Contact
Olá,
Recebi da minha antiga escola alguns “materiais que sobraram”: papel fotográfico e 30 m de Fortepan 400; tudo foi armazenado em local escuro e relativamente fresco.
Infelizmente, parece que o papel já não serve mais, pois não revela bem nas bordas.
Mas quanto ao filme: ele venceu em fevereiro de 1999.
Mas já revelei alguns rolos desse material, sempre com Microphen 1+1 (ou também 1+3).
Minha primeira pergunta é sobre o suporte, que é bem escuro, ou seja, quase o dobro da escuridão de um TMax400. Isso é normal ou já é consequência do tempo?
O outro problema é que, em uma cópia 10x15, a imagem fica nítida, mas em tudo que é maior (cerca de 18x25), a imagem parece ficar meio difusa, ou seja, meio desfocada.
Mas ainda não dá para ver nenhum grão (pelo menos nada claro).
Fico me perguntando se isso se deve ao revelador, se é uma combinação errada de revelador/filme ou se é justamente a idade do filme.
Atenciosamente
Andreas
Wolfgg
Olá, Andreas,
A película 400 provavelmente já sofreu alguma “exposição” devido à radioatividade natural. Não é à toa que a Kodak armazena seus rolos originais nas profundezas de uma mina. O Tri-X na minha geladeira nunca ficou mais de cerca de 6 anos; depois disso, o véu já havia aumentado de 0,1 D para uns incômodos 0,3 D ou mais. Os rolos de 100 e 25, guardados na mesma geladeira durante o mesmo tempo, não apresentaram aumento do véu.
Atenciosamente, Wolfgang
Contact
Olá,
obrigado pela sua resposta :-)
Bem, eu já imaginava que fosse isso, é uma pena, mas tudo bem.
Vamos ver como fica se eu levar a outro revelador; ainda tenho dois rolos com exposição.
Atenciosamente
Andreas