xamxam
Olá,
Ao revelar meu último rolo de Fuji Neopan Acros 100 no formato 120, percebi, após o processo, que algumas fotos apresentavam grandes pontos ou, ao que parece, bolhas; veja as fotos em anexo.
Revelei quatro rolos (Kentmere, Agfa APX e Acros / 3KB e 1MF) no tanque grande Paterson Multi-Reel 8 com X-Tol (solução-mãe).
Essas bolhinhas seriam resultado de um batimento insuficiente na mesa após a agitação? Na verdade, eu sempre procuro bater com força e o suficiente, e isso sempre foi suficiente nos rolos anteriores. Existe alguma outra causa para isso?
Agradeço qualquer dica!
Atenciosamente,
Max
Lichtjahr
Olá, Max,
Não se trata de bater com a maior força possível.
Eu sempre bato a lata sobre uma toalha dobrada. Às vezes, depois de inclinar, bato com mais força.
Será que ainda há resíduos do agente umectante na lata, que acabam causando uma leve formação de espuma?
Atenciosamente,
Edi
Wolfgg
Olá, Max,
Isso aconteceu apenas com um filme? Ele estava no topo da pilha de espirais? Havia nível de líquido suficiente acima da espiral superior (pelo menos 1 cm)? A lata com as espirais foi bem limpa antes do processo, para que não restassem resíduos do banho de fixação?
Em décadas, nunca tive um problema de bolhas de ar em nenhum dos processos, mas bato a lata duas vezes com bastante força após cada inclinação. Além disso, uso no máximo duas espirais sobrepostas, pois quanto mais forem, maior a chance de as bolhas da espiral mais baixa ficarem presas em algum lugar. Ou seja, com quatro espirais sobrepostas, eu provavelmente bateria com força quatro vezes.
Atenciosamente, Wolfgang
€
Wolfgg
Mais uma dica:
Um bom teste seria encher as espirais com filme descartado, colocá-las na lata, fechar com a tampa e encher com água (na mesma quantidade que se fosse revelador). Em seguida, retire a tampa novamente, sem mover a lata. Agora segure o tubo de fixação com o dedo, abra a lata como de costume e observe após quantas vezes de abertura não saem mais bolhas de ar da espiral superior. Assim você descobre quantas vezes precisa abrir a lata na sua técnica para tirar todo o ar.
Atenciosamente, Wolfgang
xamxam
Muito obrigado pelas respostas.
Portanto, não deve haver resíduos de agentes umectantes ou do banho de fixação. Tudo é sempre enxaguado minuciosamente, então eu descartaria essa possibilidade.
O nível de líquido também estava adequado, ou seja, como sempre fazemos no processo de revelação.
Um dos quatro está muito afetado, outro está menos afetado, outro muito pouco e outro praticamente nada. Isso poderia ser a ordem no tanque, de cima para baixo.
Como também é bastante raro revelarmos vários rolos de filme (ou, melhor dizendo, agora é a primeira vez com SW), eu suspeitaria que realmente seja por isso. Ainda não tinha me ocorrido que eu precisaria bater mais quanto mais espirais/filmes houvesse dentro, mas faz sentido.
Vou tentar, antes de tudo, com o teste descrito, obrigado por isso!
…
Atenciosamente,
Max
highscore
Oi, xamxam
?
Talvez você deva tratar sua caixa de revelação com mais cuidado.
?
Pela minha parte, sou bem agressivo na hora de revelar.
Apoio e agito com força, e bato a caixa com força no chão depois de cada agitação.
Em uma das minhas caixas de revelação, a fixação dos carretéis está gasta, e às vezes ela sai do encaixe.
Mas isso ainda não me rendeu nenhum filme estragado até agora.
?
Atenciosamente, Highscore
Bonderer
De alguma forma, acho que estou fazendo algo errado há muito tempo; já cometi erros antes, mas nunca nada parecido com isso. Já fiz questão de fechar bem a lata, mas desde que tenho o TAS da Heiland, não faço mais isso. Coloco os filmes no revelador, fecho a tampa, encaixo no processador e ligo. Os outros filmes são pré-molhados e depois faço o mesmo. A água aqui é muito boa, sem alto teor de calcário. Será que a água com maior teor de calcário causa problemas para os reveladores?
Já li várias vezes sobre erros desse tipo, mas nunca encontrei uma solução concreta.
Uso o Agfa Kipp, o que significa que nos primeiros 30 segundos ele é movimentado continuamente, apenas inclinando-se como o processador TAS.
Configurei o processador para uma velocidade baixa, 11 a 180 rotações em 30 segundos, nada mais, e de forma uniforme e sem solavancos.
Será que estou inclinando demais?
Também costumo encher um pouco a mais as caixas; se formar espuma, pelo menos ela fica fora do filme.
Urnes
Sim, normalmente dançamos com nossas latas de revelação ao ritmo do tambor ao redor do ampliador e as jogamos com força no chão. :)
€
Brincadeiras à parte. O tanque de 8 rolos me parece um projeto ambicioso. Se você tem apenas 4 rolos dentro, normalmente não o enche até a borda (ou?), mas isso também significa que, ao incliná-lo, você movimenta muito mais ar do que em um tanque menor. Também imagino que faça diferença em que ponto os filmes em rolo estão posicionados ou que seja mais seguro não misturar os dois tipos de filme, para que as bolhas não fiquem presas no próximo filme. Na verdade, só conheço tanques desse tamanho por rotação ou de fabricação própria, mas nesses casos os filmes não são inclinados, e sim movidos para cima e para baixo no eixo.?
Atenciosamente, Sven.?