As câmeras retrovisoras de folha que, de longe, são as mais estáveis mecanicamente que já tive nas mãos são a Ikonta e a Nettar. Acho isso extremamente importante nas câmeras retrovisoras de folha; em muitas delas, por exemplo, a haste frontal balança e, consequentemente, não se consegue nitidez nas imagens. Um fator que nunca é demais enfatizar. Portanto, minha recomendação seria uma Ikonta ou uma Nettar com Tessar. Além disso, não há problemas com os fole. Mas também fotografo com uma Bessa66 (Skopar) e uma Jsolette (Apotar). Depende sempre do estado individual de cada uma. Muitas estão simplesmente gastas. Mas elas estão muito longe de se equiparar à estabilidade da minha Nettar 6x9. Acho que as Skopar são, no mínimo, equivalentes às Tessar. A Skopar Color do pós-guerra tinha até correção apocromática, com exceção da faixa de infravermelho. Lentes limpas e ajuste correto são, porém, decisivos em ambas.
€
A propósito, acho os visores de tela dobráveis mais antigos muito mais agradáveis do que os visores “olho de peixe”, que quase sempre são pequenos demais.
€
Na minha opinião, não importa se é Prontor ou Compur, desde que funcionem. Mesmo as Rapid-Compur não são mais rápidas do que 1/350 nas medições, mesmo que indiquem 1/400 ou 1/500. O Prontor sempre tem um disparador automático, enquanto o Compur às vezes tem, às vezes não. Prefiro os Prontor. Hoje em dia, é quase sempre necessário limpar ambos, assim como as lentes, se ainda não tiver sido feito. Depois, basta ajustar novamente o foco para infinito e nada mais impede o prazer. Quem não se atreve a fazer isso, pode contar com mais 50 a 100 euros para a manutenção.
€
Telêmetros para encaixar ou simplesmente segurar são acessórios úteis; aqui, considero os da Voigtländer os melhores, pois podem ser facilmente ajustados pelo próprio usuário por meio de um parafuso moleteado na parte externa. Assim, é possível tirar fotos com alta nitidez mesmo em close-up com a abertura total. A propósito, as escalas de distância são alinhadas à distância até a borda frontal da lente.
€
Exemplo com a Bessa66, Skopar sem revestimento e Voigtländer E-Messer:
https://www.flickr.com/photos/imagesfrugales/4972512552/in/photostream
É apenas uma imagem pequena, mas no original dá para ver cada poro da pele.