MirkoBoeddecker
Demos mais um passo adiante: a moldagem de teste saiu perfeita e já podemos preparar as primeiras caixas de amostras para a campanha de testes.
Se tudo correr conforme o planejado, estaremos prontos para o envio em cerca de duas semanas.
Nos próximos dias, todos os participantes inscritos até o momento receberão um e-mail de confirmação.
Quem ainda quiser ajudar a testar o papel pode se inscrever em: mccproject@ADOX.de
O papel ainda não está totalmente curado. As propriedades fotográficas estão garantidas, mas ele não deve ser seco na prensa (caso contrário, ficará grudado no pano).
Quem quiser testar a secagem a quente deve guardar uma folha e só poderá experimentá-la daqui a 6 semanas.
Atenciosamente,
Mirko
PeterVolkmar
Olá, Mirko,
O MCP não deveria ser moldado primeiro?
Quais são os tamanhos disponíveis para as folhas de teste?
Quais são os “requisitos” que os testadores devem cumprir?
Atenciosamente, Peter
MirkoBoeddecker
Olá, Peter,
O MCP é o primeiro papel a entrar na produção “efetiva”.
Para a campanha de testes, estamos usando amostras da terceira fase de testes.
Primeiro, as emulsões brutas são testadas individualmente com pequenas amostras de revestimento (primeira fase); em seguida, realiza-se uma primeira aplicação completa de camadas em uma máquina de lixamento (segunda fase). Se tudo tiver corrido bem até esse ponto, simula-se uma produção em uma máquina menor (24 cm de largura). Isso já é exatamente como “na vida real”, de rolo a rolo (desenrolamento e enrolamento) com secagem contínua. Nesta fase, tudo precisa estar correto, por exemplo, a viscosidade, a velocidade de vazamento e os parâmetros ajustados nas estações de secagem. O que não funcionar aqui também não funcionará na grande máquina de vazamento.
As folhas de amostra que agora serão enviadas são provenientes desse (bem-sucedido) teste.
Elas terão aproximadamente 20 x 25 cm. Na verdade, queríamos deixar a borda de moldagem (para que se pudesse ver como é), mas as dimensões externas precisam ficar abaixo do formato de carta maxi (devido aos custos de envio), portanto, é possível que a borda seja cortada.
Como o interesse mundial pelo MCC foi significativamente maior do que pelo MCP, estamos enviando as amostras para o estudo de mercado como MCC. Como a capacidade da máquina era limitada (o tempo que ela ficou à nossa disposição), tivemos que nos decidir por uma das duas variantes. O MCP também foi testado, mas o material obtido é suficiente apenas para nossas próprias análises. Dedicamos a maior parte do tempo à “produção” do MCC (2.000 metros a 24 cm, incluindo a margem de fundição).
Em setembro, ocorrerá a primeira “verdadeira” fundição em grande escala do MCP com 1,05 metro de largura.
Quem ainda quiser ajudar a “testar” o novo papel de ponta a ponta, por favor, envie um e-mail para: [email=mccproject@ADOX.de]mccproject@ADOX.de[/email] com uma breve frase explicando por que está qualificado (por exemplo, usuário de longa data). Não se esqueça de incluir o endereço de entrega.
Fornecemos o papel gratuitamente; haverá apenas uma cobrança pelo custo do envio, com o pedido de que seja paga via PayPal ou transferência bancária. Isso deve ser entendido como uma “taxa de proteção”, afinal, uma folha produzida dessa forma custa muito mais do que uma folha de papel comum.
É claro que esperamos receber o máximo possível de feedback.
Cada remessa virá acompanhada de um questionário.
No laboratório, as amostras são, do ponto de vista metrológico, idênticas ao original.
Mas quem sabe o que acontece quando um ex-monge budista convertido ao catolicismo na Sicília, sob a lua cheia, pendura para secar ao leve sopro da brisa marinha imagens devocionais regadas com água benta mexida no sentido anti-horário e previamente passadas por seu revelador Amidol, que ele mesmo preparou (Um processo que ele realiza inalterado desde 1964, em total isolamento, em papel Agfa) — Quando, com a mão trêmula, ele aproxima sua lanterna movida a óleo de amêndoa prensado por ele mesmo, pouco antes do nascer do sol, para a avaliação (... ao fundo, uma gaivota grita assustada...)....se o papel, então, à luz tremeluzente, resistirá ao severo julgamento do mestre..... é isso que nos interessa :unsure:
Vocês já entenderam.....
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Mas quem sabe o que acontece quando um ex-monge budista convertido ao catolicismo, na Sicília, pendura para secar ao leve sopro da brisa marinha imagens devocionais que foram molhadas com água benta mexida no sentido anti-horário e previamente passadas por seu revelador Amidol, preparado por ele mesmo (Um processo que ele realiza inalterado desde 1964, em total isolamento, em papel Agfa) — quando, com a mão trêmula, ele aproxima sua lanterna movida a óleo de amêndoa prensado por ele mesmo, pouco antes do nascer do sol, para examinar (... ao fundo, uma gaivota grita assustada...)...se o papel resistirá, então, à luz tremeluzente, ao severo julgamento do mestre... isso nos interessa
Mirko,
isso tem qualidade literária :-)
Vou enviar-vos um e-mail já.
Cumprimentos,
Franz
MirkoBoeddecker
Franz,
obrigado pelo seu e-mail.
Ótima sugestão sobre a viragem.
É exatamente por isso que fazemos isso.
Às vezes, é difícil calcular a química quando há muitos componentes orgânicos, e os produtos fotoquímicos, sem dúvida.
Estamos realmente procurando usuários o mais diversos possível, que utilizem os processos mais incomuns, para verificar as diferenças e fazer uma comparação entre o que é melhor e o que é pior.
A história mencionada acima é, claro, exagerada, mas, do lado dos usuários, muitas vezes o conhecimento sobre as relações químicas é substituído pela experiência (descoberto por tentativa e erro) e essas pessoas, naturalmente, também precisam saber trabalhar bem com o papel.
Daí essa “experiência de campo” amplamente disseminada com as amostras beta.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Hoje recebi um envelope de vocês :-)
Quantas folhas tem lá dentro e em que formato? Se você me disser isso, vou pensar no meu programa de testes antes de abrir a caixa (aliás: adorei o design dela!).
Além disso, não encontrei nenhuma indicação sobre para onde eu poderia transferir os custos de envio. Então, vocês é que os pagaram :-)
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Olá, Franz,
São 5 folhas de 18x24 cm. A embalagem foi feita à mão, por isso as medidas podem variar alguns milímetros.
Todos os participantes até agora se deram ao trabalho de escrever algumas linhas, e por isso assumimos todos os custos.
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
Olá!
Recebi o MCC na semana passada e fiz o teste esta noite. No geral, estou bastante satisfeito com o papel, mas tenho algumas observações a fazer. Devo dizer que não conheço o MCC original da Agfa; na verdade, até agora nunca revelei nenhum papel barítico multigrade, apenas papéis PE multigrade e baríticos de graduação fixa da Agfa e da ORWO.
Durante o revelamento, notei imediatamente, de forma positiva, a rápida formação da imagem, quase semelhante à do PE. É claro que isso também pode ser porque o papel é novo e o resto dos papéis baritados que revelei até agora já tinha pelo menos 20 anos... Também achei muito bonitos os pretos intensos e o brilho que o papel adquire mesmo sem a incômoda secagem de alto brilho.
No entanto, considero que o contraste leva algum tempo para se acostumar, pois, durante o processamento, tive que recorrer principalmente aos filtros de 0 a 2 — eu nunca tinha usado o 0 até então, porque isso sempre teria levado a resultados muito apáticos com o Kodak Polymax que eu vinha usando. O MCC parece, portanto, trabalhar de forma significativamente mais intensa do que o Polymax, pelo menos isso eu posso dizer.
Uma segunda coisa me chamou a atenção durante a secagem na prensa. Como mencionei, sequei o papel com brilho natural contra o pano da prensa e, no final, ele ficou bastante grudado nele; ou seja, após a secagem, havia muitos fiapos presos ao papel — eles podem ser removidos parcialmente com um pano macio, mas, no geral, é bastante difícil esfregá-los. Os papéis ORWO, que costumo usar normalmente, grudam visivelmente menos no pano, e os fiapos são, portanto, menos numerosos e também são bem mais fáceis de remover.
Certamente não sou um profissional, muito menos no que diz respeito ao papel baritado, mas o descrito acima é a minha primeira impressão. No geral, o papel me deixou com vontade de experimentar mais, e talvez outras pessoas compartilhem da minha opinião; nesse caso, a Leverkusen-Bad Saarow ainda pode aprimorar um pouco a emulsão.
Já dá para prever em qual faixa de preço o produto será posicionado? Acima ou abaixo do Ilford Multigrade-Baryt?
Até mais,
Peter.
Andreas_23
Olá, Mirko,
Meu estoque de papel PE está acabando aos poucos. Vale a pena esperar pelo MCP de vocês? Por volta de outubro/novembro, eu precisaria de um reabastecimento.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Olá, Andreas,
Ainda temos grandes quantidades de Agfa PE (além de outros fornecedores).
Infelizmente, só poderemos iniciar a produção do nosso MCP quando essas quantidades estiverem disponíveis, pelo menos, apenas em sortimentos incompletos.
Ninguém vai comprar o novo ADOX MCP se puder obter o Agfa MCP pela metade do preço.
Por isso, provavelmente vamos armazenar os novos rolos-mestre por enquanto e começar a embalagem mais tarde, quando surgirem as primeiras lacunas de formatos.
O cronograma para o MCC ainda não sofreu alterações. O início da produção está previsto para maio/junho de 2008.
Atenciosamente,
Mirko
Andreas_23
Olá, Andreas,
ainda temos grandes quantidades de Agfa PE (além de outros fornecedores).
Olá, Mirko,
bem, parece que vocês não têm mais o tamanho 13 x 18 (pelo menos não consta no catálogo). Acho que vou passar o tempo de espera comprando alguns pacotes de Ilford MG IV; esse também é um bom papel e, na sua loja, tem um preço bem acessível.
Atenciosamente,
Andreas
ThomasLoos
Olá, Mirko!
Li no site da Aphog que ainda há papel MCC disponível para testes; gostaria de receber um pouco, já que não participei da primeira vez. No entanto, não consigo enviar nenhuma mensagem para o endereço de e-mail; recebo sempre mensagens de erro.
Atenciosamente, Thomas
MirkoBoeddecker
Envie para info@fotoimpex.de
Atenciosamente,
Mirko