Na verdade, não há muito mais a dizer sobre isso além do que já disse.
Também não quero levantar poeira desnecessariamente nem transformar essa questão em uma mentira.
Minha posição em relação às acusações e “comentários” expressos por Robert Vonk no
tópico
cujo link está acima é a seguinte:
1) De acordo com todas as informações de que disponho, a MACO não possui patentes de emulsão de qualquer tipo.
2) Todos os direitos sobre o desenvolvimento do IR820 pertencem à FOTOKEMIKA. O filme é um revelador da FOTOKEMIKA.
3) O sensibilizador original não era de uma empresa alemã, mas foi adquirido apenas através da filial alemã de uma empresa americana.
4) O centro de pesquisa e desenvolvimento da AgfaPhoto GmbH i.L. ficava no prédio E49, andares 2 a 6, no Parque Químico da Bayer em Leverkusen, à vista das máquinas K e L. É claro que havia cooperação dentro do grupo de empresas, mas a afirmação de que “o centro de pesquisa de Leverkusen ficava em Mortsel” é falsa.
5) As emulsões para a linha Gevaert-Aviphot (como todas as emulsões P&B da Gevaert) são envasadas em uma instalação ZR (agitador central). Todas as emulsões APX são destinadas a instalações ZS (sistema de dois circuitos) e, de acordo com todas as informações de que disponho, NÃO são compatíveis com um sistema ZR.
Não sei por que razão foram publicadas tantas informações erradas no fórum da Internet acima referido. Todas as minhas observações devem ser entendidas como
uma réplica imparcial
.
De forma alguma se pretende dar a impressão de que um Aviphot seja pior do que um APX, ou que o departamento de pesquisa da Gevaert seja inferior ao da antiga Agfa de Leverkusen, ou que seja importante em que país o Sensi foi sintetizado, etc.
Não me atrevo, de forma alguma, a julgar sobre isso. Também não fiz, até o momento, qualquer comparação entre os filmes, os sensibilizadores (exceto no que diz respeito ao seu efeito fotográfico) ou mesmo entre os pesquisadores.
Simplesmente, muitas coisas que estão escritas ali não são verdadeiras e, como se trata, em parte, de acusações graves ou informações enganosas, é necessário corrigi-las.
Espero que o assunto esteja, com isso, encerrado.
Atenciosamente,
Mirko