bengt
Olá
Alguém tem experiência com o uso do Jobo CPA2 para revelar tanto filmes coloridos quanto em preto e branco?
Minha maior preocupação é com a contaminação; alguém tem alguma dica sobre como limpar o processador entre as sessões? Devo usar bobinas e tambores separados?
Ainda não tentei revelar em preto e branco, então, se alguém tiver dicas sobre os tempos de revelação, ficaria muito grato.
Eu uso principalmente filmes Foma 135 e 120, revelados de acordo com a tabela da FOTOIMPEX com ATM49 1+1 e um pré-umedecimento de 2 minutos.
Atenciosamente: Bengt Karlsson
MirkoBoeddecker
Olá, Bengt,
Há alguns anos venho usando os mesmos tambores em todos os processos e não tive nenhum problema.
É claro que usei garrafas de armazenamento diferentes, mas o tambor precisa passar por revelador alcalino, banho de parada ácido, fixador ácido e água de lavagem com enxágue final em todos os processos. Por isso, a Jobo escolheu os melhores plásticos resistentes a produtos químicos. Lave sempre bem os tambores e você não terá problemas.
Atenciosamente,
Mirko
bengt
Olá, Mirko, e obrigado pela sua ajuda!
Tenho mais algumas perguntas que talvez você ou alguém possa me ajudar a esclarecer:
Tenho um tanque para o meu Cpa2 onde consigo revelar no máximo 8 rolos de 120 ou 7 rolos de 135 de cada vez:
Para poder revelar essa quantidade de rolos, preciso usar a solução concentrada de ATM49 ou há uma maneira de usá-la diluída?
Se eu tiver que usar a solução concentrada para mais de 5 filmes, é possível calcular um ponto de partida para meus tempos de revelação, levando em consideração que devo aumentar o tempo de revelação em 1 minuto a partir do 5º filme?
Os filmes ficarão diferentes na solução concentrada em comparação com a diluição 1+1? (Gosto do resultado na diluição 1+1 :D )
Recebi uma sugestão de usar o revelador Rollei High Speed para filmes Foma; acredito que isso resolveria o problema da diluição (1+7 ou 1+15), mas alguém tem alguma experiência com essa combinação?
Muitas perguntas, eu sei... e agradeço antecipadamente pelo seu tempo...
Atenciosamente e tenha uma ótima véspera de Midsummer!
Bengt Karlsson