Merlin
Olá, pessoal,
Meu primeiro revelador de negativos foi o Tetenal Negafin. Encomendei-o simplesmente por intuição. Fiquei satisfeito com os resultados. Só a preparação do pó e a curta validade da solução-mãe me incomodaram um pouco.
Agora comprei o DD-X (especialmente para o 3200, o HP5+ e o FP4+).
No caso do 3200, estou um pouco insatisfeito com o grão. As cópias 18x24 a partir do negativo 6x6 apresentam um grão bem visível.
O Negafin é assim tão melhor?
E será que ele não aproveita totalmente a sensibilidade?
Que revelador vocês recomendariam para o Delta3200? Em termos de grão fino.
Atenciosamente, Martin
zensusa
Olá, Merlin,
O Delta 3200, em geral, não é exatamente “sem grãos”. No entanto, se você quiser o mínimo possível de grãos, experimente o CG 512. Contudo, nesse caso, você terá à disposição no máximo 1600 ASA (tempo de exposição indicativo: cerca de 18 a 19 minutos, a 24 graus). A vantagem desse revelador: grão fino, ótimos tons de cinza e, mesmo assim, excelente nitidez — o que, aliás, não é exatamente um ponto forte dos reveladores de grão fino. Eventuais desvantagens: perda de sensibilidade e a necessidade de revelar obrigatoriamente a 24 graus. A variação de temperatura não deve ultrapassar +/- 0,5 graus. Caso contrário, isso já terá um impacto negativo no resultado!
Infelizmente, a Mirko não comercializa esse clássico, que até mesmo W. Moersch ainda menciona como referência. Como alternativa, já que são basicamente iguais, só que um pouco aprimorados/modernizados, você também pode usar o “Cube XS” da LP ou o “RLS” da Rollei. Os tempos são praticamente intercambiáveis.
No entanto, se você valoriza mais a “sensibilidade”, mas ainda assim deseja um grão “relativamente pequeno” e uma nitidez muito boa, use o Promicrol. Com este revelador, obtém-se resultados “bons” mesmo a 6400 ASA (valores de referência: 1:14, 20 graus, cerca de 21–22 minutos). O revelador também está disponível na Mirko.
Infelizmente, você precisa se decidir: ou grãos finos ou alta sensibilidade. Combinar os dois só é possível com concessões, o habitual “meio-termo”.
Atenciosamente,
Lothar
Ah, sim, só para não haver erros: a informação sobre o tempo do Promicrol refere-se a 6400 ASA.
Atenciosamente,
Lothar