haeberlein
Ainda existe filme para as câmeras da RDA que funcionavam com as chamadas cartuchos SL, também conhecidos como cartuchos Agfa Rapid (por exemplo, Beirette SL 100 ou Penti)?
Se sim, onde e de quais fabricantes?
Obrigado.
Wolf_XL
...claro que ainda existe — é útil como um filme 35mm comum... Basta inserir o filme de um cartucho 35mm, no escuro, em uma cartucho Rapid vazio — é só isso. As cassetes Rapid diferem das cassetes de 35 mm apenas pela ausência de um núcleo de enrolamento e pelo fato de o material fotográfico não ser rebobinado do cartucho de captura de volta para o cartucho de filme. Aliás, esse sistema é muito mais antigo do que muitos pensam — ele se baseia, na verdade, na Agfa Karat, que já havia sido desenvolvida antes da Segunda Guerra Mundial. Em 1963, a Kodak lançou com sucesso no mercado um novo formato de filme com o sistema Instamatic, cujo cartucho era protegido por várias patentes, de modo que a Agfa não pôde desenvolver um sistema comparável. Por isso, lembrou-se do cartucho das câmeras Agfa Karat e o relançou, ligeiramente modificado, sob o nome Rapid. A inovação consistia em uma saliência no cartucho para detectar a sensibilidade ISO — o exposômetro podia assim ser ajustado de ISO 50 / 18° para ISO 100 / 21°. Fora isso, os cartuchos eram idênticos; os cartuchos Rapid também podem ser usados em uma câmera Karat.
haeberlein
Sim, eu ainda tenho duas perguntas:
Primeiro, onde posso conseguir cartuchos SL vazios?
Segundo, posso levar os filmes submetidos à exposição a qualquer laboratório, já que, no momento, não dá para revelar em casa.
Wolf_XL
...pelo que sei, essas fitas já não estão mais à venda em lugar nenhum — eu consegui algumas para a minha Agfa Karat comprando duas câmeras Rapid antigas no eBay. Com isso, a segunda parte da pergunta provavelmente fica sem sentido. Certamente é possível revelar o filme em qualquer lugar — só que é muito raro receber o cartucho vazio de volta...
haeberlein
Bem, dá para usar o rolo de 12 ou 24 filmes 35mm e, depois da exposição, enrolar o filme de volta no cartucho de 35 mm e depois levá-lo ao laboratório. Vou tentar fazer isso com a minha Penti. Só achei que a FOTOIMPEX ainda fornecesse esses cartuchos, já que eles ainda oferecem suporte a muitos formatos antigos.
MirkoBoeddecker
Também não podemos mais entregar essas fitas diretamente, mas acho que ainda tenho algumas debaixo do balcão.
Caso eu não esteja presente, peça ao funcionário para procurar onde estão as câmeras de 16 mm da televisão tcheca, uma prateleira acima, em uma caixinha de papelão velha.
O preço é (era) 5 marcos cada, ou seja, 2,50 euros :-)
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
É muito fácil conseguir cartuchos SL: basta procurar por “ORWO” no eBay e, muito provavelmente, você encontrará pacotes de 10 unidades de qualquer filme NP20 em cartuchos SL. Você pode ou não usar os 10 filmes (não tive nenhuma experiência ruim com filmes ORWO expostos), e depois disso você terá 10 cassetes. Se não encontrar no eBay, basta dar uma olhada pelo menos uma vez por semana, pois elas sempre aparecem de novo.
Peter.