haeberlein
Olá.
O que é preciso, como iniciante, para revelar sozinho o Fomapan 100 ou 200? Caixa de revelação, revelador de negativos e fixador? Ou será que esqueci de algo? Da última vez, na época da ORWO, revelava sozinho com NP20 etc., por isso não estou muito atualizado no que diz respeito a reveladores e afins. Na época da RDA, não havia muita variedade.
Agradeço desde já.
SCKStef
Olá,
Eu acrescentaria ainda:
- Banho de parada
- Agente umectante
- Termômetro
- Diversos acessórios para: abrir a lata, cortar o filme, pendurar o filme ;-)
Atenciosamente,
Stähane
haeberlein
Banho de parada? Eu achava que, depois do revelamento, bastava enxaguar e fixar. Pelo menos era assim antigamente. Como trabalho com filme em rolo, não preciso de nenhum equipamento especial para abrir as bobinas. Mesmo assim, obrigado.
SCKStef
Olá, desconhecido,
Sim, um banho de parada; assim você tem certeza de que o processo de revelação terminou, e também poupa o seu revelador... não precisa ser nada caro, vinagre diluído também serve ;-)
Atenciosamente,
Stähane.
SamuliSchielke
> Abrir a lata, cortar o filme, pendurar o filme
Lata: dedos. Filme: tesoura. Pendurar: prendedores de roupa (dois na parte de cima, três ou quatro na parte de baixo para servir de peso). Existem utensílios específicos para tudo, mas, para começar, esses já dão conta do recado.
A seguir, meu equipamento de viagem. O mínimo, por assim dizer.
Câmera
Filme
Caixa de revelação
Uma balança
Termômetro
Luvas de borracha
Revelador
Fixador
Agente umectante
Capas para filme
Não há nada contra um banho de parada ácido, mas a parada também pode ser feita com água fresca.
A propósito: o Fomapan é um filme bonito e bem barato, mas às vezes fica mais acentuado do que se gostaria. Para obter negativos fáceis de revelar, recomenda-se, pelo menos no início, o revelador Fomadon LQN, que é muito equilibrado.
Boa diversão,
Samuli