho que esperar até que meu próximo pedido chegue :(
Esse HP5+ é mundialmente famoso e eu só tenho problemas com ele :(
Ah, sim, mais duas perguntas já que estamos falando nisso...
Sobre a temperatura:
Li há pouco em algum lugar que diferentes temperaturas de revelação causam “ranhuras”... isso é verdade? Meu banho de revelação está sempre exatamente a 20 °C, mas meu fixador está sempre na temperatura da adega, por volta de 18 °C. Se for assim, vou ajustar a temperatura do banho revelador aos outros... você mesmo disse que assim os resultados ficam melhores :)
Sobre a vida útil do RODINAL:
Mas também leio constantemente que muitos revelam com RODINAL 1+100 e 1+200, que deixam a revelação parada e por horas a fio. Então por que isso funciona? ;) E dizem que, com diluições altas ou tempos mais longos, o grão fica mais forte... às vezes leio uma coisa, às vezes outra :lol:
Atenciosamente
Andi
Beef
Oi, Franz
Feliz Ano Novo pra você também ;)
Então, a câmera que usei é uma Agfa Optima 535 Sensor ( :lol: ). A sensibilidade ISO máxima do filme que dá pra ajustar nela é só DIN28... o que com certeza equivale a 500 ASA, e foi nisso que eu ajustei. E isso funciona muito bem... com um Fomapan, essa câmera tira fotos excelentes B) Só que ontem pensei em usar um CHM 400, já que ele é mais sensível. Por precaução, até “superrevelei”... o que acabou não sendo o caso :(
Meu frasco está sempre cheio até a borda, e eu NUNCA tive problemas com o RODINAL 1:50 (7 ml)... já revelei até por 20 minutos (e ainda conseguia perceber a atividade)... mas isso nunca foi com um ADOX CHM. A temperatura está sempre exatamente em 20 °C.
É, olha só, aqui está o desfecho engraçado e triste:
No processo de revelação positivo, percebi logo que as cópias estavam muito escuras. Aí pensei em realizar uma subexposição e revelar mais forte (de qualquer forma, gosto de contrastes fortes). Então notei que meu revelador (Adotol Konstant) estava bem fraco e não estava mais produzindo um preto adequado. Como não tinha mais revelador e não queria interromper tudo, joguei espontaneamente um pouco de RODINAL na bandeja :rolleyes: Então... mal notei diferença e pensei em jogar mais um pouco de Xtol (que tenho em abundância aqui)...então, sob a luz do Duka, estiquei o braço até a prateleira, peguei meu frascozinho e despejei tudo lá dentro :lol: A bandeja começou a borbulhar terrivelmente...Borbulhou como louco :lol: Quando acendi a luz, percebi que tinha despejado todo o meu último frasco novinho em folha de concentrado Stopper :lol:
Depois de arejar o quarto e de minha breve tosse ( :o ) ter passado, tentei de novo com o Xtol.
Mas não funcionou muito bem... a cópia demorou 20 minutos <_<
Agora vou ter que esperar até que meu próximo pedido chegue :(
Esse HP5+ é mundialmente famoso e eu só tenho problemas com ele :(
Ah, sim, mais duas perguntas já que estamos falando nisso...
Sobre a temperatura:
Li há pouco em algum lugar que diferenças de temperatura entre os banhos causam “ranhuras”... isso é verdade? Meu banho revelador está sempre exatamente a 20 °C, mas meu fixador está sempre na temperatura da adega, por volta de 18 °C. Se for assim, vou ajustar a temperatura do banho revelador aos outros... você mesmo disse que assim os resultados ficam melhores :)
Sobre a vida útil do RODINAL:
Mas também leio constantemente que muitos revelam com RODINAL 1+100 e 1+200, que deixam em repouso e por várias horas. Por que então isso funciona? ;) E, supostamente, em diluições elevadas ou tempos mais longos, o grão fica mais forte... às vezes leio uma coisa, às vezes outra :lol:
Atenciosamente
Andi
HenningH
Olá, Andi,
antes de mais nada, parabéns pela tosse com muco! Algo assim acontece com todo mundo em algum momento... :rolleyes:
Sobre o RODINAL, não tenho muito a dizer. Quanto ao Runzelkorn, basta dizer que, com os materiais atuais, é muito difícil amassar um filme. Revelar um filme a 20 °C e depois enxaguá-lo com água da torneira gelada de inverno ainda não fez nenhuma emulsão enrugar. Dizem que funciona se você revelar ou fixar um Efke ou ADOX CHS a 40 °C e depois resfriar em água gelada...
Franz se refere a um tipo diferente de granulação. Alguns reveladores, dependendo da temperatura, produzem mais ou menos aglomerações de grãos, que então aparecem no negativo como “grãos do filme”. E, no caso do RODINAL, diz-se que a granulação fica particularmente fina a 16 °C.
Saudações
Henning
Beef
Olá, Henning
É verdade, acabei de dar uma olhada... “Runzelkorn” se refere a algo totalmente diferente do que “grão” :-D Eu confundi... nunca tive esse tipo de problema. Mas percebi que o RODINAL 1+50 a 20 °C já fica bem fraco. Esse revelador é um fenômeno... 1+25 deve ser ótimo, 1+50 costuma ser péssimo, mas 1+100 é o mais genial de todos :rolleyes: Bem, nunca experimentei... mas leio isso o tempo todo.
Só conheço 1+50 a 20 °C :lol:
Acabei de encomendar HC-110 também... espero ter mais sorte com ele... principalmente com os Ilfords ou CHMs. Dizem que é o non plus ultra, pelo que tenho lido ultimamente. Alguém aqui já experimentou essa combinação? A Ilford indica 2,5 min na solução A e 5 min na solução B. São tempos um pouco curtos, não são? <_<
Reparem logo na terceira entrada:
Ilford HP5+ em HC-110
. Revelou com a solução B em 7,5 minutos E ainda foi submetida à exposição a 200 ASA (!!!)... a foto ficou maravilhosa...acho que a Ilford indica tempos um pouco curtos demais :lol:
No entanto, é importante notar que a solução só é agitada uma vez, logo após 4 minutos...
Atenciosamente
Andi
HenningH
Covington também menciona 5 minutos a 400 ASA...
Quanto maior a agitação, mais ativo é o revelamento e, consequentemente, menor o tempo. (Pelo menos é o que dizem por aí...)
HC-110 também está na minha lista de “coisas para experimentar algum dia”, mas ainda tenho tantos produtos químicos brutos aqui que posso preparar o D-76 até 2023...
O HC-110 também deve funcionar muito bem em diluições mais altas (E, F, G, ...), o que resulta em um campo de experimentação tão extenso quanto o do RODINAL...
Atenciosamente
Beef
Bem, então o HC-110, com seu alto contraste, combina perfeitamente com o seu D-76 na sua linha de produtos :rolleyes:
O HC-110 também deve funcionar muito bem em diluições mais altas (E, F, G, ...), o que resulta em um campo de experimentação tão extenso quanto o do RODINAL...
Ha, eu também li essa página hoje ao meio-dia antes de fazer meu pedido :lol: E se você ler novamente o ponto “Formas das curvas”, vai perceber que NÃO há campo de experimentação :lol: Foi justamente isso que eu achei tão bom nesse revelador...não importa a diluição, o resultado da imagem é sempre o mesmo (o tempo precisa ser ajustado, é claro) :lol:
E com esse tempo, dá para ajustar bastante o contraste no HC-110 <_<