huehnerhose
Oi,
Comprei um frasco de APH09 no ano passado e usei bem pouco... Ontem peguei nela de novo e, de alguma forma, parece um pouco deformada e parece bem rígida... quando aperto um pouco, faz barulho e tenho a sensação de que se formou uma emulsão de “alguma coisa” nas paredes da garrafa — ainda não tive a chance de simplesmente despejar o conteúdo e ver se tem alguma coisa flutuando lá dentro...
Quanto tempo isso deve durar? Fechei a garrafa com gás inerte, mas não acho que isso necessariamente impeça a cristalização de “alguma coisa”...
Se realmente houver algo flutuando lá dentro, posso simplesmente aquecer e mexer o produto para depois usá-lo novamente?
Desde já, muito obrigado...
FrankJBeckmann
Oi,
O APH09 deve ter uma vida útil de algumas décadas. Se houver pedacinhos flutuando na solução, talvez seja melhor retirá-los para que não grudem no filme. Se eles estiverem apenas no fundo da garrafa, pode simplesmente ignorá-los.
cfb_de
Olá,
Além disso: as garrafas de LDPE mais baratas, infelizmente utilizadas hoje em dia por motivos ambientais e de custo*], estão longe de ser duráveis.
Tudo bem: seria mais barato encher garrafas Aponorm. Mas qual consumidor gostaria de ter seus reveladores em garrafas (de excelente qualidade!) com o logotipo de uma farmácia na tampa?
O R09/RODINAL (sim, até mesmo o RODINAL na garrafa de plástico!) é um belíssimo exemplo de que as embalagens modernas “ecológicas” *reduzem* a durabilidade de seu conteúdo em várias décadas.
O velho RODINAL na garrafa marrom de borossilicato da Größer (com a águia imperial na faixa) sobreviveu com rolha encerada por mais de 50 anos no sótão. Eu o usei todo e vendi a garrafa vazia (que então não era mais considerada remessa de substância perigosa, como eu sabia desde a ação de envio de RODINAL novo para as Filipinas) com lucro para um colecionador nos EUA.
Meu RODINAL, adquirido a preço de banana na liquidação da Agfa (antes de Stapelfeld usar a touca de couro), também está em frascos de borossilicato com rolha encerada e goma-laca por fora. O que servia em 1941 não pode ser ruim em 2005. E se ainda for possível transferi-lo para um recipiente inerte em casa... ganha-se em dobro. Meu próximo pedido de Rodinal está previsto para 2030; até lá, a receita já terá sido divulgada há muito tempo.
Com isso, adiei a falência da Agfa por alguns segundos e fiz o preço da fábrica de Vaihingen subir alguns centavos :-) Admito isso de bom grado.
Atenciosamente,
Franz
*] De fato, as garrafas de LDPE são, à primeira vista, mais baratas para o fabricante. Por outro lado, se considerarmos toda a cadeia de processos necessária para um enchimento inerte, a situação muda rapidamente devido à falta de resistência ao vácuo. Graças ao controle de custos do departamento, coisas assim tornam nosso hobby artificialmente mais caro. Graças a sistemas ERP como o SAP, nenhum fabricante consegue mais definir um preço por produto ao longo de toda a sua cadeia de processos, mas apenas com base em todos os centros de custo/elementos PSP/regras de cálculo envolvidos no processo de criação do produto. Os centros de custo “Produção”, “Compra de Recipientes”, “Compra de Matérias-Primas Químicas”, “Envasamento”, “Expedição” e “Gestão de Risco do Cliente” são, infelizmente, considerados separadamente hoje em dia, e não no sentido de uma criação de valor relacionada ao produto.
Na verdade, porém, uma garrafa descartável de LDPE *é* mais ecológica do que uma garrafa de vidro: o petróleo *primeiro* é utilizado para fabricar um produto e *depois* é queimado. Eliminam-se os transportes de garrafas vazias de peso imenso, bem como a enorme necessidade de energia para aquecer a massa de vidro reciclado.
A garrafa de vidro local é melhor reutilizada em casa. Por exemplo, para encher o próximo lote de RODINAL comprado. O logotipo da farmácia na tampa também não incomoda. E, de fato, garrafas de laboratório adequadas com tampa de colar Aponorm na farmácia são realmente baratas e acessíveis. A garrafa de um litro custa menos de duas moedas de troca, mesmo aqui em Sindelfingen.
huehnerhose
Ótimo, obrigado... Eu estava com medo de que algo “importante” se depositasse lá e eu acabasse jogando fora o frasco (com o conteúdo)... Isso teria me deixado de cabeça para baixo, já que eu tinha acabado de comprar o APH09 justamente porque ele promete uma longa vida útil :ph34r: (Assim como a solução de Diafine que está ao lado)
Então acho que vou voltar a me sentar com papel de filtro, funil e Aponorm :D
Atenciosamente
Sebastian