SamuliSchielke
O conteúdo é o mesmo do Agfa Sistan? (Se não me engano, seria principalmente rodaneto de potássio como estabilizador de prata e mais algum agente umectante)
Atenciosamente,
Samuli
cfb_de
Parece que sim. Rodaneto de potássio e um surfactante adequado. Se o Mirko tivesse as fichas de dados de segurança (o que, na verdade, deveria ter) disponíveis, seria possível responder diretamente à sua pergunta.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Olá, Samuli,
Sim, é isso mesmo. No entanto, em uma concentração diferente e mais otimizada, e ainda com um pequeno acréscimo.
Quando começamos a desenvolver o produto, percebemos que nossa amostra de outro produto (que deveria ser substituído, pois, segundo o fabricante, seria retirado do mercado) não era realmente eficaz.
Sob luz de xenônio, as imagens tratadas com o produto desbotavam ainda mais rápido do que as não tratadas :unsure:
Em seguida, testamos novamente o valor ideal do princípio ativo para o ADOSTAB (eficácia visível e mensurável, mas sem alteração na tonalidade, determinada por séries de testes e inspeção visual à luz do dia, seguida de irradiação com luz de xenônio).
As impressões tratadas com ADOSTAB na concentração atual apresentaram uma estabilidade significativamente melhor sob irradiação prolongada com luz de xenônio intensa.
O desenvolvimento do produto levou mais de um ano e meio... também devido aos testes de longa duração.
Não sabemos por que nossa amostra do outro produto teve um desempenho tão ruim. Suspeitamos de variações de qualidade nas matérias-primas (não seria a primeira vez nos últimos tempos).
No entanto, só tínhamos mais um frasco disponível, pois naquela época (dezembro de 2005) não havia mais nada para comprar.
No entanto, tendencialmente (de acordo com nossos testes), seria possível utilizar uma concentração significativamente maior desse produto sem afetar negativamente o resultado da imagem, e então certamente haveria também uma eficácia bem melhor.
Escrevo tudo isso porque estou curioso para saber quais foram as experiências de vocês com estabilizadores de imagem.
Alguém já questionou ou testou a eficácia deles?
Seria interessante saber se o processo em si precisa ser constantemente verificado ou se, em princípio, podemos confiar na sua eficácia.
Isso se aplicaria, naturalmente, também ao nosso produto.
No caso da viragem ao selênio, é possível observar a mudança de tonalidade. Fica claro quando a reação química ocorreu e quando não ocorreu.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
antes de mais nada: “Chapeau!” pela sua excelente formulação em torno de “2005”, “produto” e “não mais disponível”! É realmente um prazer ler algo assim, e estou falando sério.
Quanto à questão do controle durante o processo de produção: sim, isso pode ser necessário em soluções de rodaneto. Por um lado, a qualidade da matéria-prima, com grau de pureza “pro photo” ou “técnico”, está de fato sujeita a grandes variações (ou seja, é de se esperar um teor de até -20%); por outro lado, o material é bastante apreciado pelos nossos queridos amiguinhos unicelulares — ou seja, já se deteriora dentro do saco no estoque das instalações de produção.
Somente em combinação com íons de prata é que ela se torna tóxica o suficiente para que esses bichinhos a deixem em paz e o efeito conservante para a foto entre em ação.
Antes que leitores desinformados fiquem assustados: ainda é possível tocar nas fotos. Pode-se fazer isso sem problema, e o efeito bactericida provém da prata fotográfica “natural” de uma simples impressão em preto e branco. No caso de fotos coloridas, devido à falta de prata fotográfica, costumava-se usar formalina (também conhecida como “banho estabilizador”); desde que isso não é mais permitido (e, por motivos de custo^H^H^H^H^H^Hproteção ambiental, também se dispensa uma lavagem final decente), elas também não duram mais.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
Isso é ótimo! Vou incluir o ADOSTAB no meu próximo pedido, ainda mais porque meu estoque daquele produto que não vou citar já acabou.
Nunca testei se a durabilidade realmente melhorou, mas confiei nas informações do fabricante — porém, só comecei a mergulhar minhas impressões nele há pouco mais de um ano, e provavelmente não se nota a diferença tão rapidamente...
Atenciosamente,
Samuli