johnny
Revelei dois rolos de R100, mas, por engano, usei apenas um dos sachês de banho de branqueamento em vez de dois. Fora isso, tinha duplicado todas as quantidades. Já durante a exposição intermediária, percebi que havia algo diferente do habitual. O filme estava marrom em vez de branco-amarelado. Mesmo assim, concluí todas as etapas do processo de revelação.
O que se vê agora é uma emulsão marrom em um dos lados do filme. No outro lado, as fotos são visíveis sob luz oblíqua. Nesse estado, é claro que não dá para fazer nada com o filme. Existe alguma possibilidade de salvar as fotos de alguma forma? Talvez recomeçar o processo de banho de branqueamento?
Christoph
Olá, Johnny,
A camada protetora do Lichthof não se dissolveu. Não faço ideia de como você pode removê-la. Mas, antes de estragar o rolo inteiro, por que não tenta com a parte inicial do rolo, onde ainda não há imagens? No entanto, não sei o que acontece se colocarmos um rolo já revelado no banho de branqueamento.
Chris
cfb_de
Mas não sei o que acontece se colocarmos um filme já revelado no banho de branqueamento.
Olá, Chris,
então pega uma foto em papel P&B já revelada e joga um pouco de permanganato de potássio nela. Aí você vai saber :-) Dica: eu não usaria necessariamente minha cópia favorita, que não tem substituto.
Resumindo: a foto vai pro lixo.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
... mas depois dá para recuperar com uma viragem...
Por que não experimenta um kit de viragem comum?
Viragens de clareamento e enxofre. Por exemplo, da Moersch ou da Classic.
No que diz respeito a esse caso específico, é claro que nunca tentei isso e seria necessária uma análise química mais aprofundada para se chegar a uma conclusão realmente segura, mas imagino que você consiga remover a proteção contra halos com o alvejante e recuperar a imagem de prata com a tonalização com enxofre.
Experimente com uma foto e uma pinça.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Atenção: durante o clareamento, existe o risco de a imagem de prata clareada se tornar solúvel em água. É nisso que se baseiam os banhos de branqueamento no processo reverso. A imagem de prata oxidada no banho de branqueamento é lavada, enquanto os haletos de prata pouco solúveis das partes não expostas da emulsão permanecem no filme.
Portanto, experimente primeiro um banho de branqueamento adequado (hexacianoferrato, por exemplo) em um pedaço de filme e verifique se a proteção contra halos de luz também é removida. Na verdade, ela é removida de forma oxidativa durante o processo, mas, infelizmente, esses “ursos de branqueamento” suficientemente fortes tornam a imagem latente solúvel. Considero interessantes as experiências com aditivos de halogeneto (em caso de surpresas com halogenetos, a imagem latente deveria ser fixada no momento de sua formação de forma local e pouco solúvel), mas acho que são muito trabalhosas para um único filme antigo. Além disso, o resultado provavelmente ficaria com granulação muito grossa.
Atenciosamente,
Franz, viajando por ditado
ChristianKolinski
... mas depois dá para realçá-lo novamente com uma viragem...
Só que... de que é feita a AHU? Se também tiver prata nela, provavelmente isso também vai ser reativado...
Atenciosamente
Christian
cfb_de
Se também houver prata nisso
Olá, Christian,
Eu diria que essa probabilidade é de quase 100%...
Atenciosamente,
Franz
AndreMilchewski
Olá, Christian,
eu diria que essa probabilidade é de quase 100%...
Por que haveria prata justamente no AHU? Pelo que sei, só tem corante lá, que se dissolve (ou deveria se dissolver) no fixador.
Não consigo entender essa conversa de colocar de novo no banho de branqueamento, ainda mais porque alguns aqui
parecem não saber a diferença entre o banho de branqueamento rehalogenante, usado para toner e revelação reversa (não reversível!), e o banho de branqueamento para revelação reversível.
A coloração marrom também poderia ter sido causada pela coloração residual do alvejante,
que é removida pela solução de sulfito de sódio, ou pode ser algum resíduo rançoso do revelador;
no entanto, sem ver o filme diretamente e sem conhecer os componentes do kit de revelação reversa utilizado,
estou apenas dando palmos no escuro.
Se eu supor que o kit de reversão da Foma se baseia no processo clássico e quantitativo de reversão,
uma dosagem incorreta do banho de branqueamento não deve causar grande impacto; ele simplesmente funciona mais devagar ou tem uma capacidade menor. Isso provavelmente não causaria uma coloração marrom “rancida”.
Outra possibilidade é que, se o tom marrom for talvez um véu causado por inversão incompleta, valha a pena tentar com um pouco de ocludente de Farmer.
Caso eu esteja errado em alguma das minhas considerações, por favor, corrijam-me.
AndreMilchewski
Após algumas tentativas no laboratório fotográfico, acho que descobri o erro:
O tempo de branqueamento foi, afinal, muito curto.
Para eliminar a coloração marrom, os filmes devem ser branqueados em um banho de branqueamento rehalogenante, lavados
e, em seguida, revelados novamente com qualquer revelador de filme ou papel.
No entanto, se o clareamento insuficiente tiver causado irregularidades, manchas ou similares,
o filme, naturalmente, estará perdido.
ChristianKolinski
Olá, Christian,
eu diria que essa probabilidade é de quase 100%...
Por que haveria prata justamente no AHU? Pelo que sei, ele contém apenas corante, que se dissolve (ou deveria se dissolver) no fixador.
Porque foi o que o fabricante informou.
Porque essa é exatamente a razão pela qual não se pode revelar o Fomapan 100R como filme negativo.
Nesse filme específico, o AHU simplesmente não se dissolve no fixador ou na pré-lavagem, mas apenas no banho de branqueamento.
No entanto, sem ver o filme diretamente e sem conhecer os componentes do kit de reversão utilizado,
estou apenas dando palpites no escuro.
Sim, é o que parece.
Se eu supor que o kit de inversão da Foma se baseia no processo clássico e quantitativo de inversão,
uma dosagem incorreta do banho de branqueamento não causa grande impacto; ele simplesmente age mais lentamente ou tem uma capacidade menor. Isso provavelmente não causa o aparecimento de uma “mancha marrom”.
Sim, porque o AHU, composto de prata, não é dissolvido.
E ele é marrom mesmo.
Atenciosamente,
Christian
cfb_de
Christian,
obrigado.
Atenciosamente,
Franz
johnny
Muito obrigado a todos pela participação ativa. Infelizmente, não entendi tudo e acabei “pesquisando” generosamente com um rolo de filme :ph34r: . Continuei usando os produtos químicos do kit de revelação normal. Desta vez, passei para a Etapa 2 (banho de branqueamento), seguida da Etapa 3 (banho de limpeza)... e... aconteceu alguma coisa: o filme ficou cristalino e, infelizmente, tudo se foi. :D
Então, tentei novamente com outro pedaço a partir da etapa 3: banho de limpeza, mas não aconteceu nada. Será que eu deveria continuar com um banho de branqueamento com dosagem mais suave? O que é um banho de branqueamento rehalogenante? O do Fomakit é desse tipo?
Pelo que entendi das respostas, a suposição do Franz estava correta. Infelizmente, não entendo nada do assunto. Desde que dê certo conforme o planejado, está tudo bem. Infelizmente, não consigo avançar com os termos técnicos e não me pareceu valer a pena agora me abastecer de produtos químicos por acaso, só por causa de dois rolos de filme.
Hoje (depois de ter me distanciado um pouco da primeira decepção) examinei o filme novamente com atenção. A emulsão marrom no lado brilhante realmente não é totalmente opaca à luz em todos os lugares. Em alguns pontos, a imagem do outro lado transparece de forma opaca. Como já mencionei, já dava para perceber isso sob luz oblíqua. Ainda está no negativo. Logicamente, o processo de revelação não ocorreu. Devido à quantidade insuficiente de produtos químicos, simplesmente não houve tempo suficiente (como Christian suspeitou).
No início da próxima semana vou começar o próximo filme. Desta vez, em tiras. Fico feliz em receber mais dicas ou sugestões de procedimento. Não há nada a perder.
Saúde
Johnny
cfb_de
Olá, Johnny,
> O que é um banho de branqueamento rehalogenante?
Isso transforma a prata elementar, por meio de oxidação e da presença simultânea de íons halogenetos (ou seja, cloreto, brometo, iodeto), em haleto de prata novamente pouco solúvel, que pode então ser reexposto e submetido a nova exposição.
> O Fomakit é um banho desse tipo?
Não, e por um bom motivo. No revelamento reverso, o objetivo é, de alguma forma, livrar-se do negativo de maneira definitiva.
> Pelo que entendi das respostas, a suposição do Franz estava correta.
Isso não me surpreende, aliás :-)
> Infelizmente, não entendo nada do assunto. Desde que dê certo conforme o planejado, está tudo bem. Com os
> termos técnicos, infelizmente não consigo avançar, e não me parecia valer a pena agora me aventurar na
> química por causa de dois rolos de filme.
Infelizmente, o revelamento de filmes é um dos exemplos clássicos de química complexa na vida cotidiana.
Na minha opinião, não dá para evitar a compreensão, a experiência, o aprendizado e a prática.
> Ainda está no negativo. Logicamente, o processo de inversão não ocorreu. Devido à
> concentração química muito baixa, simplesmente não houve tempo suficiente (como Christian suspeitou).
O banho de branqueamento resolve? E a segunda exposição também é suficiente?
> No início da próxima semana vou começar o próximo filme. Desta vez em tiras. Fico feliz em receber mais dicas ou
> sugestões de procedimento. Não há nada a perder.
Ainda temos o manual do Hilgert/Rohleder. E quando vejo como foi tranquilo reverter um HIE no encontro do Mosela no fim de semana passado... Então, o revelamento reverso de P&B, se feito com cuidado, não é nada complicado. Foi um processo de laboratório com a mesma exigência de cozinhar espaguete.
Atenciosamente,
Franz