BertholdSW
Saudações calorosas do Sauerland.
Minha Mamiya 645 só consegue realizar a exposição de minhas melhores fotos de paisagem com tripé.
5 anos de D100 é bom, mas será que um filme mais lento é melhor?
Testei a combinação Efke25 com Finol.
Bem, estou encantado. Que nada de dizer que o filme é uma diva!
De cara, consegui acertar o revelamento, mais uma vez graças aos ótimos conselhos de Wolfgang Moersch. ISO aprox. 20, Finol 3,6 + 3,6 + 330 cbcm de água para 1 rolo de filme MF. (340 cbcm? = uso um filtro redutor de volume na caixa de revelação Jobo) Sem pré-aquecimento, 22 °C, agitar constantemente por 60 segundos, depois agitar 1 vez a cada 30 segundos. Após 510 segundos, tenho um negativo excelente que, no meu laboratório com filtro 2,0, me faz lacrimejar. A curva provavelmente não precisa ter uma inclinação acentuada. O motivo: árvores, cruz de caminho, terra, céu ensolarado com nuvens leves, com uma exposição em 3 tempos diferentes e ampliado de forma ideal para 18x24 cm, não me mostra praticamente nenhuma diferença. Isso eu não esperava de jeito nenhum. Então, agora, depois de uns 6 rolos – essa é minha combinação ideal, e o revelador dura uma eternidade!! O Delta 100 agora serve só para motivos rápidos. Mas esse filme também tem uma desvantagem! É um filme em rolo no sentido mais literal da palavra! Em termos de planicidade após o revelamento, ele não chega nem perto do Delta 100. Mas minhas primeiras preocupações com a ampliação sem vidro não se confirmaram. Funciona bem sem vidro, já que o formato 4,5x6 cm é bem pequeno e, devido ao peso da placa de apoio, fica bem plano. É possível perceber um aumento bem pequeno do negativo sob luz oblíqua. Mas isso também é semelhante no D100. Portanto, o problema da poeira na ampliação é e continua sendo, por ser sem vidro, mínimo.
Obrigado Efke, ADOX e Moersch!!!
Atenciosamente, Berthold Jochheim.
www.hachener.de
PS. Na segunda remessa de filmes da Moersch, os rolos vieram em ótimas caixas individuais com tampa, semelhantes às caixas de filme 35 mm, à prova d’água.
Com um rolo de 30,5 metros (formato 35 mm) há cerca de 5 anos, eu tinha praticamente riscado a Efke da minha vida (formato 35 mm)!!
Fios telegráficos embutidos e uma superfície muito sensível após o revelamento me ensinaram a xingar. O fato de as listras longitudinais não terem sido causadas pelo meu próprio enrolamento em 160 cm, mas sim uma peculiaridade do fabricante, me irritou profundamente, nunca mais!!! Nem a primeira nem a segunda remessa apresentaram isso. Dá para ler que a Moersch testa os lotes antes. Se for assim, obrigado, isso me tranquiliza.