highscore
Oi, pessoal
Tentei novamente a exposição úmida na ampliação.
Para conseguir ampliar um negativo muito fino usando o mascaramento automático.
No entanto, os resultados não estão muito bons.
Consigo obter mais detalhes nas sombras. Mas essas imagens, no meu caso, tendem a ficar acinzentadas.
Por isso, fico me perguntando se realmente entendi o processo.
Alguém que domine esse processo específico poderia me descrever como ele/ela o realiza no laboratório?
Ou será que esse processo, por si só, é inadequado para negativos muito finos?
Atenciosamente,
Highscore
moma
Bom dia
€
Talvez ajude...
€
http://www.silberbild.info
€
Abraços
highscore
Sim, obrigado, mamãe
?
Eu já conhecia esse artigo.
Urnes
Então, se entendi bem, isso seria útil para árvores sub-expostas. Quando os galhos ficam corretos, o céu fica sem detalhes, o que resulta em um contraste geral muito alto. Pessoalmente, nesse caso, eu tentaria usar o grau de exposição seletiva: primeiro, faria uma exposição suave e, em seguida, realçaria as sombras com o grau 5 ou pré-exporia o papel. Existem muitas técnicas Duka que visam salvar imagens. A questão, porém, é se isso é realmente necessário. Ou seja, salvar uma imagem abaixo do ideal com muito esforço, quando se tem outras fotos no rolo que estão tecnicamente e visualmente boas. Também não haveria nada de errado em repetir a foto com uma iluminação semelhante. Mas concordo com você: a técnica é interessante.
Atenciosamente, Sven.
highscore
Oi, Sven.
?
Sim, a exposição a úmido era agora a única possibilidade de conseguir um positivo minimamente apresentável.
No entanto, não deu em nada e os negativos já foram para o lixo.
Obrigado pela dica sobre o Splitgrade, mas eu sempre revelo com Splitgrade desde que voltei a revelar por conta própria, após uma pausa de 30 anos.
Não gosto de mexer com gradações fixas.
?
O que me levou a este tópico, porém, é que o positivo ficou com uma névoa cinza.
E exatamente isso não deveria acontecer. Portanto, há erros no meu processo.
?
Talvez os conselhos de vocês possam me ajudar quando eu tentar novamente a exposição úmida.
Afinal, mais do que um pouco mais de definição nas sombras, eu não consigo obter nesse processo.
E se eu estraguei o negativo tanto quanto neste caso, simplesmente não dá mais certo.
?
Atenciosamente,
Marcus
jonny
Basicamente, a exposição úmida é uma versão bastante simplificada de uma máscara de contraste clássica. Esta última seria o método mais controlável e elegante, embora também seja significativamente mais trabalhoso.
Para isso, você faz uma cópia de contato especial do negativo em filme, e esse filme é revelado com uma gradação muito suave. O resultado é um positivo muito fino e suave. Em seguida, ele é ampliado em conjunto com o negativo. O mascaramento das sombras no negativo garante que você possa usar uma gradação normal ou forte, sem que as sombras no positivo fiquem pretas. É claro que o processo não pode criar detalhes onde não há nada no negativo. O negativo precisa valer a pena o esforço. Na ampliação analógica a cores, esse é um procedimento padrão, mas também é adequado para preto e branco, especialmente quando a complexa composição de uma imagem torna a retenção parcial ou a reexposição muito difícil ou impossível. O procedimento é descrito em detalhes, por exemplo, em “Post Exposure”, de Ctein (disponível para download gratuito em PDF na internet).
highscore
Sim, Elizabeth.
?
Isso foi realmente jogar pérolas aos porcos.
O negativo não valia a pena. Principalmente porque posso fotografá-lo de novo.
Mas a experiência que tive valeu a pena para mim.
?
Vou repetir o processo com um negativo “bom”. Por um lado, para praticar.
Por outro lado, para descobrir a origem dessa maldita névoa cinza, tal como ela surgiu no meu caso.
Talvez eu consiga descobrir como evitar esse efeito de esmaecimento.
?
Vou estudar com mais atenção o artigo que você recomendou.
?
Obrigado
Marcus
jonny
Link para o livro:
http://ctein.com/PostExposure2ndIllustrated.pdf
€
A pré-exposição (difusa) também é uma técnica útil nesse sentido. Você pode ler tudo sobre isso no site do Ctein.
highscore
Ah, sim, obrigado, Elizabeth.
?
Eu já fiz isso antes.
Para conseguir um pouco mais de definição nas áreas sem detalhes de um negativo bem feito.
?
Bem, no meu caso, simplesmente faltava muita luz no negativo.
Então, não adiantou nada a minha tentativa de ajuste de exposição.
A melhor solução é simplesmente produzir bons negativos.
?
(Talvez o medidor de exposição pontual que acabei de comprar na internet me ajude nisso. Espero que a coisa funcione.)
?
Atenciosamente,
Highscore