Christoph
Olá,
O suporte do Ilford HP 5 deveria ser cinza, não é? Pois no site www.schwarzweissdia.de (processo de revelação inversa do Sr. Wehner) diz que também estão sendo feitos testes para revelar o HP 5 nesse novo processo. No entanto, diapositivos em filmes com suporte cinza não ficam muito bons.
Christoph
Petzi
A questão é, então, QUÃO cinza é o suporte. No fim das contas, dessa forma, perde-se apenas a luz correspondente... Mas você pode usar outros filmes para o revelamento inverso.
Christoph
Olá,
Só fiquei surpreso ao ver que o Sr. Wehner escreve em seu site www.schwarzweissdia.de que estão sendo feitos testes com o HP5 e que, por outro lado, ele destaca que seu processo apresenta valores de D min e D max muito bons. Pois, se o HP5 é levemente esverdeado, como me lembro, então esses excelentes valores de D min também não fazem tanta diferença assim.
Atualmente, o que mais uso para revelação reversa é o Fomapan R, seguido pelo Agfa SCALA. Com o R3 da Rollei também dá certo, mas ainda preciso otimizar um pouco o processo. Como produtos químicos, uso o Fomakit, que tem a grande vantagem, em relação ao da Kodak, de que as soluções de trabalho são sempre preparadas na hora para os filmes a serem processados, e acho o preço desse kit absolutamente aceitável.
Chris